Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Capella

[Resolvido] Auditoria

Recommended Posts

Boa noite. alguem poderia me da uma ajuda. gostaria de saber se tem como fazer auditoria em usuários quando estão logados,tipo se o usuário modificar, incluir ou excluir teria como saber isso. e se tiver teria como alguem me da uma ajuda ou tentar me explicar a logicapara isso. se alguem souber de algum tutorial que falei +/- sobre isso tb servevlww.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi direito. Você tem um sistema que permite adição, alteração e exclusão de dados, certo? Esses processos são permitidos para usuários cadastrados e não-cadastrados, pelo que entendi.

Você quer saber quais ações foram realizadas por registrados e nào-registradsos? É isso?

Compartilhar este post

Link para o post

não isso so é permitido para usuários cadastraddoslogin e senha. de certo nível,como eu poderia fazer a autitoria desses processos de cada usuário?

Compartilhar este post

Link para o post

A cada ação realizada pelo usuário, grave no banco de dados o ID dele, IP, data/hora, ação realizada etc. Com isso será possível gerar relatórios de acesso, ações realizadas, com detalhes de quem as fez, à qual hora e com qual IP. ;)

Abraços,

Beraldo

Compartilhar este post

Link para o post

seria +/- assim,criaria uma tabela com , id_user, ip,data/hora e acao.quando ele realiar a ação.gravo pro ex.id: 1ip: 192.168.0.1data: 13/05/2005 / 10:35acao: usuário deletou a noticia : teste de auditoria.????seria +/- isso;se foi o que entendi. beleza. vlw pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

É por aí o caminho! ;) Dependendo do que o usuário possa realizar, você poderá criar uim código (id) para cada ação, adicionar outros campos... aí vai da imaginação e necessidade. :)

Só um detalhe: defina o campo data com o formato de data mesmo. Isso permite o uso de funções de data e hora do banco de dados. As datas ficam, geralmente, neste formato: YYYY-MM-DD HH:MM:SS

Abraços,

Beraldo

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia a todos!

Mas isso não iria gerar um problema no sistema?

exemplo: eu tenho uma variável que armazena a data e quem fez a edição.. se eu salvar denovo a data e hora antiga não iria sobreescrever??

Como seria possível trazer um relatório com todas as ações efetuadas pelo mesmo?

Ouvi dizer que com uma Trigger no banco de dados é possível fazer a auditoria de dados assim..

Se alguém puder ajudar ou dar uma dica agradeço.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Junior,

Na verdade não haveria problema, uma vez que a cada edição que o usuario fizer, será criado um novo registro na tabela, não sobrescrevendo nenhum anterior.

Para isso, terá q ter uma tabela apenas para a auditoria.

depois é so selecionar os registros onde a id corresponde ao do usuario no qual deseja supervisionar.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

olá Detros!

você teria um exemplo pronto disso? ou algum material bom pra mim ler?

minha dificuldade está no fato de eu usar o phpmyadmin, estou tendo dificuldades para criar relacionamento entre tabelas. Estou desconfiado que o innodb não está habilitado.

se tiver algum tutorial que possa me ajudar eu agradeceria!

Abraço! grato pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

tenho nenhum sistema aqui nao.. mas nao é nada complicado...

nao conheço nenhum tuto.. aprendi phpmyadmin fuçando ^^ ... mas acho q na documentaçao deve ter algo:

http://www.phpmyadmin.net/home_page/docs.php

mas a ideia é simples:

é apenas criar uma tabela dentro do banco de dados com o

nome: auditoria

campos: id, ip, data, ação

e no script que realiza a açao coloque um insert.. por exemplo..

se ele for editar o nome:

coloque um:

mysql_query("INSERT INTO auditoria (id, ip, data, ação) VALUES ('$id_usuario','$ip_usuario','$data','Editou o nome')");

e depois so dar um select onde você quer q exiba as açoes:

mysql_query("SELECT * FROM auditoria WHERE id = '$id_usuario' ");

Compartilhar este post

Link para o post

sim, até ai eu saquei como funciona mas como meu banco vai entender que a edição é um novo registro e posteriormente irá adicionar um campo na tabela? Terei que usar uma trigger para isso ok?

Grato pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

nao nao...

com o uso do INSERT ...

mysql_query("INSERT INTO auditoria (id, ip, data, ação) VALUES ('$id_usuario','$ip_usuario','$data','Editou o nome')");

você ja está dizendo q eh um novo campo...

se você quisesse modificar campos antigos.. você teria q usar UPDATE

mysql_query("UPDATE auditoria SET data = '$nova_data', ação = '$nova_acao' WHERE id= '$id_usuario' ");

^^

Compartilhar este post

Link para o post

Voce no momento de inserir, editar ou deletar algo do banco ja coloca junto uma query que coloque na tabela auditoria oque foi feito..

entendeu?

Abraço.

Sem Mais[]'..

Compartilhar este post

Link para o post

nao tenho nada haver com o topico

mais vlw a tds que ajudaram..vou ter que usar isto nun sistema ^^

saber oke os func estao fazendo neh xP

vlw galera

seria melhor ainda com um IF neh

pq se for fora do if tda vez q dar refresh na pagina ele vai ficar boiando

Compartilhar este post

Link para o post

ahhh.. sim sim detros..

eu estava me confundindo..

estava tendo uma outra visão do aplicativo.. estava imaginando já a parte gráfica, como seria exibido o histórico..

exemplo:

se na tabela eu tenho os campos: nome, data, telefone ; com os seguintes dados:

nome data telefone

-------------------------------------

fulano 26/03 2345678

fulano 27/03 10101010

evaristo 21/01 0000000

se eu quizer buscar o histórico do fulano eu faço.. select * from tabela where nome = 'fulano'

então irá retornar assim..

nome data telefone

-------------------------------------

fulano 26/03 2345678

fulano 27/03 10101010

de que maneira posso fazer com que essa mesma busca seja apresentada da seguinte forma:

nome data 1 telefone 1 data 2 telefone 2

----------------------------------------------------------------------

fulano 26/03 2345678 27/03 10101010

foi por isso que eu pensei nas triggers http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Abraço a todos! e desculpe o encomodo!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.