Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Faian

Validar campo um ou outro!

Recommended Posts

boa tarde pessoal estou com o seguinte problema tenho dois campos para verificar validaçãoum é esse:<select name="proj_int" Size=1 class="box1" id="proj_int"> e outro: <select name="projeto" class="box1" id="projeto">como eu faria para validar esses dois campos visto que somente um é obrigatorio?se fosse obrigatorio os dois eu faria mas somente um é obrigatorio, ou um ou outro,eu nao sei como fazer se alguem puder me ajudar eu agradeceria.Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

function testa(){  proj_int = document.getElementById('proj_int');  projeto = document.getElementById('projeto');  if(projeto.options[projeto.selectedIndex].value <0 || proj_int.options[proj_int.selectedIndex].value <0){	alert('algum dos 2 não tá preenchido')  }}
Nâo testei acima, mas já dá uma idéia.

Supus que quando não há nada selecionado o valor dos selects fica igual a -1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

function testa(){  proj_int = document.getElementById('proj_int');  projeto = document.getElementById('projeto');  if(projeto.options[projeto.selectedIndex].value <0 || proj_int.options[proj_int.selectedIndex].value <0){	alert('algum dos 2 não tá preenchido')  }}
Nâo testei acima, mas já dá uma idéia.Supus que quando não há nada selecionado o valor dos selects fica igual a -1
entao eu alterei essa linha aqui, pq desse jeito ele nao me mostra o alert if(projeto.options[projeto.selectedIndex].value <0 || proj_int.options[proj_int.selectedIndex].value <0)para if(projeto.options[projeto.selectedIndex].value =="" || proj_int.options[proj_int.selectedIndex].value =="")desse jeito acima me mostra o alert mas é dado o submit logo em seguidatentei usar a função em um botao nao deu e tentei no <form name="form1" method="POST" action="inclusao_ligacao.php" onSubmit="testa();">sem sucesso tbem.Alguma sugestçao? para resolver esse problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Micox pela ajuda valeu mesmo, mas para poder fazer o que eu queria tive que fazer assim: fica de exemplo se alguem tiver o mesmo problema.

<script>function testa(){  proj_int = document.getElementById('proj_int');  projeto = document.getElementById('projeto');  if(projeto.options[projeto.selectedIndex].value == 0 && proj_int.options[proj_int.selectedIndex].value == 0){    alert('É obrigatorio a escolha do Projeto ou do Projeto Interno.')return false }}</script><input type="submit" name="btConfirma" class="bg1" id="btConfirma" value="Confirma" onClick=" return testa();">

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.