Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodrigo Patricio

sobre o meu "futuro"

Recommended Posts

[...]Ja tinha percebido essa parada de que o programador é mais valorizado do que o design, a um tempo atras tava até conversando isso com minha mãe, acho que ja pelo nome.. a profissão ja é mais "respeitada", só em falar "Eu sou programador" o cara ja pensa... "IIihh, o cara deve ser fera.. tentei usar os scripts do orkut e num consegui..", tipo.. é só um exemplo do que eu acho..., ja no desing, eu acho que atrapalha, são esses cursos que tem nessas escolas de info, cursos de "web desing", tipo, em ALGUMAS escolas, o cara sai sem nem saber usar as ferramentas dos programas... e muito menos toda a teoria de arte e talz... mas consegue anrranjar trampo aê por causa do certificado..., tipo.. acho q isso acontece pois tem muuuitos cursos de web desing por aê, e nem todos são lá essas coisas.. mal ensinam a usar as ferramentas, ja na programação não, num é tão facil achar um curso de C++ quanto de web desing, nisso o cliente ja pensa:"Pô, o cara fez um cursinho ali na escola de esquina e quer me cobrar XX, ja o outro estudou la num centro de informação tecnoligica (acabei de inventar), ele deve ser fera..."Isso na minha opinião acaba "desvalorizando" o desing, por causa dos "maus elementos" eheheh, que cada dia ta se tornando maior...[...]

infelizmente na parte de design não é regulamentada, não existe um sindicado algo desse tipomais não se iluda que na área de programação não tem isso, pq em todo área tem, em alguns mais e outros menosclaro que é mais fácil alguem abrir um photoshop e aprender criar uns efeitos, ir 'fuçando' e aprender algumas coisasai aquela tia ve "nossa meu sobrinho é designnnnerr, faz um cartão pra tia"..... do que aprender uma linguagem, estruturação entre outrosmais do mesmo jeito que esta cheio de cursos de photoshop por ai... tem bastante cursinho de delphi principalmente, aqui onde moroputs...... toda escolha tecnica tem programação.... se ensinam bem, só Deus sabe.......e acho que exatamente por um lado o mercado de design é desvalorizado por causa do MICREIROS é ai que os DESIGNERS bons se destacam,pois se você estudar design gráfico, você terá base de como convencer seu cliente de que aquele trabalho (o seu) é o melhor, o porquê é o melhor,o porquê daquilo, como foi feito....... basta ter uma boa lábia, profissionalismo, PORTFÓLIO e saber o que está fazendo que concerteza conquistará seus clientespor mais que um MICREIRO cobre 30x mais barato se você provar que aquilo que você está fazendo é O MELHOR, e dará resultado em que oseu cliente está buscando ele não se importará de pagar, agora não adianta nada fazer por exemplo O LAYOUT, A LOGOMARCA, O SITE e nãosaber vender o peixe....... infelizmente Designer tb tem que ter gogó, lábia...... senão vai ser só mais um no mercado

Coxa, muiiitas das vezes a lábia é ainda mais importante que o próprio site. ^^Tem caras que nao sao tão bons mas a lábia é otima entaum vendem até "agua no deserto" uhauao papo aqui ta otimo!!otimo tópico!Eu, a 5 anos atrás não era nada. Porém estava determinado a aprender algo e isso faz a diferença. Quando queremos, de verdade, algo ninguem nos para.Claro, sempre, desde meus 14 anos ou menos, quando me deparei com o DOS isso mesmo "Disk Operational System" da Microsoft ja sabia meu "DOM". Sempre me dei bem com comandos e os dominei em pouco tempo. Depois descobri os parametros dos comandos enquando meus amigos de colégio não sabiam nem dar um "DIR" simples ainda ou ate mesmo um "CD.." coisas que achava muito elementar.O engraçado era para se locarizarem nas "pastas" que na época chamava-se diretório. Sim sim sou velho. uHAUaU Farei 30 no dia 1° de janeiro. Sou o titio Pantoja. kkkkkkkkkkkMas isso tudo serviu para eu continuar na área de informática.Ai vi pela primeira vez "Janelas 3.1". Sim o Windows do Bill Gates que até hoje domina o mundo. Me encantei com as janelas abertas sobrepostas uma nas outras. Aquilo era um mundo onde eu sabia que entraria mais cedo ou mais tarde, e olha que acabou sendo bem mais tarde que imaginei. rsrsMe vi, a 5 anos atras entrando na escola de informática que estou hoje. Com uma bagagem boa técnica pois trabalhei em campo(na rua) pela Telemar no Rio de Janeiro e aprendi muito com meus companheiros de trabalho na ocasião.Bem, comecei a ministrar aulas de informática. Dando o básico: Windows, word, Excel e Power Point. Fiquei durante um ano assim. Depois tive a necessidade, imposta pela empresa, de dar um curso avançado e eu tive que escolher entre: programação, comunicação visual, Web Design entre alguns outros e escolhi.Vocês devem ja saber, ou imaginar o que escolhi certo? Não, não foi Comunicação Visual (rsrsr). Escolhi programação e foi a escolha mais certa que fiz nesse periodo. Estudei MUIIITO programação. Fazia exercício de lógica e de Pascal um atras do outro. Queimava a cabeça todo domingo até resolver as questões. Fiz alguns "joguinhos" no pascal e outras bobirinhas mas tudo criado por mim.Depois de uma ano nao estava tão animado mais com programação. Eu via um amigo meu, Insider, fazer coisa Maravilhosas com o PS e pensava:"tenho que aprender isso..." daí conheci o iMasters mas nao dei muita bola. Conheci o iMasters quando o Insider participou do "Desafio 3 de photoshop iMasters" sim NUMERO 3 não pe 103 nao. rsrs mais uma vez paro e penso: to ficando velho.Continuando, eu via as imagens as vezes de um desafio ou de outro, me interessava mas ainda nao tanto. Foi entau no desafio de numero 45 que comecei a participar. Fiz uma toskera horrível mas fiz e mandei. E ai tinha esperança de receber votos( isso que é um cara valente-rsrsr).Depois de vários e varios desafios, batalhas, estudos comecei a notar que minhas artes melhoraram consideravelmente desde minha primeira participação. Ai não parei mais. Sentia e sinto ainda hoje um frio na barriga ao estudar coisas novas relacionadas a arte. Sinto uma grande emoção ao parar de frente ao Photoshop e abrir uma imagem e ir pensando no que farei. Sinto um grande calor ao terminar uma arte e dizer ou pensar: "Caramba adorei, tomara que meus amigos também gostei, vou lá agora postar no DA"Gente, para dar certo a coisa precisamos dessa emoção. Desse calafrio ao entrarmos para "apresentarmos uma peça de teatro". Reparem aquele "Richard" da Rede Record. Viram o enrusiasmo que ele tem ao falar dos animais? Viram a emoção dele ao descobrir algo novo? Esse sentimento é o que vcs devem ter na área onde atuam e assim, somente assim serão bem sucedidos em suas carreiras.Não posso escolher por você Rodrigo, ninguém pode. Mas minha história e experiencia pus aqui para tentar te ajudar. Sinta a emoção da arte ou da programação e faça sua escolha.Abrass e boa sorte em sua escolha. :closedeyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw Pantoja pela sua história, bem interessante! Mas vou ficar com a arte mesmo, tô percebendo que sou mas chegado pra esse tipo de coisa, não só na parte de informatica, mas tb adoro musica, num é escutar naum, quer dizer, tb, ehehh, mas adoro compor musicas na minha guitarra, ehehe, tô aprendendo ainda mas quebra um galho... ehehhe, outra coisa que eu percebi a pouco tempo, no canal CNT agora aqui no Rio é TVJB, sempre passa uns leilões de quadros, relogios, tapetes e etc... ontem que eu fui perceber, eu passo a metade da noite vendo os quadros pela tv ^^, hauhau, nem acreditei, depois que parei pra pensar a quanto tempo fazia isso, percebi que ja faz meses, ahuahu, uns 2 + ou -, desenho tambem é outra coisa que eu adoro, só num sei fazer... hauah, mas isso num vem ao caso agora, ehehhEu quando termino algum sistema que eu faço só pra treinar, eheh, acho legal e talz, fico naquela de "caramba! Deu um trabalho mas ficou legal!" agora ja na parte de desing, seja 3d, desing grafico, mesmo que num seja como os trampos aqui do pessoal, eu falo "pu** que *****!! Ficou massa!!" da tipo uma sensação de orgulho de ter conseguido fazer aquilo...Bom... agora é estudar desing e ficar por dentro da programação, naum ser um expert, só o suficiente pra num ficar perdido, ehehFlw! :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

bom, finalmente criei coragem para ler tuuudo o que escreveram aqui, é realmente muita coisa, já devo ter esquecido metade xDrealmente... ótimo tópico, apesar de ter certeza que programar não é para mim, me identifuquei com as histórias de vocês e vim aqui compartilhar também ^^já aviso de antemão, podem rir, eu sei que vocês vão rir... mas eu não tenho vergonha de contar como encontrei o Design, muito pelo contrário xDbom, minha história então...desde criança eu sempre fui aficcionada por pc, por joguinhos, por entra na net... tive meu primeiro contato com isso quando tinha uns 8 anos de idade, meu pai tinhaum notebook preto&branc na época... eu, que não tinha videogame, jogava paciência e outros joguinhos... ... ai, quandome mudei para Porto Alegre, com 9 anos, meu pai comprou um pc, co direito a internet! nossa, era o máximo, eu era a única com pc no colégio naquela época... passa os dias jogando, brincando, navegando... ... como de dia o pc era só meu, cada vez eu tomava mais gosto pela coisa... ... fui a primeira a aprensentar um trabalho em ppt no colegio, nessa época eu fiz um cursinho de wndows... brincava no paint, fazia animações no power point, coisas de criança claro...eu, como toda guria de 11/12 anos, na época, era apaixonada por Backstreest Boys, e foi graças a isso que conheci o Photoshop... siiiiiim, eu começei fazendo montagens do Nick Carter (eu avisei que vocês iam rir)... engraçado, para muito isso é vergonhoso... mas eu não tenho vergonha de dizer isso, foi assim que começei, brincando com fotos dos meus ídolos da época... também fiz um cursinho de html, começei a criar sites também (nunca terminei)... é, nostálgico xD infelizmente, os tempos de adolescente, acabei jogando todos esses arquivos fora, uma pena, pois acho importante guardarmos essas coisas, fazem parte do nosso crescimento...bom, cada vez mais fui gostando da coisa, procurava sites sobre o web, minha lista de favoritos até hoje é imensa, fazia todos os tutoriais do web tutoriais... também começei a me interessar pelo flash... sempre brincando, oras e horas "brincando"... na 7ª série eu já sabia que queria fazer design, isso que na época eu não sabia nem 2% do que realmente é ser designer...

Continuando, eu via as imagens as vezes de um desafio ou de outro, me interessava mas ainda nao tanto. Foi entau no desafio de numero 45 que comecei a participar. Fiz uma toskera horrível mas fiz e mandei. E ai tinha esperança de receber votos( isso que é um cara valente-rsrsr).Depois de vários e varios desafios, batalhas, estudos comecei a notar que minhas artes melhoraram consideravelmente desde minha primeira participação. Ai não parei mais. Sentia e sinto ainda hoje um frio na barriga ao estudar coisas novas relacionadas a arte. Sinto uma grande emoção ao parar de frente ao Photoshop e abrir uma imagem e ir pensando no que farei. Sinto um grande calor ao terminar uma arte e dizer ou pensar: "Caramba adorei, tomara que meus amigos também gostei, vou lá agora postar no DA"

me identifiquei muito com o que o panta disse... eu conheci o iMasters, acho eu, que no 1° ano do colégio... me lembro perfeitamente do 1° desafio de PS que participei... 49... descobri os desafios numa quinta, de tarde, vi a imagem e tive uma idéia na hora (que, na minha cabeça era perfeita), a data final de entrega era na sexta, dia seguinte... bom, me inspirei e toquei fogo, na sexta a imagem tava lá... eu, me achando o máximo, também esperando votos xD (não foi só tu panta)... depois de ver as outras imagens eu me apavorei né, me senti idiota, não sabia nada, só tinha fera... depois que o pavor passou veio aquela vontade de ser quem nem ou melhor que eles... ai continuei treinando, criando, entrei no DA também... lembro que o pessoal me conhecia porque eu er a guria que comentava todos os trabalhos, um por um, heheheh... bons tempos, sinto saudades...infelizmente, no 3° ano eu parei de participar dos desafios, e acabei sumindo aqui do fórum também... naquela época eu tinha aula de manhã e de tarde, passa os resto do tempo estudando, afinal, vestibular no fim do ano neh... vestibular, bah, algo que me apavorava a época, mas não por ter medo de não passar, mas pelo fato de que não tinha design na federal aqui (e dinheiro pra particular muito menos)... mas no meio do ano a UFRGS anuncio que em 2006/1 sairia a primeira turma de Design (visual e produto)... mazaaaaaaaaaaaaaaaaah, no meu ano, nomeu ano, quase estourei o champagne... meu sonho ali, batendo na porta, Design na UFRGS, 1ª turma ainda xD perfeito!... ai sim que sumi de vez da internet, só estudando... quando saiu a concorrência, 30 por vaga (2ª maior), eu me assustei e estudei mais ainda... mas valeu a pena, valeu muito a pena, porque hoje eu to aqui, indo pro 4° semestre (siiiim, eu passei, na 1ª turma, em 2° lugar... design visual)... sonho se torno realidade...1° semestre é aquela loucura né... 8 cadeiras, aula em horários esdrúxulos... continuei sumida, mas aprendendo o máximo que podia... 2° semtre foi mais corrido ainda... ai, começei a me sentir chateada, fazia milhões de anos que não mexia mais no PS, no flash... tentei votar aos desafios, não deu muito certo, parecia falta de criatividade... também tives muitos problemas pessoaos no fim do ano passado, o que também atrapalhou bastante... mas agra, 2007/1 tive uma cadeira onde aprendemos o Corel e o PS... ha! que alegria, como foi bom ir pra aula para "brincar", eu já sabia muita coisa, dei até dicas pros professores, muito bom... matei a saudade e me motivei novamente... até to voltando a participar do fórum xD... falta soh os desafios ^^'também começei a aprender 3D, to gostando bastante dessa área... ainda não tenho a menor idéia do que vou me especialiar... mas e amo design, ada dia eu gosto mais e mais... amo o PS, amo animação, to gostando muito de 3D... quero muit aprender a desenhar... to procurando prender um pouco sobre tudo, para escolher depois... to planejando fazer um pós na Inglaterra, França ou Itália... viajar, apreder bastante, quem sabe uma dia ter a minha empresa

Gente, para dar certo a coisa precisamos dessa emoção. Desse calafrio ao entrarmos para "apresentarmos uma peça de teatro". Reparem aquele "Richard" da Rede Record. Viram o enrusiasmo que ele tem ao falar dos animais? Viram a emoção dele ao descobrir algo novo? Esse sentimento é o que vcs devem ter na área onde atuam e assim, somente assim serão bem sucedidos em suas carreiras. :closedeyes:

exatamente! o friozinho na barriga na hora de entregar o projeto, a sensação de tarefa cumprida... valem as noites se dormir (que são muitas)amar o que faz é o mais importante! o dinheiro é conseqüência!bom, mas já escrevi bastante,espero ter contribuído, é muito legal ver as experiências de cada um xD :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Carol li tudinho que escreveu.. e a do BACK STREE BOYS foi f.$#$%# UHUauhauhUHAuhHUAUAHUhauUAesssa foi realmente a mais engraçada.agora sua história tb é bem bacana. Acho que o diferencial é e sempre será o gostar do que se faz.BEIJOSSSSSSSSSSSSSSssssssssss

Compartilhar este post

Link para o post

Carol li tudinho que escreveu.. e a do BACK STREE BOYS foi f.$#$%# UHUauhauhUHAuhHUAUAHUhauUAesssa foi realmente a mais engraçada.agora sua história tb é bem bacana. Acho que o diferencial é e sempre será o gostar do que se faz.BEIJOSSSSSSSSSSSSSSssssssssss

hauhuhuhauhau... eu diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiisse q era engraçado xDDD... pelo menos eles tiveram uma boa influência em mim neh, afinal, eu amo o Design =)mas realmente, o importante é amar o que se faz! :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Ahauhauah, Back Streest Boys foi sacanagem mesmo, hauhaua, mas quando eu comecei, tb era assim, só que com as fotos da minha prima, que são muuuito melhores que as desses caras aê, ahuahuahauhFlw! :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

oia eu soh sei q sou melhor designer que programador ehehhemas me viro bem nos 2 =phoje em dia ando perdendo mto mais tempo desenvolvendo a interface e seus efeitos que realmente programando em PHP, vide q a programação no design é via javascriptnão existe sindicato pa p**** nenhuma em informatica auhhuahua ta loko viuCONSELHO REGIONAL JÁ!!!

Compartilhar este post

Link para o post

putz, meu, eu AMO design meu, affe meu num sei o que eu faço pra vive sem pc, mano, mano, mano. Ah meu num sei o que fala mano deisgn eh DEMAIS (mas tb eu acho que informática eh soh pa CDF...) XD

Compartilhar este post

Link para o post

putz, meu, eu AMO design meu, affe meu num sei o que eu faço pra vive sem pc, mano, mano, mano. Ah meu num sei o que fala mano deisgn eh DEMAIS (mas tb eu acho que informática eh soh pa CDF...) XD

ISSO é verdade!

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

eu tbm comecei como a carol, mas era o Paulinho Vilhena q eu fazia uns sitezinhos pras minhas amigas verem fotos... era um trabalho escanear foto.

mas se for pra dizer o q é melhor pro garoto q criou o tópico, eu faria programação pq ganha muuuuito mais em qualquer lugar do país do que o designer que é pouco valorizado. aí qnd você ficar rico você vai se especializar em design.

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que programador é mais valorizado mesmo... Mas dá um trabalho do caramba ser programador, muuita coisa pra decorar, lógica...Agora quem é Paulinho Vilhena? Já ouvi esse nome em algum lugar...Flw! :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

dá trabalho, mas tem uns malucos que gostam, né? Imagem Postada

e se o garoto do tópico já tem um encaminhamento no assunto, melhor ainda. eu já tentei, mas programação definitivamente não é a minha praia.

pô, você não vê novela? rs.

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, quem tem lógica tem quem nao tem nao adianta que programação vai ser quase impossível. Como saber se agente tem raciocionio lógico ou vai gostar de programação? é simples.Faça-se as seguintes perguntas:Gosto de matemática?gosto de resolver aqueles exercicios de quebrar a cabeça?gosto de raciocinar com tudo ao meu redor?se sua resposta for verdadeira para todos os itens acima(função se com e) entaum você definitivamente gosta de procamação.Elsersrsvocê nao gosta!ahuahaé assim que funciona!abrasss e boa decisão para quem ler este tópico e estiver na mesma situação do companheiro que o criou!^^

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto de editar, desenhar, re-inventar... =p mas gosto também de web, sei um pouco também, php to tentando aprender... mas claro prefiro ficar no Photoshop, Corel Draw, Illustrator, Fireworks... meu futuro são essas ferramentas !!

Programação não é a minha cara, assim como engenharia também não é Imagem Postada !! Matemática é de mais pra mim (+ - % $ # >< . *) meu Deus, por isso sou mais o Design !! Assim como o Pantoja, que com certeza ama PS ^^'

s2 PS

Compartilhar este post

Link para o post

Pantoja meu querido ou qualquer outro que souber:

onde acho guias de indicação profissional??? (o q devo seguir, segundo minhas qualidades)

tenho certa habilidade em matemática cara, mas NÃO tenho IDÉIA nem do que VEM A SER programação, existe algum material sobre isso?

pq programação envolve lógica, etc etc..

c alguém puder me ajudar.! Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Pantoja meu querido ou qualquer outro que souber:

onde acho guias de indicação profissional??? (o q devo seguir, segundo minhas qualidades)

tenho certa habilidade em matemática cara, mas NÃO tenho IDÉIA nem do que VEM A SER programação, existe algum material sobre isso?

pq programação envolve lógica, etc etc..

c alguém puder me ajudar.! Imagem Postada

Bom.. programação tem em 2 areas cara (eu acho) web ou desktop, ahh, tb tem pra celular e outras coisas, ai você tem que decidir o que quer aprender primeiro, se for pra desktop, da uma pesquisada sobre Visual Basic, Delphi, tambem tem outras linguagens, se for pra web, pesquisa sobre ASP, PHP, Javascript, mas se você quiser aprender pra web, é interessante você tambem saber HTML, que pelo que eu saiba, não chega a ser uma linguagem de programação, e sim pra demarcar as paginas, mas não sei se te passei essa informação certa...

Também é interessante você procurar por apostilas de lógica de programção primeiro, no Apostilando tem umas legais (por incrível que pareça).

Pô, até que eu gosto dessas paradas que o Pantoja falou, mas o meu grande problema é decorar... Sou muito ruim pra isso, ai programação tem muuuitas funções que se tem que decorar, não tem outro jeito... Esse é o meu grande problema, que acaba fazendo eu desistir... Mas o google ajuda, porém, nem sempre eu vou poder usa-lo, eheheh

--Saindo quase do assunto do tópico--

Hoje minha professora de matemática falou besteira... Tava ela lá dando sermão na turma, passando umas conta doida, que ela complica mais ainda explicando (como era bom a minha professora antiga), ai ela falou que programação era aquilo puro! Pô, num presisa exagerar.. usa sim, mas não tanto, a não ser pra fazer uma calculadora cientifica, um sistema pra banco... Mas isso até que foi perdoavel, depois ela vem pra completar e fala que WebDesing usava aquilo direto... Caramba! Ela tá dando sermão errado! Ahauhauha, pô, tem um monte de web desing que mal sabe css (que nem chega a ser uma linguagem de programação tb, porem, não sei se estou correto, mals aê pela minha falta de informação, eheh). Bom, ela cometeu um erro, tudo beleza, mas não acreditar quando eu falei que tava errado na parte do web desing, foi pior, eheheh, bom.. desabafei! Ahuahauh

Num tem quase nada a ver com o tópico, mas como o pantoja falou de matemática e isso foi hoje lá na sala, lembrei e presisei compartilhar isso com vocês... ehehhe

Flw! :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Certu !!

Acho que web design é programação sim Imagem Postada

php, asp, ajax... isso não é programação Rodrigo pc ??

Agora programação em web design não vejo "continhas de matemática", não vi isso ainda =p continhas f0d45 !!

Me desculpe se interpretei errado :$

Compartilhar este post

Link para o post

Certu !!

Acho que web design é programação sim Imagem Postada

php, asp, ajax... isso não é programação Rodrigo pc ??

Agora programação em web design não vejo "continhas de matemática", não vi isso ainda =p continhas f0d45 !!

Me desculpe se interpretei errado :$

+ ou -.. ehhe, se o web designer for freelancer, até qua pode usar, mas em empresas, ele é só responsavel pelo layout do site... Ai tem o programador que faz a parte da programação...

Um jeito de provar, eeheh, nesses cursos de web desing que tem em toda esquina, todos eles ensinam Photoshop, Flash, Dreamweaver, Corel (alguns cursos) e HTML, até achar esses curso com CSS é dificil, eheheh, pelo menos aqui na região onde eu moro é, ehehe

Flw! :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, numa empresa (Boa) com certeza tem cada responsável por sua área, cara imagina que froids passar o dia se matando com criação e programação ao mesmo tempo !! Quando se é freelancer acho que da pra aturar =p agora numa empresa ou você é "açúcar" ou você é "sal", fazer de tudo não da ^^'

Meu futuro vejo eu com design ^^' se eu ainda for me envolver mais com programação creio e espero que seja o básico e bem básico mesmo !!

abraço Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.