Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FabioRubim

Funcionamento do parâmetro Sender

Recommended Posts

Olá pessoal...Eu estava vendo sobre Typecast e, como antes de ver isso, surgiu a dúvida quanto ao parâmetro Sender:TObject que todos procedimento(pelo menos é o que eu percebi, estou correto?) tem... e a definição dele foi "O parâmetro Sender que tem na procedure se refere ao objeto que chamou a procedure", ok, entendi,,, mas....... comoele faz isso?? aonde esta o código dele??? da onde ele tira isso, meu Deus..rsrs....agradeço desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Hugo Slepicka eu entendi como usar ele, mas, como esse parâmetro Sender (Sender:TObject) faz isso? ele é um a função, um procedimento???obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

beleza FabioRubim!

Kra, no meu ver, você fez uma otima pergunta ....

Eu entendo que Sender é uma referencia ao componente que acionou determinado evento.

Digamos que você click no botao1. Assim que o formulario fika sabedo que o mesmo foi precionado, ele chama o método(evento) botao1Click e passa uma referencia ou ponteiro de botao1 para o parametro Sender.

Resumindo: Sender é uma variavel que o delphi alimenta "por traz dos panos" atraves de um evento qualquer ...

axo q é isto kra .... :mellow:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Hugo...

Eu vi e entendi, deu até mais um pouco de luz sobre o operador "as"(logo logo tem pergunat dele tmb http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif )....

mas ainda não achei como ele faz para pegar qual objeto chamou o evento e passar para essa variável Sender....

??

PS.:Obrigado..não é tão importante,mas é uma curiosidade... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.