Nelly 0 Denunciar post Postado Agosto 2, 2007 Olá pessoal,Estou estudando Orientação a objetos no php a algum tempo, mas não consegui achar nenhum exemplo prático.Alguem conhece um script ou tutorial de um Sistema de Cadastro Simples (inserir, editar, excluir) feio em PHP OO ?abraços! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DanielTM 0 Denunciar post Postado Agosto 2, 2007 so uma duvida qual programa voce está usando? Nunca mexi com php OO. Valews Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Nelly 0 Denunciar post Postado Agosto 2, 2007 PHP OO é abreviação de PHP Orientado a Objetos É como se fosse uma "filosofia" de se programar. Estou querendo um exemplo pratico de cadastro. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
cubeman 0 Denunciar post Postado Agosto 2, 2007 vo ver se dou uma alterada no sistema que fiz pra te mostrarso vo tirar os dados pessoais do arquivo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Nelly 0 Denunciar post Postado Agosto 2, 2007 Valeu cubeman Vai ser bom já olhar um modelo para ter referencia. Fico no aguardo.. se eu consegui algum modelo eu posto aqui também.. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RinaldFN 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2007 Olá pessoal, Também estava precisando de um modelo destes.. Se alguem tiver .. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alejandro 1 Denunciar post Postado Agosto 4, 2007 Cadastrar, editar, inserir... é meio sem sentido OO por exemplo, uma estrutura de classes para conexao com banco de dados class DB { public static connection($type, $base) { switch($type) { case "MySQL": return new MySQL($base); break; case "MSSQL": return new MSSQL($base); break; } }}class MySQL { public funtion __construtor($base) { if(mysql_connect("localhost", "root", "senha")) mysql_select_db($base); } public function query($query) { return mysql_query($query); } ...}class MSSQL { public funtion __construct($base) { if(mssql_connect("localhost", "root", "senha")) { mssql_select_db($base); return true; } else { throw new DB_exception(); } } public function query($query) { return mssql_query($query); }}//em uso...$con = DB::connection("MySQL", "banco");$con->query("SELECT * FROM algum_lugar");... ahhh... da pra fazer um monte de coisas.. ai é um exemplo pra banco de dados... da pra implementar excessoes, passar os usuarios e senhas por parametro.... o que você quizer, ai to usando um dos pilares da OO, o polimosfismo Abraçoss Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alejandro 1 Denunciar post Postado Agosto 4, 2007 Hoje acordei pensando nesse tópico (hauhauha nem um pouco viciado não é?) Tem muita gente que acha que fazer classes está programando com orientação a objetos, mas isso não tem nada haver, apenas uma forma de "reciclar" o código. Se bem que faz parte da OO a reutilização do código. A OO tem 3 pilares, Encapsulmento, Herança e Polimorfismo. Bem resumidamente... (quase definindo com uma palavra) Encapsulamento é generalizar (quanto menos as classes forem especificas pra alguma função melhor). Mas tem que tomar cuidado com isso... Herança reutilização do código Polimorfismo Um objeto ter várias formas Em Design Patters é recomendado favorecer a composição do que a herança. O PHP5 que venho com uma boa orientação a objetos, temos os metodos e propriedades public, protected e private. Agora é possível criar classes staticas (não podem ser instanciadas e disponivel em todo o codigo), classes abstratas (não podem ser instaciadas e definem metodos para suas herdeiras), temos as interfaces ("programe para uma interface"), há o tratamento de excessões, api da reflexão (meio que invadir uma classe)... tem um monte de coisas Qualquer dúvida com isso, pode me perguntar!! Não sei quase nda também, mas vou atras e estou estudando muito OO. Programador é assim, você chuta uma pedra, sai um monte... mas bons, são poucos! Valeuuuu Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Nelly 0 Denunciar post Postado Agosto 6, 2007 valeu pelas dicas pessoal.. Eu estava querendo um script em OO para cadastro pra saber se a forma lógica como estou fazendo está correta. Por exemplo, ao cadastrar o usuário eu estou fazendo os seguintes passos: 1 - Recebo dados via POST 2 - Crio um objeto usuário com os dados recebidos 3 - Uso alguns métodos para editar as strings das variaveis (validar e-mail por exemplo) 4 - Uso um método "salvaUser" para salvar o usuário no banco. Só que em outras situações como listar, editar etc... não estou conseguindo ver a aplicação da Orientação a objetos, seguindo o modelo que passei acima. Vocês fazem desta forma também? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RinaldFN 0 Denunciar post Postado Agosto 8, 2007 Alguem? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabyo 66 Denunciar post Postado Agosto 9, 2007 To pra criar um exemplo de sistema em oop, mas nunca sobra tempo, vou ver se consigo e posto aqui mas enquanto isso de uma olhada http://www.hufersil.com.br/lumine/enduser/paginas.php?id=16 http://www.hufersil.com.br/lumine/enduser/index.php essa ideia é uma das melhores, se nao quiser usar o Lumine pelo menos você vai entender melhor a ideia de salvar editar usando oop etc... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Nelly 0 Denunciar post Postado Agosto 10, 2007 Muito obrigado pela ajuda Fabyo ! Era essa idéia mesma que eu estava proucurando. E quando você criar o seu sistema avise o pessoal ! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hospeda SUL 0 Denunciar post Postado Dezembro 13, 2007 Bom não sei oq exatamente você procura, mas tipo se eu tiver falando besteira você so ignora o post. Bom existe diversas formas de fazer isso usando objetos vou dar um exemplo de como eu faria: Vamos supor um banco de dados com a tabela usuarios com as seguintes colunas: ID, NOME, EMAIL E SENHA. ------------------------------------------------- class config{ var $host = "localhost"; var $user = "root"; var $pswd = "123"; var $mydb = "clientes"; function db_conecta(){ @mysql_connect($this->host, $this->user, $this->pswd)or die(mysql_error()); @mysql_select_db($this->mydb); }// Fecha função function cadastra_dados($nome, $email, $senha){ @mysql_query("INSERT INTO `usuarios` VALUES('','$nome','$email','$senha')")or die(mysql_error()); }// Fecha função }// Fecha classe $start = new config; // Cria uma instancia ou instancia uma classe $start->db_conecta(); // Chama a função que conecta com o DB $start->cadastra_dados("João da Silva","joao@dominio.com.br","senha"); // Faz o cadastro do novo usuario ---------------------------------------------------------------------------------------------------------- Bom não sei se era isso que você precisava, mas qualquer coisa avisa ai. OBS: NÃO TESTEI ESTE CODIGO FIZ AGORA NA HORA QUE ESTAVA RESPONDENDO ESTE TOPICO, TALVEZ TENHA ALGUM ERRO DE DIGITAÇÃO MAS A LÓGICA ESTA CORRETA. AOS MODERADORES, PEÇO DESCULPAS POR NÃO USAR O CÓDIGO DENTRO DO PADRÃO CODE, SÓ QUE MEU NAVEGADOR NÃO SUPORTA JAVASCRIPT E COM ISSO NÃO ABRE NO FORUM A OPÇÃO DE INSERIR UM CODE, MAS SE QUISEREM EDITAR O POSTO FICA MELHOR DE VISUALIZAR. Abraço a todos! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael R.P 2 Denunciar post Postado Maio 23, 2011 Hospeda Sul, acho que a idéia é esta mesma, como os dados serão gravados através de um form, basta usar pegar os dados via post através do seu método cadastra_dados. era isto que eu tinha em mente, tb não tenho certeza se é assim mesmo que se trabalho com cadastro em OO mas a base é esta. para listagem penso eu que é necessário apenas criar um método para pegar os dados do banco e tratar atravez de uma listagem. valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites