Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Renato Silva

movimentar MC com com setas

Recommended Posts

Oke eh na pratica akilo dentro do retangulo ?Um movieClip unico com as imagens lado a lado ?você está usando scroll ? marcara ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso... vamos lá:- tem um MC que possui uma máscara, para exibir apenas o que estiver dentro da mascara.- nas setas uso:

ESQ.onRollOver = function() {	QAD.onEnterFrame = function() {		QAD._x -= 5;		ROLA._x = QAD._x;		if (QAD._x<94) {			QAD._x = 94;		}	};};ESQ.onRollOut = function() {	QAD.onEnterFrame = undefined;};DIR.onRollOver = function() {	QAD.onEnterFrame = function() {		QAD._x += 5;		ROLA._x = QAD._x;		if (QAD._x>454) {			QAD._x = 454;		}	};};DIR.onRollOut = function() {	QAD.onEnterFrame = undefined;};

Espero que me ajuda a rrumar aquilo lá.. .rs...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, primeiro eu acho que tá invertido, troca onde você ta mandando somar por subtrair e vice versa.Pq se você aperta pra direita, a ideia eh você esta "Andando com o olho pra direita", pelo conceito de velocidade relativa ( rs ) se o seu olho ta parado na pratica a imagem tem que ir pra esquerda.Tendo ajustado isso é soh acertar os limites, eu percebi que a imagem ultrapassa os limites e mostra um espaco em branco.Bom o limite inferior tem que ser zero, você colocou 94 entao pode ser que as imagens não estejam alinhadas comecando em x = 0. O limite superior tem que ser o comprimeiro do movieclip - o tamanho do retangulo ( IMPORTANTE - desde que as imagens tem que estar alinhadas a partir de x = 0, senao a diferenca aparece no visual.beleza?!

Compartilhar este post

Link para o post

QAD = MC com as imagensESQ = seta que movimenta o MC pra esquerdaDIR = seta que movimenta o MC para a direitaQAD = MC com as imagensESQ = seta que movimenta o MC pra esquerdaDIR = seta que movimenta o MC para a direitaObs.: Queria que isso funcionasse certinho, tipo... ao usar a seta da esquerda, ele movesse até aparecer a ultima imagem da direita, e vice-e-versa... porém nao to conseguindo... pq será???

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tente usar isto (eu sempre uso e funciona perfeitamente, está parecido com o seu e de fácil entendimento)... Adapte ao seu código modificando o que estiver em letras maiúsculas...

BOTAO.onRollOver = function() {   MC.onEnterFrame = function() {	  this._x -= VELOCIDADE;	  if (this._x <= POSICAO) {		 this._x = POSICAO;	  }   }}

Compartilhar este post

Link para o post

A minha duvida era mais em relacao a quem eh o MovieClip e quem eh a Mascara, pois me parece que o ROLA é um MovieClip que compoem a Mascara, eh isto ? Ou a mascara fica parada estatica no Stage ? Estes detalhes fazem toda diferenca pra implementar isto corretamente.

Compartilhar este post

Link para o post

esse rola, favor desconsiderar ele... ele seria igual a uma barra de rolagem, que não vou usar mais, a máscara fica estática, quem movimenta é o QAD...ok... mais claro agora???O código fica assim:

ESQ.onRollOver = function() {	QAD.onEnterFrame = function() {		QAD._x -= 5;		if (QAD._x<94) {			QAD._x = 94;		}	};};ESQ.onRollOut = function() {	QAD.onEnterFrame = undefined;};DIR.onRollOver = function() {	QAD.onEnterFrame = function() {		QAD._x += 5;		if (QAD._x>454) {			QAD._x = 454;		}	};};DIR.onRollOut = function() {	QAD.onEnterFrame = undefined;};

Compartilhar este post

Link para o post

beleza! agora tudo ficou mais claro! ;)1) Abra o MovieClip das imagens marque tudo e faca com que ele comece em X = 0, la nas propriedades ( de tudo selecionado junto ) sete para X:0, isso vai tornar as coisas mais elegantes.2) Voce tem 2 opcoes, a mais natural eh o contrario do que você fez ( na minha opniao ). Qdo você aperta pra esquerda as imagens tem que andar pra direita, isso eh mais intuitivo pro usuario, porem nada impede que se faca o inverso ( como você fez ).2a) Considerando a opcao natural, qdo clica pra esquerda a imagem vai pra direita e qdo clica pra direita a imagem vai pra esquerda:Lembrando que onde está ComprimentoMascara você substitui pelo tamanho horizontal do retangulo que define a sua mascara:

ESQ.onRollOver = function() {	QAD.onEnterFrame = function() {		QAD._x += 5;		if (QAD._x> 0 ) {			QAD._x = 0;		}		ROLA._x = QAD._x;	};};ESQ.onRollOut = function() {	QAD.onEnterFrame = undefined;};DIR.onRollOver = function() {	QAD.onEnterFrame = function() {		QAD._x -= 5;		if (QAD._x+QAD._width<ComprimentoMascara) {			QAD._x = ComprimentoMascara - QAD._width;		}		ROLA._x = QAD._x;	};};DIR.onRollOut = function() {	QAD.onEnterFrame = undefined;};

2b) Se você quiser de fato fazer o efeito inverso em relacao as setas eh soh trocar oke programou pro DIR pro ESQ e vice-versaAh.. mais uma coisa.Qdo eu coloquei os limites: > 0 e < ComprimentoMascara eu considerei que o QAD inicial é em zero, se for num valor diferente é soh somar:QAD._x> 0 Vira QAD._x> ValorInicialX e QAD._x+QAD._width<ComprimentoMascara vira QAD._x+QAD._width<ComprimentoMascara + ValorInicialX

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca velho... agora sim... funfou blzinha... vlew heim velho.... obrigado a todos...FIMCaraca velho... agora sim... funfou blzinha... vlew heim velho.... obrigado a todos...FIM

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.