Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mson77

Banco não funciona (Services está rodando)

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Meu ambiente:

Windows 2003 R2

Oracle 10g R2 (10.2.0.1) EE

Pentium 4, 2GB memoria

Tenho uma instancia chamada PP2

====================

Criei o banco usando dbca.

Tudo funciona... até o REBOOT.

====================

Apos reboot... PP2 nao funciona mais.

Digo, nao consigo mais me conectar ao banco usando netca.

No "serviços" do windows... aparece "iniciado".

No "task manager" do windows... aparece o processo "oracle.exe"... do usuario "system" mas o uso de memoria é baixo... (11MB... sendo que o normal seria uns 300MB).

====================

Ai... via sqlplus:

c:\> set oracle_sid=pp2

c:\> sqlplus /nolog

conn sys as sydba

----> estou conectado a uma instancia inativa

startup

----> agora o banco levanta de vez...

----> e finaliza montado e aberto

=====================

Que felicidade! Mas...

Qdo, a partir de "serviços"... eu peço p reiniciar... volta a situação anterior...

Ou seja: processo oracle.exe usando apenas 11MB (correto deveria ser 300MB).

Vou pelo caminho do sqlplus... ==> funciona.

=====================

Dou um reboot no servidor.

Volta o problema. Tenho que iniciar na mão (sqlplus).

=====================

Ja fiz um monte de tentativas.

Deletei a instancia com oradim... recriei-a novamente... e tudo funciona igual... digo, sem levantar o banco direito.

Digo... usando apenas 11MB... e nessa condicao nao consigo conexao ao banco (erro ORA-12514) e tenho certeza que nao se trata de erro de listener ou de tnsnames... nem de oracle_home, nem de oracle_sid e nem de oracle_base.

=====================

Agora o MAIS INTERESSANTE. Repeti esse processo algumas vezes e é sintomático.

Vou no "serviços" e paro o serviço (OracleServicePP2).

Espero uns 5mins... e depois dessa pausa... clico em Iniciar... e o serviço levanta direito... usando os 300MB.

MAS... se eu em "serviços"... clicar em Reiniciar... o processo Parar e Iniciar... falha em Iniciar...(**) acusando erro no arquivo de log (sqlnet.log com erro de TNS), mas sem indicacao de erro no oradim.log. O interessante que o arquivo SPFILE.ORA é atualizado... e o meu DB usa spfile.

(**) Qdo digo falha em Iniciar... é pq esse processo... visualmente falando... na tela "servicos"... a barrinha de evolucao corre muito rápido, sendo que o correto... qdo inicia corretamente... a barrinha vai mais lento com paradinhas.

Aguardo alguma ajuda...

Obrigado,

mson77

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mson,

Cara! Isso é coisa de windows, mas podemos fazer algumas coisas para verificar o que pode estar acontecendo:

1 - Entre no regedit, vá em HKLM > SOFTWARE > ORACLE > HOMEX (0,1,2,3 sei lá quantos oracle homes tem, rs)

Verifique o registro :

ORA_<nome_da_instancia>_PFILE

ou

ORA_<nome_da_instancia>_SPFILE

E veja se o caminho do PFILE|SPFILE está correto!

2 - Veja também se o registro ORA_<nome_da_instancia>_AUTOSTART está como TRUE.

3 - O problema pode estar relacionado ao serviço do windows, pois quando ele inicia muito rápido, poderá perceber que o banco de dados está em NOMOUNT apenas. e terá que iniciar manualmente. Isso, pode *tentar* resolver criando o serviço da instância usando o ORADIM, exemplo:

ORADIM -NEW -SID <nome_da_instancia> -STARTMODE AUTO -PFILE "<caminho_do_pfile>"

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Ola alphamek,

MUITO obrigado.

você está corretíssimo.

Tomei coragem... formatei e instalei novamente Windows 2003R2/SP2 + Oracle10gR2... todas as atualizacoes de praxe... e voilá!!!

Rodando perfeitamente.

Tem apenas 01 coisinha que me incomoda: No folder {oracle_home}\database... aparece um arquivo a cada reboot do servidor com nome comprido e esquisito... SEMPRE com o mesmo conteúdo. Não muda o conteudo... muda o nome do arquivo mas conteudo sempre o mesmo:

An Unhandled Exception Occurred,

Exception Number : 0xc0000005

Exception Address : 0x60ab7e9c

Junto com isso... no Visualizador de eventos (Event Viewer)... aparece a seguinte mensagem:

Audit trail: ACTION : 'STARTUP' DATABASE USER: '/' PRIVILEGE : SYSDBA CLIENT USER: AUTORIDADE NT\SYSTEM CLIENT TERMINAL: Not Available STATUS: 0 .

e isso logo em seguida (como se fosse duplicado mas c diferenca).

Audit trail: ACTION : 'CONNECT' DATABASE USER: '/' PRIVILEGE : SYSDBA CLIENT USER: AUTORIDADE NT\SYSTEM CLIENT TERMINAL: SERVER2003R2 STATUS: 0 .

Alguma idéia disso?

Abraços e muito obrigado novamente,

mson77

Compartilhar este post

Link para o post

Mson77,Era bom tentar tirar um print screen da tela para saber qual arquivo que o Oracle está criando, para ele a pasta %ORACLE_HOME% \database ou \dbs é default do RDBMS, então SPFILES, arquivos de senhas, alguns logs podem ser criados nessas pastas.Passa o nome do arquivo certinho, e quanto ao Event Viewer, isso é apenas WARNING, é coisa do WIN2K3 mesmo... isso eu tb peguei em algumas máquinas com ruindows, deve ser uma opção do 2003 que não sei como desabilitar ainda!!!Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.