Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Maux

Layout com include

Recommended Posts

galera ja ajudei 2 pessoas com o mesmo problema, e acho bom compartilhar isso com vcs...

bem, quando você está desenvolvendo um site quantas paginas você cria? e quantas são iguais?

e quando você precisa alterar um menu aumentando 10px de width, e ai tem que varrer 100 paginas diferentes alterando a mesma coisa em tudo?

heuehue..

isso é uma complicação para nossas vidas...

ehuehue...

antes de começar, gostaria de explicar os motivos principais do uso dessa forma de web:

1° - Você trabalha menos

2° - O Site fica mais leve e mais rapido

3° - Segurança! O usuario por mais esperto que seja nunca vai adivinhar o nome da pagina do conteudo!

bem, vou explicar a forma que utilizo na maioria dos meus sites que facilita muito a vida.

a logica do que quero mostrar é simples...

você cria uma pagina padrão, como se fosse a BASE do site...

a partir dai você não precisa mais fazer menu, ou TOP, apenas o conteudo ao qual o usuario está visitando...

parece um pouco confuso.. mais não é vou mostrar na pratica como fica o que quero compartilhar!

bem primeira coisa é você criar o LAYOUT do seu site, crie tabelas, menus, imagens, deixe bem bunito a aparencia! mais crie uma vez só e nomei-o de index.asp

segue um exemplo:

index.asp

<title>SITE \o/</title><table width="100%" border="1" cellpadding="0" cellspacing="2" bordercolor="#666666">  <tr>	<td height="193" colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">TOPO</td>  </tr>  <tr>	<td width="25%" height="292" valign="top" bgcolor="#EBEBEB">MENU</td>	<td width="75%" valign="top" bgcolor="#F8F8F8">CONTEUDO</td>  </tr>  <tr>	<td colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">RODAPÉ</td>  </tr></table>

até ai tudo bem certo? só contem HTML por inquanto.....

vamos a parte lógica agora.

dentro deste codigo no TD CONTEUDO vamos iniciar o procedimento de inclusão de pagina.

funciona da seguinte forma: nos links do menu, você não vai colocar o link para a pagina direto, ex: <a href="paginadedownloads.asp">downloads</a>

você vai colocar uma QueryString da seguinte forma:

<a href="?pagina=downloads">downloads</a>

por que?

porque dentro do TD Conteudo iremos fazer uma verificação de qual pagina o usuario solicitou e executa-la apartir do <!--#include file="pagina.asp"-->

vamos à prática:

<title>SITE \o/</title><table width="100%" border="1" cellpadding="0" cellspacing="2" bordercolor="#666666">  <tr>	<td height="193" colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">TOPO</td>  </tr>  <tr>	<td width="25%" height="292" valign="top" bgcolor="#EBEBEB"><p>MENU</p>	<p><a href="?pagina=link1">:: LINK 1</a><br>	  <a href="?pagina=link2">:: LINK 2</a><br>	  <a href="?pagina=3">:: LINK 3	  </a></p>	</td>	<td width="75%" valign="top" bgcolor="#F8F8F8">CONTEUDO<br>	<%	pagina = Request.QueryString("pagina") '------ RECUPERAMOS A PAGINA SOLICITADA ----- '		select case pagina   '------ COMEÇO DE VERIFICAÇÂO DA PAGINA -------'		case "link1"   '-------- CASE SEJA A PAGINA LINK 1 INCLUIMOS ELA NO CENTRO DO SITE ---- '		%> <!--#include file="paginaLink1.asp"--> <%		case "link2"  ' ----- e assim por diante ----'		%> <!--#include file="paginaLink2.asp"--> <%		case "link3"		%> <!--#include file="paginaLink3.asp"--> <%		case else	'----- esta parte é importante, caso a pagina que o usuario digitou não exista ou por algum motivo você a tirou do ar ele colocará o counteudo de uma pagina contendo informações que a pagina solicitada não existe'		%> <!--#include file="PaginaInexistente.asp"--> <%	end select '---- FINALIZAMOS A VERIFICAÇÂO ----' >	%>		</td>  </tr>  <tr>	<td colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">RODAPÉ</td>  </tr></table>

tudo bem até ai? seguiu o codigo?

se você seguiu você intendera...

caso contrario post sua duvida aqui!

continuando...

as paginas solicitadas devem estar no root da pagina index.asp.

então crie as paginas paginaLink1.asp, paginaLink2.asp, paginaLink3.asp e por ultimo PaginaInexistente.asp

dentro dessas paginas você soh insere o CONTEUDO da tal....

não é necessario criar outro menu, nem outro top, nem nada... apenas o texto, ou o que for....

entenderam aonde chegamos?

é isso então.... qualquer duvida posta ai!

tomara que ajude vcs! eu lembro da minha epoca de aprendizagem, o quanto eu pastava para deixar todos os menus e paginas iguais!

heuheuhe

desculpem os erros de portugues e otografia, é que da mto trampo digita certinho.. ehuehuehue

att

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maux sempre colaborando....valeu pela contribuição, vai ajudar muitos a entenderem como funciona um include e explicasse de uma forma simples, direta e compreensiva...parabénssó um complemento que faço, pode ser usado o server.execute em alguns casos

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa a explicação ta de parabéns, eu que estava doido pra intender o mecanismo de include php agora depois dessa explicação so vou passar a usar include asp pelo q percebi eh mais facil de se usar. Bela contribuição! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Agora apesar do exemplo esta mt bom até eu entendi, so não sei pq os conteudos do meio nao apareceram, sendo q fiz o seu exemplo. fiz td certinho criei a index.asp dps criei as paginasLink1,2,3(asp) e na hora de vizualizar nao carrega nada continua como se so existisse uma pagina so ah index... Para eu executar paginas asp eu preciso baixar apache? ou algo do tipo?

Compartilhar este post

Link para o post

apache???originalmente asp roda com IIS e outros servidores longe de serem um IIS, o Apache é pra rodar PHP, claro que dá pra rodar as duas linguagens no mesmo servidor, mas isso não é comumQuanto ao conteudo....você adicionou algo nas páginas que são incluidas???

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente ajudou muito!Eu não tinha idéia alguma de como fazer isto e nunca havia feito, e até que consegui uma página feita!Agora, como ficam os links se o menu estiver em outra página/arquivo? É a mesma coisa?Valeu! Parabéns pelo tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

ai amigo a depender do local você colocar no include os chamados "pontinhos"

ASP
<!--#Include File="../pasta/teste.asp"-->

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos do forum..

Sou novato no assunto.. ainda estou aprendendo asp..

Segui o exemplo do nosso amigo max.. mais não está abrindo a outra pagina..

Vcs podem me ajudar.. segue os codigos abaixo...

ASP
<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">

<html>

<head>

<title>Untitled Document</title>

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1">

</head>

<body>

<table width="100%" border="1" cellpadding="0" cellspacing="2" bordercolor="#666666">

<tr>

<td height="193" colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">TOPO</td>

</tr>

<tr>

<td width="16%" height="292" valign="top" bgcolor="#EBEBEB"> <p>MENU</p>

<p><a href="?pagina=link1">:: Link 1</a></br>

<a href="?pagina=link2">:: Link 2</a></br>

<a href="?pagina=3">:: Link 3</a></p>

</TD>

<td width="82%" valign="top" bgcolor="#F8F8F8">CONTEUDO</td>

<%

dim pagina

pagina = Request.QueryString("pagina")

Select case pagina

case "link1"

<!--#include file="../pasta/paginaLink1.asp"-->

case "link2"

<!--#include file="../pasta/paginaLink2.asp"-->

case "link3"

<!--#include file="../pasta/paginaLink3.asp"-->

case else

<!--#include file="../pasta/paginaInexistente.asp"-->

End select           

%>     

<td width="2%"></TD>

</tr>

<tr>

<td colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">RODAPÉ</td>

</tr>

</table>

</body>

</html>

Compartilhar este post

Link para o post

tentou verificar se esse é realmente o caminho dos arquivos?

se você estiver no Dreamweaver dê um Ctrl + D em cima do nome "../pasta/paginaLink1.asp", caso ele abra o arquivos ele está funcionando, caso contrário o caminho está errado ou o arquivo ñ existe!

e veja tbm se esses cases estão corretos, se estão passando valores

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, ótimo tópico...

Mas o que o jonathandj disse sobre o server.execute foi muito...

Maux sempre colaborando....valeu pela contribuição, vai ajudar muitos a entenderem como funciona um include e explicasse de uma forma simples, direta e compreensiva...parabéns

só um complemento que faço, pode ser usado o server.execute em alguns casos

... bem observado.

Eu estava montando meu portal desta forma...

Mas ai surgiu uma dúvida e postei no fórum onde compartilho com vcs segue o link da minha dúvida...

T+ ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos do forum..

Sou novato no assunto.. ainda estou aprendendo asp..

Segui o exemplo do nosso amigo max.. mais não está abrindo a outra pagina..

Vcs podem me ajudar.. segue os codigos abaixo...

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp"><!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">

<html>

<head>

<title>Untitled Document</title>

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1">

</head>

<body>

<table width="100%" border="1" cellpadding="0" cellspacing="2" bordercolor="#666666">

<tr>

<td height="193" colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">TOPO</td>

</tr>

<tr>

<td width="16%" height="292" valign="top" bgcolor="#EBEBEB"> <p>MENU</p>

<p><a href="?pagina=link1">:: Link 1</a></br>

<a href="?pagina=link2">:: Link 2</a></br>

<a href="?pagina=3">:: Link 3</a></p>

</TD>

<td width="82%" valign="top" bgcolor="#F8F8F8">CONTEUDO</td>

<%

dim pagina

pagina = Request.QueryString("pagina")

Select case pagina

case "link1"

case "link2"

<!--#include file="../pasta/paginaLink2.asp"-->

case "link3"

<!--#include file="../pasta/paginaLink3.asp"-->

case else

<!--#include file="../pasta/paginaInexistente.asp"-->

End select           

%>     

<td width="2%"></TD>

</tr>

<tr>

<td colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">RODAPÉ</td>

</tr>

</table>

</body>

</html></div><!--asp2--></div><!--asp3-->

cara... na hora do include você precisa fechar a tag do asp

%><!--#include file="arquivo.asp"-->

dpois abre novamente <%case "tal"%> <!--#include file="otra.asp"-->

entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Brother era isso que eu mais queria saber em asp, to qurendo aprender asp por ter um cliente com servidor asp, agora sim poxa isso foi muito bom, eu ficava emcabulado n sabia como ele abria dentro da tabela, meu vlw.

Obrigadão mesmo.

Abraço. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Saberias me dizer como fazer isso em php?

Compartilhar este post

Link para o post

tem sim cara... a logica com o HTML eh a mesma

mais no php você usa o include

mais nao sei a sintaxe correta...

mais eh a meeesma coisa.. identico ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.