Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

walterDFF

em geral!

Recommended Posts

Olá pessoal!

Estou muito afim de "aprender" de vez a desenhar e investir nisso..

Mas tenho algumas dúvidas...

Quais as vantagens em usar uma mesa digitalizadora?

Um imagem dessa por exemplo foi feita em que programa? http://chester.blog.br/archives/img/paupaye.jpg

Qual um programa bom para fazer aqueles efeitos de sombra e iluminação do cabelo? (digo aqueles risquinhos)

Pelo photoshop da para fazer as edições perfeitas de uma hq por exemplo?

Corel Painter é recomendavel para inicantes?

bom eh isso pessoal abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola walterDFF!Vamos as duvidas:1 - com a mesa você desenha direto no programa, cortando a parte de desenhar e finalizar na mão e depois scanear2 - o mais provavel eh que foi feito no photoshop3 - as luzes e sombras são feitos na mão e não automaticamente, os fios e detalhes você faz com um brush fino, e eu recomendo o PS4 - sim, você faz uma pagina de cada vez e coloca o texto em outro programa (não recomendo texto no PS porque pode ficar serrilhado, melhor um programa vetorial pra isso)5 - pra iniciante ou não o ideal eh aprender direto naquilo que você quer trabalhar, no inicio qualquer programa eh dificil, mas depois você pega o jeito e acostuma-se com ele, então se você vai usar o photoshop aprenda com ele.Espero ter ajudadoT+

Compartilhar este post

Link para o post

OiConcordo com V_Leal, só complementaria que a hq pode sim ser finalizada do corel por exemplo, mas se for usado o indesign o resultado pode ficar mais prático, a acessibilidade aos estilos de texto principalmente, coisa que o corel não trata muito bem, o acesso ao trabalho com as camadas tb é bem melhor.Dentro do indesign o arquivo de trabalho pode ficar mais leve por causa dos links externos que ele cria quando importa uma imagem, no corel tudo está dentro dele, o que faz o arquivo ficar enorme.Como as imagens dos quadrinhos permanecem externas no indesign, elas podem ser reeditadas ou substituidas na pasta correta, o resultado aparece dentro do indesign.Se for uma hq grande demais, a solução do indesign usando e-book, faz com qua seja possivel manipular grandes revistas com grandes imagens.Tamos aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal!Estou muito afim de "aprender" de vez a desenhar e investir nisso..Mas tenho algumas dúvidas...Quais as vantagens em usar uma mesa digitalizadora?Um imagem dessa por exemplo foi feita em que programa? http://chester.blog.br/archives/img/paupaye.jpgQual um programa bom para fazer aqueles efeitos de sombra e iluminação do cabelo? (digo aqueles risquinhos)Pelo photoshop da para fazer as edições perfeitas de uma hq por exemplo?Corel Painter é recomendavel para inicantes?bom eh isso pessoal abraços!

Amigo, Temos vários tópicos falando sobre mesas digitalizadoras.. segue o último comentado, dá uma olhada:http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=232832Não vi a imagem que você postou, aqui no trampo é bloqueado, mas o pessoal costuma utilizar muito o photoshop, ele é quase ilimitado quando você tem uma tablet e consegue dominar bem as brushes... lembrando que o segredo de pintura digital é o domínio de brushes, o restante é fácil. O photoshop dá pra fazer edições perfeitas de hq sim!! Mas não é qualquer um que faz, lembre-se, o programa é só uma ferramenta, quem faz o negócio ficar bom é você!!!O Corel painter, nunca usei, so vi alguns trabalhos feitos nele, é muito violento amigo!!! Um programa fenomenal.. pelos resultados, é claro. Agora, na minha opinião, acho que não existe esse negócio de programa avançado para iniciantes.. pq msm você sendo iniciante e você pegando um programa bem avançado, você vai 'pastar' um pouco, mas vai aprender bastante e conseguir um resultado melhor depois do aprendizado. O que não rola é programa iniicante para usuário avançado..srsrrMas é isso aí amigo, espero que você se dedique bastante.. faça alguns trabalhos e vai postando na Galeria de Arte para que nós possamos opinar!!! Ok??

OiConcordo com V_Leal, só complementaria que a hq pode sim ser finalizada do corel por exemplo, mas se for usado o indesign o resultado pode ficar mais prático, a acessibilidade aos estilos de texto principalmente, coisa que o corel não trata muito bem, o acesso ao trabalho com as camadas tb é bem melhor.Dentro do indesign o arquivo de trabalho pode ficar mais leve por causa dos links externos que ele cria quando importa uma imagem, no corel tudo está dentro dele, o que faz o arquivo ficar enorme.Como as imagens dos quadrinhos permanecem externas no indesign, elas podem ser reeditadas ou substituidas na pasta correta, o resultado aparece dentro do indesign.Se for uma hq grande demais, a solução do indesign usando e-book, faz com qua seja possivel manipular grandes revistas com grandes imagens.Tamos aí.

Concordo plenamente, se for para diagramação, utilize o InDesign.. além da integração com o Photoshop ser mais prática, você vai poupar mais tempo e ficará mais fácil de manipular tua HQ.FlW!!!

Compartilhar este post

Link para o post

tendi tendi... eu sou webdesign.. trabalho com o fireworks.. mais ele não possui algumas ferramentas.. que seria essencial para fazer esses efeitos.. com os brushes do ps sem dúvida vai facilitar muito.. eu gostaria de saber se o illustrator eh bom para isso tbm?.. porque tipo.. vcs podem dizer que vai depender de qual eu me adaptar melhor.. mas sempre tem aquele programa que possui as ferramentas essenciais para desenvolver um tal trabalho... tanto eh que o illustrator eh da mesma empresa do ps.. ai fica a minha dúvida... a respeito das outras questões que postei.. deu para entender melhor sem dúvida e muito obrigado pelas respostas..Grato Walter

Compartilhar este post

Link para o post

tendi tendi... eu sou webdesign.. trabalho com o fireworks.. mais ele não possui algumas ferramentas.. que seria essencial para fazer esses efeitos.. com os brushes do ps sem dúvida vai facilitar muito.. eu gostaria de saber se o illustrator eh bom para isso tbm?.. porque tipo.. vcs podem dizer que vai depender de qual eu me adaptar melhor.. mas sempre tem aquele programa que possui as ferramentas essenciais para desenvolver um tal trabalho... tanto eh que o illustrator eh da mesma empresa do ps.. ai fica a minha dúvida... a respeito das outras questões que postei.. deu para entender melhor sem dúvida e muito obrigado pelas respostas..Grato Walter

depende do q você precisa fazer... se você for fazer um desenho vetorial (com cores chapadas) ou um desenho outline (só os contornos) o Illustrator é a ferramenta mais indicada (visto que se comunica bem com o Indesign e o Photoshop) mas se for fazer algo mais voltado pro 3D com sombras e etc... usa um programa de pintura como o Painter... ou usa o Photoshop mesmo que ele também "dá conta do recado" hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Mezy, eh um otimo programa de desenho vetorial, mas se você esta acostumado com o corel vai notar muita diferença entre eles, e se era pra fazer a parte dos escritos das paginas de quadrinhos melhor usar o indesign, o Illustrator não cria paginas como o corel apenas a que você esta trabalhando, mas você pode dividir cada pagina em uma camada e ir acionando ou escondendo ela, mas enfim depende do que você quer trabalhar nele.Abss

Compartilhar este post

Link para o post

Só complementando o que os outros dois amigos disseram:O Illustrator é para desenho vetorial, tipo, se você quer fazer um quadrinho tipo "turma da mônica", você vai até conseguir um resultado desejado, pois é um tipo de desenho puramente vetorizado. Agora se você precisar de efeitos de sombra, luz, texturas, blurs.. vai pro photoshop mesmo amigo.O fireworks não tem o que você precisa pq é um programa voltado para Web, produção web.. então.. nem da pé..srsr

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Mezy, eh um otimo programa de desenho vetorial, mas se você esta acostumado com o corel vai notar muita diferença entre eles, e se era pra fazer a parte dos escritos das paginas de quadrinhos melhor usar o indesign, o Illustrator não cria paginas como o corel apenas a que você esta trabalhando, mas você pode dividir cada pagina em uma camada e ir acionando ou escondendo ela, mas enfim depende do que você quer trabalhar nele.Abss

Ah claro!! pra quem vai fazer todos os passos de uma revista em quadrinhos... o melhor passo-a-passo é: vetorizar no Illustrator, jogar os efeitos de luz e sombra no Photoshop e editorar no Indesign!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif ps: eu sou guria hihihihihihih http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Ah claro!! pra quem vai fazer todos os passos de uma revista em quadrinhos... o melhor passo-a-passo é: vetorizar no Illustrator, jogar os efeitos de luz e sombra no Photoshop e editorar no Indesign!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif ps: eu sou guria hihihihihihih http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif
Foi mal...o nick me enganou...:)

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mal...o nick me enganou... :)
rssr.. me confundiu tbm.. tava crente ate o momento que era do sexo masculino..rssr.Muda la no seu perfil e informa o sexo feminino, dae não tem coomo errar..srsrAbs.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.