Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Neolitic

[Resolvido] charset=UTF-8

Recommended Posts

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif Inseri esta alinha abaixo na página e a renderização alterna os acentos para outros caracteres.

 

<meta content="text/html; charset=UTF-8" http-equiv="content-type"/>

O que fazer?

 

Estou testando a página numa máquina local.

 

Grato,

 

Neolitic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O charset UTF-8 não contém certos caracteres latinos como as letras acentuadas "á", "õ" e "í".

Quando você dá ao browser o "ç" ele procura no charset (conjuntos de caracteres) o código referente para poder mostrar o mesmo na tela... como o UTF-8 não tem o "ç" ele acaba mostrando um erro.

 

É preciso utilizar códigos no local desses caracteres. Esses códigos são conhecidos como HTML Entities.

No link a seguir você tem uma lista (não completa mas suficiente) disponibilizada pelo w3c: http://www.w3schools.com/tags/ref_entities.asp

 

Para entender mais do assunto você encontra uma série de posts no blog do Henrique:

http://www.revolucao.etc.br/archives/categ...set-e-encoding/

 

Na prática tu resolve o teu problema alterando os caracteres dessa forma:

á - áÁ - Ác - çõ - õ
e por ae vai...

 

Aparentemente o assunto é simples mas tem muita coisa pra se estudar sobre o mesmo e

às vezes alguns conceitos se confundem. Confira isso só pela quantidade de posts no blog do Henrique.

 

O porquê de usar tais códigos é a questão de se ter um padrão para que, por exemplo, o "é" seja compreendido e renderizado corretamente (da mesma forma) por browsers que possui definições de idiomas diferentes.

 

Com esses códigos o "é" vai ser exibido da mesma forma em um browser que tem definido como idioma o português, inglês, chinês...

 

É por aí essa questão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, Tigo.Já tinha feito alguns teste usando os HTML Entities, mas achei por demais trabalhoso. De qq forma, sua resposta foi boa o suficiente para eu entender o problema que tenho diante de mim. Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Neolitic, você tem que ver como o seu editor salva esses caracteres!!! Os códigos de escape á, ç etc. funcionam para qualquer coisa q você coloque ao invés de UTF-8.

 

o problema é ver se o seu editor salva em utf 8.

 

o bloco de notas do windows (xp pra frente) dá essa opção se você usar a opção salvar como... caso contrário ele salva em iso-8859-1

 

já no linux, utf-8 reina absoluto em quase tudo. vale lembrar sempre que utf-8 é o novo padrão para texto em internet. veja seu editor, ou procure um na internet que salve em utf-8. dessa forma, você pode digitar os acentos normalmente sem os códigos de escape.

 

a tag é só para você indicar pro navegador qual foi o formato que o editor salva, pois o formato arquivo texto simples é muito rudimentar e não especifica qual o charset (utf-8, iso-8859-1, etc.) que ele salva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde para todos

Se ajudar em alguma coisa, eu tb consegui resolver com certa facilidade este problema, mas:

eu uso o developer para fazer os meus projeto, não manjo muito de programação, meu conhecimento é básico, mas nesse caso foi uma simples mudança na configurção do developer em sendemail, mudar todos para utf-8 , com isso não tenho mais problemas . O developer praticamnete anda sozinho e me ajuda muito .

Valeu turma

Um bom natal para todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @Sos,

 

Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

 

Continue contribuindo respondendo os tópicos mais recentes.

 

Abraços

 

Mário Monteiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá à todos,

 

Gostaria desde já agradecer à ajuda.

 

Para que utiliza o NOTEPAD ++ basta clicar em formatar em seguida clique em converter para UTF-8

 

Parabéns a todos nós.

 

Sds,

Jefferson Messias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.