Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Digaumx

Plano cartesiano

Recommended Posts

Boa tarde pessoal

preciso elaborar um algoritmo q possui uma função para verificar se um determinado ponto "p" está dentro de um círculo,sobre o círculo ou fora do círculo que está em um plano cartesiano.Afunção deverá receber como parâmetros as coordenadas do centro da circunferência(x e y),o raio da circunferência e as coordenadas do ponto"p"(x e y).Afunção deverá imprimir uma das 3 mensagens:

"o ponto P está fora do círculo"

ou

"o ponto p está sobre o círculo"

ou

"o ponto p está dentro do círculo"

só que eu não faço a menor idéia d como começar a fazer

to arrancando os cabelos já

alguém pode me dar uma luz por favorrrrr http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif

preciso entrega esse trabalho segunda feira

desde já agradeço a atenção de todos

abraçoss

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara isso é um problema de geometria né? para saber se um ponto está dentro de uma circulo.sejam:cx e cy - coordenadas do centro do círculor - raio do circulopx e py cordenadas do pontopra facilitar, faça o traslado dos pontos de tal ponto que o centro fique em (0, 0). pra todas as cordenadas x subtraimos cx e todas as coordenadas y subtraimos cy; ou sejapx = px - cx;py = py - cy;cx = 0; (ou seja cx = cx - cx)cy = 0; (ou seja cy = cy - cy)agora pra saber se o ponto está dentro da circunferencia é só lembrar da inequação do circulo (X ao quadrado) + (Y ao quadrado) [[MENOR OU IGUAL]] (R ao quadrado)ou seja,se (px * px) + (py * py) <= (r * r) for verdade, então o ponto está dentro do círculo.lembre-se que eu destruí os valores originais, se você precisá-los deles de novo é melhor guardar as variáveis originais.pra passar isso pra um programa você deve saber um minimo de programação.

Compartilhar este post

Link para o post

cara isso é um problema de geometria né? para saber se um ponto está dentro de uma circulo.

sejam:

cx e cy - coordenadas do centro do círculo

r - raio do circulo

px e py cordenadas do ponto

pra facilitar, faça o traslado dos pontos de tal ponto que o centro fique em (0, 0). pra todas as cordenadas x subtraimos cx e todas as coordenadas y subtraimos cy;

ou seja

px = px - cx;

py = py - cy;

cx = 0; (ou seja cx = cx - cx)

cy = 0; (ou seja cy = cy - cy)

agora pra saber se o ponto está dentro da circunferencia é só lembrar da inequação do circulo

(X ao quadrado) + (Y ao quadrado) [[MENOR OU IGUAL]] (R ao quadrado)

ou seja,

se

(px * px) + (py * py) <= (r * r) for verdade, então o ponto está dentro do círculo.

lembre-se que eu destruí os valores originais, se você precisá-los deles de novo é melhor guardar as variáveis originais.

pra passar isso pra um programa você deve saber um minimo de programação.

Ô fera, você entrou ai tirando essa onda toda aí mas cadê? Essa sua lógica aí tá furada parceiro, tá faltando alguma coisa aí você não acha? Me responde uma coisa aí; Pra que você atribui o valor ZERO às variáveis cx e cy se você não usa nenhuma das duas depois dessa definição?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.