Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mediamaster

Como pintar/desenhar em resolucoes altas (300 DPI)?

Recommended Posts

Ola galera!

Tava lendo varios topicos aqui sobre DPI, impressao e etc... mas nenhum deles chegou no ponto onde está a minha duvida...

eu preciso fazer alguns trabalhos, pinturas especificamente, no PS em 300DPI, pra ser impresso numa revista.

A questao é:

Digamos q eu estou com uma pintura feita em 300DPI aberta no PS. Quando eu pintei ela, na maior parte do tempo fiz com o zoom em 25%, ou no maximo 50%. Sendo assim quando ela está nesse nivel de zoom ela está perfeita, já quando eu colocar em 100% de zoom, vai aparecer as diversar marcas das "pinceladas"... Na hora da impressao entaum, como ela vai sair????? Bunitinha e perfeitinha ou cheia de marcas? Vai aparecer da forma q eu via ela quando tava pintando ou da forma q eu vejo quando coloco em 100% de zoom..???

Vi alguns trabalhos no DA por exemplo, onde quando você visualiza a imagem em tamanho reduzido ela tá perfeita, é uma pintura com todos os detalhes, mas quando você visualiza ela em tamanho real fica um monte de rabisco, de pinceladas e etc...

Ou perguntando de outra forma: quero q a pintura sai perfeita na impressao, com todo o realismo, o q devo fazer: pintar em 100% de zoom aquela imagem gigante, ou baixar o zoom e pintar como se fosse uma imagem menor??

Naum sei se deu pra entender a minha duvida... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif/> http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif/> http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif/>

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola,seria + ou - assim, você cria a sua area de trabalho (revista geralmente 21x30 cm) com 300 dpi, se trabalhar com menos, tipo 100dpi, a imagem pode sair serrilhada na impressão,com mais é besteira, ja que sua imagem vai ser feita direto no PS, quanto a ver os erros ou pincelas, se tiver uma impressora fotografica tire uma impressão no gloss ou papel fotografico, no tamanho que vai sair a imagem, a qualidade em uma gráfica não vai ficar melhor que isso, na tela você pode deixar do tamanho que vai sair na revista pra dar uma conferida ja que o PS não mosta a tela em cm mas o ideal seria imprimir e ver como fica.espero ter ajudadoT+

Compartilhar este post

Link para o post

media...você tem que pintar em 100% pois o que está ai é o mais próximo da impressão....... o que alguns amigos meus que pintam por digital fazem é .... a parte da pintura basica como cores de fundo, a base da pintura, o que nãonecessita de muito detalhamento pintam de longe mesmo para ter uma visão melhor, mais na hora que vão para o detalhamento ai pintam em 100%pois senão na hora de impressão concerteza irá ficar ruim !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte Media, se você quer um trabalho de 20 x 20 por exemplo... ai você faz em 40 po 40 e depois reduz. para 20 por 20.se quer um trampo de 800 por 600 ai você faz 4 vezes maior(ou duas vezes) e depois reduz.No fim você terá seu arquivo perfeito.Ou faz como o coxão disse trabalha em 100%mas a maioria dos grandes artistas que conheço faz da primeira maneira que disse.abrass

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho q o erro está ai mesmo..

pq na verdade, quando você faz o trampo num arquivo com zoom ACIMA de 100% você está vendo uma imagem ligeiramente distorcida, entao você tenta organizar uma coisa distorcida e faz com q ela fique boa mesmo distorcida, ai entao quando você reduz o zoom para 100% ela nao está boa, está PERFEITA, pois você observou detalhes.

quando seu zoom está abaixo, ela não fica distorcida (pixelizada) e ainda oculta detalhes que vão aparecer no 100%

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif/>

Compartilhar este post

Link para o post

to super confuso...

acho q o q o Deh quis dizer é q deve-se pintar em alguns momentos com zoom mais alto, tipo 200, 400%...pra aperfeicoar os detalhes e quando tu puxar pra 100% a imagem estar perfeita...é exatamente o q eu faço...

A minha pergunta gira em torno disso... uma imagem de por exemplo 3000x4000 pixels em 300 dpi, pra ser impresso numa revista, tem q estar perfeita com zoom de 100%, ou com um zoom menor, tipo 33,33%...etc..pq na revista acho q naum vai ser impresa taum grande...

Mas assim... estou fazendo um upgrade no meu pc, pq ele naum aguenta trabalhar com imagens em 300dpi, e dae vou comecar a fazer esses trabalhos...acho q dae fica mais facil pra mim sacar...

Na verdade tenho umas imagens grandes, na faixa de 2000 pixels ou mais, mas em 72dpi, e quero pintar elas em 300dpi...

Bom...chegando minhas novas peças de hardware fica mais facil e dae faco alguns testes..

Abraços! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif/>

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte Media, se você quer um trabalho de 20 x 20 por exemplo... ai você faz em 40 po 40 e depois reduz. para 20 por 20.se quer um trampo de 800 por 600 ai você faz 4 vezes maior(ou duas vezes) e depois reduz.No fim você terá seu arquivo perfeito.Ou faz como o coxão disse trabalha em 100%mas a maioria dos grandes artistas que conheço faz da primeira maneira que disse.abrass

ta loko panta... imagina pintar uma tela 50x60 (centimetros)..... fazer o dobro do tamanho pra depois reduzir... o tempo que você irá levar pra pintar é bem maior...que depois será "disperdiçado"sendo que basta trabalhar em 100% que você não terá problemas !!!

to super confuso...acho q o q o Deh quis dizer é q deve-se pintar em alguns momentos com zoom mais alto, tipo 200, 400%...pra aperfeicoar os detalhes e quando tu puxar pra 100% a imagem estar perfeita...é exatamente o q eu faço...A minha pergunta gira em torno disso... uma imagem de por exemplo 3000x4000 pixels em 300 dpi, pra ser impresso numa revista, tem q estar perfeita com zoom de 100%, ou com um zoom menor, tipo 33,33%...etc..pq na revista acho q naum vai ser impresa taum grande...Mas assim... estou fazendo um upgrade no meu pc, pq ele naum aguenta trabalhar com imagens em 300dpi, e dae vou comecar a fazer esses trabalhos...acho q dae fica mais facil pra mim sacar...Na verdade tenho umas imagens grandes, na faixa de 2000 pixels ou mais, mas em 72dpi, e quero pintar elas em 300dpi...Bom...chegando minhas novas peças de hardware fica mais facil e dae faco alguns testes..Abraços! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif/>

elas tem que estar com um zoom perfeito em 100%... (ALT + zero) é prévia mais ou menos do que irá sair no papel........sobre detalhamento.... dependendo do detalhe feito em 400% quando tu voltar pra 100% não irá nem aparecer se for pequeno d+tenha sempre a visualização completa (100%) como base... o resto você adapta como quiser!..tipo acho que os 300 dpi meu tem que ver certinho se realmente é necessário..... ou se trabalhar com uma resolucao em pixels alta (ex: 5000x500) em 72 dpi não acaba dando na mesmaeu falo isso pelos PRINTS que existem no DA..... toda imagem é enviada em 72 dpi...e eles fazem impressões de um simples imã de geladeira até um 30x40....

Compartilhar este post

Link para o post

ta loko panta... imagina pintar uma tela 50x60 (centimetros)..... fazer o dobro do tamanho pra depois reduzir... o tempo que você irá levar pra pintar é bem maior...que depois será "disperdiçado"sendo que basta trabalhar em 100% que você não terá problemas !!!

to super confuso...acho q o q o Deh quis dizer é q deve-se pintar em alguns momentos com zoom mais alto, tipo 200, 400%...pra aperfeicoar os detalhes e quando tu puxar pra 100% a imagem estar perfeita...é exatamente o q eu faço...A minha pergunta gira em torno disso... uma imagem de por exemplo 3000x4000 pixels em 300 dpi, pra ser impresso numa revista, tem q estar perfeita com zoom de 100%, ou com um zoom menor, tipo 33,33%...etc..pq na revista acho q naum vai ser impresa taum grande...Mas assim... estou fazendo um upgrade no meu pc, pq ele naum aguenta trabalhar com imagens em 300dpi, e dae vou comecar a fazer esses trabalhos...acho q dae fica mais facil pra mim sacar...Na verdade tenho umas imagens grandes, na faixa de 2000 pixels ou mais, mas em 72dpi, e quero pintar elas em 300dpi...Bom...chegando minhas novas peças de hardware fica mais facil e dae faco alguns testes..Abraços! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif/>

elas tem que estar com um zoom perfeito em 100%... (ALT + zero) é prévia mais ou menos do que irá sair no papel........sobre detalhamento.... dependendo do detalhe feito em 400% quando tu voltar pra 100% não irá nem aparecer se for pequeno d+tenha sempre a visualização completa (100%) como base... o resto você adapta como quiser!..tipo acho que os 300 dpi meu tem que ver certinho se realmente é necessário..... ou se trabalhar com uma resolucao em pixels alta (ex: 5000x500) em 72 dpi não acaba dando na mesmaeu falo isso pelos PRINTS que existem no DA..... toda imagem é enviada em 72 dpi...e eles fazem impressões de um simples imã de geladeira até um 30x40....
nussa neguin vai ter q compra um monitor de 40" :rolleyes:/> :rolleyes:/> :rolleyes:/> :rolleyes:/> :rolleyes:/>

Compartilhar este post

Link para o post

Coxão,pra gráfica eles pedem os 300pdi para não correr o risco de sair pixelada na hora de gerar o fotolito, mas ja imagens muito boas acima de 180dpi, abaixo começa a dar problemas tipo parecer que esta esfumaçado e algumas com 90 ou 100 dpi eu ja vi ficar bem serrilhada.Já quanto ao tamanho da pintura, pode ser sim do tamanho do impresso, o que todos sabem é que não pode ser menor.T+

Compartilhar este post

Link para o post

Bem a ideia que eu daria eh a mesma do coxão (100%),

Agora para você ter um retorno de como sua imagem vai sair,

uma dica que eu dou eh você salvar a imagem JPEG e ver como ela esta,

pq o ps gostar de dar uma "enganadas" em visualização.

certo!? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif/>

aaaahhhhh.....lembrando que tem q ser CMYK ou ADOBE RGB 1998 pra impressões.;)/>

abrçss

Compartilhar este post

Link para o post

oi aproveitando o tópico e a dúvida do mediaqueria saber pq quando trabalho no photoshop com uma imagem do tamanho do material que será impressoexemplo: 14x21 cm em 300 dpi, se eu salvar a mesma em tiff ou mesmo jpg e importar para um arquivo de mesmo tamanho, no corel essa imagem vem com o dobro do tamanho já especificado? gostaria de saber pq fiz alguns testes e esses arquivos quando fechado em pdf ficavam super pesados,e quando eu diminuia o tamanho da imagem no photoshop o mesmo perdia a qualidade...nossa ufaaa essa foi difícil... será que alguém entendeu minha pergunta?espero que possam explicar!valeu...

Compartilhar este post

Link para o post

oi aproveitando o tópico e a dúvida do mediaqueria saber pq quando trabalho no photoshop com uma imagem do tamanho do material que será impressoexemplo: 14x21 cm em 300 dpi, se eu salvar a mesma em tiff ou mesmo jpg e importar para um arquivo de mesmo tamanho, no corel essa imagem vem com o dobro do tamanho já especificado? gostaria de saber pq fiz alguns testes e esses arquivos quando fechado em pdf ficavam super pesados,e quando eu diminuia o tamanho da imagem no photoshop o mesmo perdia a qualidade...nossa ufaaa essa foi difícil... será que alguém entendeu minha pergunta?espero que possam explicar!valeu...

Dama,os jpg eu sempre vejo acontecer isto, ele mantem o tamanho em pixel e não em cm, ja o tiff e o psd mantem as devidas medidas, o corel 13 importa bem os jpg, no tamanho da imagem, lembrando de manter o formato de cor em CMYK, outra alternativa é trabalhar com o illustrator, ja que ele só indexa a imagem e não incorpora ao arquivo como o corel faz, assim seu arquivo fica um pouco menor e a imagem fica com a qualidade que você criou no PS, mas você tem que lembrar de mandar os links junto com o arquivo (no caso as imagens usadas na montagem).T+

Compartilhar este post

Link para o post

Coxão,pra gráfica eles pedem os 300pdi para não correr o risco de sair pixelada na hora de gerar o fotolito, mas ja imagens muito boas acima de 180dpi, abaixo começa a dar problemas tipo parecer que esta esfumaçado e algumas com 90 ou 100 dpi eu ja vi ficar bem serrilhada.Já quanto ao tamanho da pintura, pode ser sim do tamanho do impresso, o que todos sabem é que não pode ser menor.T+

não necessariamente é 300 dpi....se a saída de impressão for 200 dpi não tem necessidade de mandar em 300é que 300é um padrão que as gráficas sempre pedem, mais tem resoluções maiores e menores......e tipo a minha duvida é a comparação entre por exemplo:uma imagem 30x40x300 gira em torno de 3500x4700 pixelse se eu trabalhar ao inves disso com 5000x5000 em 100dpi , depois no crop será que ira perder muita qualidade???pois é o que acontece com fotografia digital... nenhuma camera tira foto em 300 dpi....... mais elas tiram em resolucoes altas 3****x2**** e depois você cropa em 30x40 e sai uma qualidade excelente, até posters de 1 x 1 (mt) fica uma qualidade boa (nao perfeita!)digo tudo isso pq o media disse que o pc dele nao aguenta e tal trabalhar com 300 dpi..... entao se em 100 daria a mesma qualidade pra quer acumularmais espaço e trabalhar mais lentamente pra se obter um pouco mais de qualidade... !bom é minha duvida.......e minha ideia !!

pq nao exporta direto do photoshop para PDF... ??

Compartilhar este post

Link para o post

bom galera...na verdade...bem na verdade...eu preciso mandar essas pinturas pra uma revista e o cara disse q tem q ser em 300dpi mesmo....De qualquer forma semana q vem já chega um pc melhor aqui... dae começo a testar todas as possibilidades e idéias :rolleyes:/> Abraços! ^_^/>

Compartilhar este post

Link para o post

galera!! vcs estão fazendo uma confusão entre DPI e PPIDPI é resolução pra impressãoPPI é resolução de monitor (e dos CCDs de cameras digitais)e qual a diferença?se você vai usar um arquivo para impressão e você precisa imprimir numa página A4 por exemplo...sua imagem deve ter 21 X 29,7cm.... mas a resolução de impressão é 300dpi (dots per inch - pontos por polegada)ai é que está... eu tenho o tamanho do arquivo em cm e a resolução em dpi e isso confunde geral..pra isso... basta usar tudo em polegadas...21 X 29,7 cm em polegadas fica 8,267 X 11,693 então minha imagem é assim... a cada 1 polegada na largura e na altura eu tenho 300 pontosfazendo a conta... 8,267 * 300 = 2480px11,693 * 300 = 3507pxminha imagem no monitor aparecerá com 2480px de largura e 3507px de altura (enorme) mas ainda assim será impressa perfeitamente numa folha A4agora... vamos supor que encontramos na internet uma imagem de 2480 X 3507px mas em 72 dpi....fazendo a conta...2480 / 72 = 34,444 polegadas3507 / 72 = 48,708 polegadascolocando isso em cm da 89,49 X 123,25por isso é fácil pegar uma imagem grande na internet em 72dpi e ainda assim imprimir com qualidade!!

Compartilhar este post

Link para o post

pra complementar...

nos ajustes de tamanho de imagem do photoshop (ctrl + alt + i) quando desmarcamos a opção 'Resample Image'... podemos ajustar a impressão do arquivo (quantidades de DPI a cada cm / polegada) sem perder qualidade

Imagem Postada

na imagem, o arquivo mantém os 2480 X 3508px... distribuidos em 300 pontos a cada polegada...

isso na prática é:

se diminuirmos a resolução, o arquivo vai ser impresso em uma escala maior... se aumentarmos... ele será impresso em uma escala menor.

um wallpaper baixado da internet por exemplo, com 1024 X 768px em 72 dpi

se eu quiser imprimir esse arquivo em 300dpi sem perder qualidade, basta usar esse recurso que ele sairá com 8,67 X 6,5cm

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores, boa tarde.

Deixar eu ver se entendi. Considerem que eu tenha um site na largura de 750px e uma imagem que ocupe toda essa medida. Agora, considerem que ao imprimir este documento eu queira que a largura do impresso fique com 19 cm (estou considerando uma folha A4 com 1 cm de margens laterais). Ao criar minha imagem no PS eu terei que considerar a resolução de 100dpi. Seguem os cálculos:

19 cm = 19 / 2,54 = 7,48';

750 px / 7,48' = 100,27 dpi;

Caminho inverso: criando a imagem com 100 dpi, dimensão em tela de 750px, imprime com 19,05 cm.

750 px / 100 dpi = 7,50' ==>> 7,50' x 2,54 = 19,05 cm

:unsure:/> É isso mesmo?

Att.

Fnmoura

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores, boa tarde.

Deixar eu ver se entendi. Considerem que eu tenha um site na largura de 750px e uma imagem que ocupe toda essa medida. Agora, considerem que ao imprimir este documento eu queira que a largura do impresso fique com 19 cm (estou considerando uma folha A4 com 1 cm de margens laterais). Ao criar minha imagem no PS eu terei que considerar a resolução de 100dpi. Seguem os cálculos:

19 cm = 19 / 2,54 = 7,48';

750 px / 7,48' = 100,27 dpi;

Caminho inverso: criando a imagem com 100 dpi, dimensão em tela de 750px, imprime com 19,05 cm.

750 px / 100 dpi = 7,50' ==>> 7,50' x 2,54 = 19,05 cm

:unsure:/> É isso mesmo?

Att.

Fnmoura

Exatamente!!

uma tela de 750px X 750px em 100dpi você imprime com 19,05cm²

com 72dpi você imprime com 26,46cm²

com 200dpi você imprime com 9,53cm²

com 300dpi você imprime com 6,35cm²

e por ai vai... quanto mais DPIs maior qualidade de impressão... porém... menor tamanho da imagem impressa!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.