Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SilvaExtreme

Sistema de Notícias com fotos, simples, prático e funcional

Recommended Posts

Olá galera,

Tenho visto muitos posts em fóruns das mais diversas espécies pela net afora, que existe uma gama muito grande de pessoas que tentam aprender numa boa a programar nesta linguagem, “ASP”. Para alguns colegas programadores, e não quero aqui culpar ninguém, é muito fácil dizer para o iniciante ir procurar um script pronto no hotscript, no scriptbrasil no etc...

Conheço a realidade longe dos grandes centros, na cidade onde moro uma escola ou faculdade na área fica a pelo menos 1000 Km de distância.

Tenho visto muita gente procurando um script ou código pronto de sistema de notícias. Não estou querendo ensinar nada, nem ao menos fazer um site para alguém, quero apenas mostrar que com um pouco de paciência e vontade é possível desenvolver muitas coisas com os conhecimentos que já estão disponibilizados na internet.

Montei um simples sistema de notícias, feito aos pedaços, usando vários códigos, aqui do forum usei o upload sem componentes do Dark0 e a paginação do ALEX TEIXEIRA - alexct.

O sistema funciona de seguinte forma:

Quando entra no site e passa pela página default.asp, é acionado um script de contagem, ele anota no banco de dados uma visita para o dia de hoje, outra visita para geral e o endereço de onde a pessoa clicou em um link para chegar no seu site, caso tenha digitado o endereço no navegador, será contado como endereço digitado.

Feito a contagem você será redirecionado para a página home.asp, esta será página principal do site, ali listei cinco assuntos diferentes de notícias, quatro sem e uma com fotos e um menu que está colocado em um include.

Ao clicar no link será aberta a página mostra.asp que mostrará a noticia acionada e no rodapé da página listará mais 10 tópicos de notícias daquele mesmo assunto.

No formulário de busca, você pode procurar por palavras contidas no corpo da matéria, a página buscar.asp vai listar cada resultado encontrado, mostrando inclusive a qual assunto pertence, é simples e sem paginação.

No menu, está o item logar, ao clicar nele você será redirecionado ao sistema de login, com sua senha e usuário você acessa a página admin.asp onde estão as informações para começar a atualizar o site.

O usuário e senha para teste são:

Usuário: cidosilva

Senha: 123456

Adicionar Notícia com foto

Adicionar Notícia sem foto

Alterar conteúdo

Deletar conteúdo

Contador

Vou dar uma sugestão no que diz respeito a edição de fotos. Essa sugestão é parte do manual que meus clientes recebem quando adquirem um de meus sistemas. Ao editar as fotos para a matéria, redimensione elas no tamanho exato que vai aparecer, neste caso utilize 180px por 135px, isso faz ficar mais leve e abrir mais rápido a página de mostra.

Outra coisa a ser observada é a questão de nome da foto, por exemplo, hoje é dia 03 de setembro de 2007, a minha primeira foto de hoje seria 0103090701, vamos analizar: 01 é o meu número, cada atualizador tem seu número, 03 é o dia de hoje, 09 o mês, 07 o ano e 01 do final o número da foto, cada foto terá seu número. Pra diminuir os nomes eu utilizo 0103090701.jpg para a foto que vai dentro da matéria e 0103090701.gif para a foto que vai na capa.

Não espere um completo editor de textos, com funções em javascript, fiz o mais simples possível, simples e funcional. O sistema é completo e está funcionando 100%. Preciso listar aqui a deficiência de não poder alterar as fotos, caso queira alterar a foto delete a matéria e poste novamente. Particularmente eu uso o obj_FileUpload_beta_full há mais de 5 anos e nem fui atrás da versão full, devido sua flexiblidade. Respeitado todas as opiniões, vou emitir a minha, em meus sistemas nunca uso componentes para upload, pois as vezes o cliente escolhe um hospedeiro picareta e isso inviabiliza o upload com componente.

Antes de testar o sistema de notícias, verifique seu IIS e as permissões no diretório /fotos/, caso baixe ele da internet, antes de usar, dê um clic com o botão direito na pasta do arquivo e desmarque a opção somente leitura, pois na maioria dos casos o upload não funciona porque o bd ou a pasta fotos está definida somente como leitura.

Não preocupei com layout nem com uma conexão bem definida com o banco de dados, procurei fazer um sistema para iniciante entender. Antes que comecem os comentários, tipo: eu faço diferente, isso ficou amador, ou você poderia ter melhorado em tal ponto, lembre-se:

Eu faço diferente! Esse não é um sistema profissional, é simples, pratico e funcional, Meus sistemas profissionais também são comerciais. Vivo disso!

Caso queiram ajustar o código, aumentar os recursos, ou aperfeiçoa-lo, sintam-se a vontade, ele é free, mas postem as mudanças aqui pra galera acompanhar, se você não tiver um servidor para hospedar os arquivos, poste em meu e-mail que hospedo e disponibilizo o link.

Baixe o código neste link

|||| Editado para atualizar o link |||||

Bom estudo a todo e sucesso.

<% Cido Silva - Desenvolvimento de sites,

softwares e aplicações para web %>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sensacional Amigo...você se junta a caras como Eriva, Jonathan, MisterPe, Andreia_SP, Salgado, Ted que ajudam a esse fórum se tornar referência para nós que trabalhos com desenvolviemnto na área de informática...É concordo com a indicação do amigo, esse post deveria ser um artigo.Grato pela colaboração,AugustoBelém - Pará

Compartilhar este post

Link para o post

Olá galera,

O feriadão vem aê e como não estou tão independente assim, vou aproveitar o feriado e fim de semana pra completar um código de galeria de foto, completo, simples e funcional, usando o pure asp upload, um sistema de upload sem componente.

Estou com uma dúvida, devo fazer ele separado ou anexar ao código do sisteminha de notícias??

Por um lado podeíamos ter dois códigos diferentes e por outro poderíamos ter um sistema de noticias com galeria de fotos.

Aproveitando essa passada por aqui, notei que meu código ficaria melhor com um link para imprimir a notícia, você clica no link, abre uma nova janela, branca, com a matéria, aê vem o tradicional link da impressora, clicou imprimiu. Vou fazê-lo Tb.

Opinem aê, vou postar na segunda.

Uma grande abraço a todos e Bom feriado.

Cido Silva

Desenvolvimento de softwares, sites e aplicações para web.

Compartilhar este post

Link para o post

oii!!!!amigo baixei seu exemplo para efetuar testes, ele ficou muito bom só que não consigo fazer upload das imagensé apresentado esse erro:Server object error 'ASP 0177 : 800401f3' Server.CreateObject Failed /marvinoliveiras/silvaextreme/addnotfoto1.asp, line 81 800401f3o que pode está ocorrendo?pode ser o servidor que não suporta upload,? se for o que posso fazer?aguardo respostasmuito obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, tava curtindo o fim de semana, por isso demorei responder.Testei o código aqui denovo e funcionela legal.O erro apresentado é relacionado a FSO, seu servidor é gratuito?? Se for não deve ter permissão para uso de FSO.Grande abraço.

oii!!!!amigo baixei seu exemplo para efetuar testes, ele ficou muito bom só que não consigo fazer upload das imagensé apresentado esse erro:Server object error 'ASP 0177 : 800401f3' Server.CreateObject Failed /marvinoliveiras/silvaextreme/addnotfoto1.asp, line 81 800401f3o que pode está ocorrendo?pode ser o servidor que não suporta upload,? se for o que posso fazer?aguardo respostasmuito obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Silva, Ficou muito bacana! Estou testando aqui este sistema de noticias mas a paginação não esta funcionando. Ex.: Se tiver duas páginas de notícias (notícias Locais) quando clico para ir pra segundo da que a pág. Não foi localizada!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Silva, Ficou muito bacana! Estou testando aqui este sistema de noticias mas a paginação não esta funcionando. Ex.: Se tiver duas páginas de notícias (notícias Locais) quando clico para ir pra segundo da que a pág. Não foi localizada!

Oi jah encontrei o problema!nas pag brasil, local etc na paginacao esta o link "href='noticias1.asp?PagAtual.." é soh subistituir o "noticias1" pelo nome da pag. referente q funciona beleza!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Cido,Muito bom o seu sistema, principalmente para iniciantes, como é o meu caso. Tô achando fantástico mexer nele, vou implementar e postar ele aqui pra todo mundo ver. Mas agora me veio um problema que travou tudo aqui pra mim... Estou querendo exibir o penultimo registro (Ou seja, a penúltima notícia de uma categoria), sei que algo com o Select, ja tentei de tudo mas não consegui fazer isso ainda. Se não for pedir demais, será que eu poderia contar com mais esta forcinha sua ?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Cidotudo bem?Pesquisando em sites, encontrei esse seu sistema d news muito interessante, gostei muito das funcionalidades dele apresentadas por você mesmo! Demais, parabéns!! Baixei o código disponível, como eu sou muito leigo nao consegui usá-lo, ocorreu esse erro:# Microsoft JET Database Engine (0x80004005)A operação deve usar uma consulta atualizável./silvaextreme/valida_login.asp, line 52# Tipo de navegador:Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; pt-BR; rv:1.8.1.4) Gecko/20070515 Firefox/2.0.0.4# Página:POST 50 bytes to /silvaextreme/valida_login.aspvocê pode me ajudar? Aguardo.Muito obrigado. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Cidotudo bem?Pesquisando em sites, encontrei esse seu sistema d news muito interessante, gostei muito das funcionalidades dele apresentadas por você mesmo! Demais, parabéns!! Baixei o código disponível, como eu sou muito leigo nao consegui usá-lo, ocorreu esse erro:# Microsoft JET Database Engine (0x80004005)A operação deve usar uma consulta atualizável./silvaextreme/valida_login.asp, line 52# Tipo de navegador:Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; pt-BR; rv:1.8.1.4) Gecko/20070515 Firefox/2.0.0.4# Página:POST 50 bytes to /silvaextreme/valida_login.aspvocê pode me ajudar? Aguardo.Muito obrigado. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria conhecer esse sisteminha de notícias, mas pelo jeito não está mais disponível no link.

Alguém possui os arquivos?

Obrigado!

Olá Flavio desculpa a demora,

O link para a página do donload doas arquivos é este:

Sistema de Noticias

Página do Donwloads

Bom Fim de semana e suceso com o sistema de notícias

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Parabéns pelo script.

Cara, estou precisando de um que faça exatamente o mesmo que o seu só que em PHP.

Você teria ???

Valeu !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom, mas eu não consegui adaptar ao que preciso. apareceu:

Type mismatch: 'BuildUploadRequest'

Alguem sabe por que?

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado:

Se você baixou e tem em seu arquivo este código e o do sistema fotos com upload tambem de minha autoria, por gentileza, encaminhe para o e-mail cidosilva@cidosilva.com.br.

Estive ausente por um tempo e neste periodo perdi meus dados e arquivos, muitas pessoas me solicitam estes códigos e não os tenho mais para atualizar os links

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.