Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AlphaBlend

Dica de Componente

Recommended Posts

Essa suite de componentes foi uma das melhores que já usei, muito completa e estável.

A suite é um pouco complicado de instalar para os iniciantes, mas é só seguir as intruções que vcs instalaram sem grandes problemas.

 

O texto a seguir foi retirado do site ClubeDelphi, e fala justamente dessa suite de componentes.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Imagem Postada

 

A RxLib é uma das melhores suites de componentes disponível, com vantagens adicionais: é grátis e vem com código fonte completo. Funciona em todas versões de Delphi. Quando é instalada, ela cria três novas abas na paleta de componentes:

 

Componentes Visuais (RxControls) - Aqui são encontradas muitas EditBoxes especializadas, como a ComboEdit (Edit com um botão), FileName e Directory edit (para selecionar arquivos e diretórios), DateEdit, com um calendário popup, CurrencyEdit, para edição de números e valores monetários, RxCalcEdit, com uma calculadora popup e um SpinEdit para editar valores em ponto flutuante.

Outros controles encontrados aqui são o TextListbox (uma listbox com uma scrollbar horizontal), a CheckListBox (uma listbox com CheckBoxes), FontCombobox e ColorCombobox (para selecionar cores e fontes). Há também muitos controles visuais, como um splitter (divisor), um controle deslizante, um label 3D, um relógio, um bot&athlde;o liga/desliga semelhante ao exemplo BiVbx do D1, um dado e controles para visualizar arquivos Gif, incluindo Gifs animados. Esta palheta também contém uma DrawGrid com mais eventos.

 

 

Componentes Data aware (RxDBAware) - Aqui são encontradas versões data aware dos editbox (DBComboEdit, DBDateEdit, DBCalcEdit), versões melhoradas dos Lookups e Combos, com mais eventos e procura incremental.

Alguns datasets novos estão aqui: o RxQuery permite "macros" que substituem partes de uma query, como o "order by", coisa que não pode ser feita com parâmetros comuns, o SQLScript, que executa uma série de comandos SQL, a MemoryTable, que cria uma tabela na memória, ideal para tabelas temporárias e uma QBEQuery, que aceita arquivos "Query by Example" criados pelo DatabaseDesktop ou Paradox. Há um filtro implementado via BDE, útil no D1, que não tem esta facilidade e uma versão data aware do RichEdit (somente no D2/D3). Outros componentes nesta palheta permitem saber mais sobre o BD (BDEItems, DatabaseItems, TableItems, IndexCombo). Há também um componente para acompanhar o progresso de uma Query, o DBProgress.

 

 

Componentes não visuais (RXTools) - estes componentes dão um "toque especial" à sua aplicação, com componenets como a TrayIcon, que põe o ícone na barra de tarefas, ao lado do relógio, o SecretPanel, para telas com créditos que rolam ou "ovos de páscoa", o MRUManager, para gerenciar os últimos arquivos abertos, a Speedbar, uma barra de ferramentas posicionável e customizável, o PageManager, que gerencia aplicações no formato "wizard", a DualListBox, uma caixa de diálogo que mostra duas listboxes, permitindo transferência de itens entre elas.

Há também componentes utilitários, como o PicClip, que armazena uma imagem grande contendo diversos "glyphs" e permite pegar partes dele, o FormPlacement and FormStorage, para armazenar a posição e propriedades de uma form no Registro do Windows ou em um arquivo INI, o WindowHook, para ligar-se aos eventos do Windows, permitindo capturar o teclado ou o mouse, o ClipboardViewer, uma calculadora, um multi-timer, que gerencia diversos eventos usando apenas um timer (economiza recursos do sistema), o AppEvents, que encapsula o componente TApplication e o StrHolder, um container para StringList.

Estes são os componentes visíveis, mas ainda há muito abaixo da superfície: muitas units com funções utilitárias: datas, arquivos, strings, banco de dados, tabelas, utilitários da VCL, Automação Ole e Splash Windows (há muitas outras: fica a seu cargo explorá-las).

 

Mas a coisa não termina por aqui: os exemplos são um novo mundo, com um magnífico database explorer: há inclusive um SQL Monitor, para todos que não tem a versão Client/Server. Tudo vem com código fonte e está lá para ser explorado.

 

Muitas respostas a suas perguntas estão lá com aplicações reais e funcionando. A única coisa que faltava era um arquivo de ajuda numa lingua mais "legível" que o russo, mas isso já foi suprido por um desenvolvedor independente.

 

Em resumo, esta suite é imperdível e deve estar na paleta de componentes de todos.

TEXTO RETIRADO DO SITE WWW.CLUBEDELPHI.COM.BR

 

 

 

Essa suite esta desponivel em: ClubeDelphi

 

Grato,

 

AlphaBlend

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

P/ AlphaBlend Outro componente muito utilizado pelos desenvolvedores e que considero muito bom tambem, é o da JEDI system. Qual a sua opnião a respeito???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.