Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gprevidi

access x sql server

Recommended Posts

Olá,eu tenho um site, digamos bem grandinho, e com mais de um banco de dados ACCESS, sendo o principal deles 16mb.Recentemente nos horários de pico o site está sempre instável, e fora do ar.Entrei em contato com o servidor (Terra) e eles disseram que o ideal seria migrar para SQL. Eu já imaginava isso, mas procurei algumas informações aqui no fórum e no google, e não entendi muita coisa.Algumas dúvidas minhas:- Eu preciso comprar o software (é uma fortuna!) para usar ele, ou quem faz isso é o servidor?- Eu vou precisar mudar todas as páginas ASP do meu site?- Poderei migrar mais de um banco de dados em um só sql?- Li alguns manuais - inclusive o da microsoft - mas não explica esse processo detalhadamenteagradeço muito se alguém puder dar uma força!abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gprevidi Quem fornece a base de dados é o provedor agora o sql server geralemente é um serviço contratado à parte independente da plataforma que estiver o seu site. Num pacote básico, o access vem gratuitamente para plataformas windows, assim como o mysql ou postgree vem gratuitamente para plataformas linux.Como voce já tem o site em asp acredito que não vá precisar alterar muita coisa mas as queries do sql server não são totalmente iguais ao do access porisso e provável que voce tenha que refazer algumas, não tenho certeza pois abandei o asp já ha mais de 4 anos, atualmente so trabalho com php seja mysql ou sql server.Para cada base de dados sql server é um serviço contratado a parte, se você tem diversas bases em mdb o correto seria usar uma so base em sql server e renomear algumas tabelas que possam estar com o mesmo nome em outra base de dados.No terra eu não sei, mas na locaweb cada sql server custa R$ 60,00 por mês independente da hospedagem e me parece que o espaço é 100MB, não tenho certeza agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu cara...mas caso eu migre pra sql, o processo é demorado e dificil?no terra eles falaram que não dão suporte, então vou ter que descobrir sozinho... alguém tem alguma dica? :)abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom suporte à programação nenhum provedor dá, alguns oferecem tutoriais mas no caso do terra eu não sei.O SQL Server assim como os demais bancos de grande porte trabalham na forma de pastas, diferente do access que é um enlatado. Da mesma forma que quando você abre uma database do access aparecem dirersas tabelas, no sql server, no mysql, no post gree, no oracle tambem aparem diversas tabelas e a capacidade de armazenamento vai depender do serviço contratado. Acho que no básico seriam 100MB por base de dados, não tenho essa informação agora.Você pode exportar todas as tabelas para essa base de dados, tomando somente o cuidado que falei antes de renomear aquelas tabelas que tenham o mesmo no nome em outras base de dados do access.Ei tenho um cliente multinacional que possui uns 8 sites, sendo cada, um segmento específico e utilizo duas base de dados, sendo uma em mysql e outra em sql server. eu costumo colocar um prefixo nas tabelas pra identificar a qual site elas pertencem pois algumas são de uso comum a todos os sites.Uma vez contratato o serviço do sql server, o provedor te passa o host, o login e a senha, voce pode criar uma dsn no seu micro e exportar diretamente pelo access as tabelas. Depois de exportadas voce entra no adminitrador do sql server la no provedor e verifica se está tudo correto, os campos chaves, os campos que não podem ser nulos, o tipo de campo pois o access difere um pouco do sql server nos tipos de campos.Ai e so criar uma conection no seu site pra acessar o sql server e corrigir algumas queries que provavelmente não irão funcionar direito.Ex. de conexão num arquivo global.asaApplication("dirMDB") = "e:\sites\ridgid\dados"REM conexao accessApplication("ODBC") = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source="& Application("dirMDB")Application("databaseMDB") = Application("ODBC") & "\sqldados.mdb" & ";"REM -- Conexao de acesso para database SQL ServerApplication("databaseSQL") = "driver={SQL Server};server=host ou ip;Database=nomedadatabase; Uid=usuario; Pwd=senhadadatabase"Ex.: de conexão:Set conexao= Server.CreateObject("ADODB.Connection") 'abre conexao com banco de dadosConexao.Open Application("databaseSQL")Set RS_Busca = Server.CreateObject("ADODB.Recordset")e continua por ai....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.