Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Evandro.S Eisinger

Tutorial: Formulario Flash + PHP +Combo Box

Recommended Posts

Oi Pessoal!

Nesse tópico vou mostrar como fazer um formulário de e-mail, interagindo Flash + PHP com Combo Box.

Nesse tutorial precisaremos de 3 programas: Macromedia Flash 8 e Macromedia Dreamweaver 8.

Usaremos as linguagens de programação: Action Script 2.0 e PHP

Obs: Para que este formulário funcione é presiso de uma hospedagem com suporte a PHP, caso não tenha, não ira funcionar.

Então mãos a obra:

1º passo: - Criar um novo documento no flash, eu usei as dimensões: 500 x 500.

2º passo: - Inserir 4 novas layers com seus respectivos nomes de acordo com a imagem abaixo:

Imagem Postada

3º passo: - Na layer "Imput text" colocar 5 campos de texto ( Imput Text ) e um componete ( Combo Box ) atravez das teclas Ctrl + F7, User Interface e selecionar Combo Box.

4º passo: - Declarar as instancias dos Imput text e do Combo Box: Nome = nome , E-mail = email , Cidade = cidade, Estado = estado , Assunto = assunto e Mensagem = mensagem.

Imagem Postada

5º passo: - Criar 2 botões na sua respectiva layer ( Botões) , Enviar com a instancia "enviar" sem aspas e Limpar deixar sem aspas.

Imagem Postada

6º passo: - Criar um layout "se desejar" colocando Em cada Imput text seu nome ao lado, de acordo com a imagem a baixo:

Imagem Postada

7º passo: - Em cada layer acrescentar mais um frame, deixando todos com dois frames, nas segundas frames das layers, deletar todos os conteudos existentes.

Na segunda frame da layer ( Botôes) Criar um botão Voltar sem nenhuma instancia e na layer layout colocar uma mensagem ex: " Sua mensagem foi enviada!".

Olha a imagem a seguir:

Imagem Postada

8º passo: - Vamo colocar os códigos no nosso formulário. No primeiro frame da layer As, aperte F9 e coloque este código:

stop();System.useCodepage = true;// Para evitar problemas com acentuação.enviar.onRelease = function() {// Quando clicar no botão enviar.var carregafale:LoadVars = new LoadVars();// Cria um variavel "carregafale"carregafale.estado = estados.value;//Essa variavel pega os dados do Combo box, usando o value.carregafale.nome = nome.text;// O mesmo com os imput text.carregafale.email = email.text;carregafale.cidade = cidade.text;carregafale.assunto = assunto.text;carregafale.mensagem = mensagem.text;carregafale.sendAndLoad("mail.php", carregafale, "POST");// A variavel manda os arquivos para o PHP.carregafale.onLoad = function() {//Quando clicar no "Enviar", limpe os campos "imput.txt e combo" e vai para cena 2.nome = "";email = "";cidade = "";assunto = "";mensagem = "";gotoAndStop(2)	};};
8º passo parte 2: Para o Botão limpar devemos colocar as VARIAVEIS nos imput textes como nome1 , email2, cidade2, assunto2 e mensagem2.

No botão colocaremos este Código:

on(release){nome2 = "";email2 = "";cidade2 = "";assunto2 = "";mensagem2 = "";}
9º passo: - No segundo frame da layer Botões coloque este código no botão voltar. ( Aperte em cima do botão e aperte F9):

on (release) {	gotoAndStop(1);//Volta para cena 1.}
10º passo: No segundo frame da layer As coloque este código:

Stop();
11º passo: Bom no flash já terminamos, agora salve e abra o DreamWeaver ou o Bloco de Notas e cole este codigo:

<?php$recipient = "seuemaill@seuservidor.com";$subject = "Frase de titulo do e-mail!";$combo1 = utf8_decode(@$_POST['estado']);$corpo .= "Estado = ".$estado ."\n";$corpo .= "Nome = ".$nome ."\n";$corpo .= "email = ".$email ."\n";$corpo .= "Cidade = ".$cidade ."\n";$corpo .= "Assunto = ".$assunto ."\n";$corpo .= "Mensagem = ".$mensagem ."\n";$mailheaders = "From: seuemail@seuservidor.com";mail("$recipient", "$subject", "$corpo", "$mailheaders");?>
12º passo: - Salve este arquivo com o nome "mail.php" sem aspas, na mesma pasta onde salvou o .fla.

13º passo: - Apos termos terminado, coloque no seu servidor os arquivos ( mail.php , form.swf e form.html) e teste.

Obs: Alguns servidores de e-mail não funcionão por bloquear, alguns como hotmail, gmail e terra. Eu indico que crie um e-mail atravez do seu site por exemplo o meu evandroeisinger@evandrowebsites.com .

Os arquivos utilizados nesse tutorial estão aqui neste link: Download

Tutorial criado por: Evandro.S Eisinger.

Tutorial desenvolvido por: Shumi - Rodrigo Castro.

Espero que aproveitem, se tiverem alguma duvida iremos ajudar como podermos.

Um abraço Evandro.S Eisinger e Rodrigo Castro.

Até a proxima.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal o Tuto cara!Parabéns!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Evandro, meu servidor dá suporte à php, apenas baixei os arquivos, alterei o e-mail no arquivo mail.php e passei pro servidor, o e-mail chegou sem os dados preenchidos no form.Ele chegou assim:Estado =Nome =email =Cidade =Assunto =Mensagem = O que houve?Obrigado pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Tiago!Uma pergunta, qual servidor de e-mail você utilizou?Caso for um entre: Gmail, Hotmail ou Terra.Pode aver alguns problemas com o spawm.O ideal é criar um e-mail om seu dominio. Exe seusite@seusite.com.brAbraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Tiago!Seguinte, qual tipo de flash você possui? eu usei o macromedia flash 8, se você usar outra versão pode aver algum erro.Outro possivel erro sera que o seus campos de texto não estão no imput text.Se não for isso, poste aqui o seu codigo do php.Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Evando , mt bom seu turorial. parabéns.Com ele, agora q eu to to começando a entender como fazer form. ;)/>Mas por favor, gostaria de saber como faço pra adicionar o valor de um radio com os valores "sim" e "não".mt obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Matusquela!

Faz o seguinte, não testei ainda mas faz assim:

1º: Puxa dois radio Buttom e coloca os nome Sim e Não, e suas estancias respectivamentes: sim e nao

2º: Depois de ter colocado as suas estancias troque o código que eu dei no tutorial e cole esse:

stop();// Configuração do RadioButtonsim.label = "Sim";nao.label = "Não";System.useCodepage = true;// Para evitar problemas com acentuação.enviar.onRelease = function() {// Quando clicar no botão enviar.var carregafale:LoadVars = new LoadVars();// Cria um variavel "carregafale"carregafale.estado = estados.value;//Essa variavel pega os dados do Combo box, usando o value.carregafale.sim = opsim.value;//Essa variavel pega os dados do Combo box, usando o value.carregafale.nao= opnao.value;//Essa variavel pega os dados do Combo box, usando o value.carregafale.nome = nome.text;// O mesmo com os imput text.carregafale.email = email.text;carregafale.cidade = cidade.text;carregafale.assunto = assunto.text;carregafale.mensagem = mensagem.text;carregafale.sendAndLoad("mail.php", carregafale, "POST");// A variavel manda os arquivos para o PHP.carregafale.onLoad = function() {//Quando clicar no "Enviar", limpe os campos "imput.txt e combo" e vai para cena 2.nome = "";email = "";cidade = "";assunto = "";mensagem = "";gotoAndStop(2)	};};E coloque este código no PHP:[code]<?php$recipient = "seuemaill@seuservidor.com";$subject = "Frase de titulo do e-mail!";$combo1 = utf8_decode(@$_POST['estado']);$corpo .= "Estado = ".$estado ."\n";$radio1 = utf8_decode(@$_POST['sim']);$corpo .= "Radio1 = ".$sim ."\n";$radio2 = utf8_decode(@$_POST['nao']);$corpo .= "Radio2 = ".$nao ."\n";$corpo .= "Nome = ".$nome ."\n";$corpo .= "email = ".$email ."\n";$corpo .= "Cidade = ".$cidade ."\n";$corpo .= "Assunto = ".$assunto ."\n";$corpo .= "Mensagem = ".$mensagem ."\n";$mailheaders = "From: seuemail@seuservidor.com";mail("$recipient", "$subject", "$corpo", "$mailheaders");?>

Acho que seria isso. Fiz tudo meio de cabeça, usei um pouco a lógica, mas qualquer coisa pode fala.

Depois vou acrescentar a esse tutorial quando eu tiver tempo com Radio Buttom e Check Box.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Evandro. testei aki. mas ele não apareceu os resultado no email.ai mudei a estancia para opsim e opnao. só q ele envia as 2 respostas:Radio1 = trueRadio2 = falseeu tava querendo apenas uma delas pra eu colocar mais ou menos assim na resposta: "Já é cliente: sim".sacou?vou tentar mais e te falo.mt obrigado :)/>

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Matusquela!Tipo eu fiz de cabeça nem testei, mas tu consiguiu ter uma ideia de como fazer.Tenta dar uma procurada no forum sobre Radio button.Depois vou colocar no tutorial os Radio buttons, quando tiver tempo...Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Olá evandro, já te perturbei, mas vai lá mais uma, hehe

tem como fazer o valor do combobox com mulltiplos emails? ou seja no combobox, pra cada escolha (no caso um setor diferente pra cada) ele enviar pra um email diferente.

aki o swf: http://goldensourcetile.com/akv/form/form.html

o php usei o mesmo ai q você citou acima

num sou bom mesmo em logica e tals, hehe

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Matusquela!

Seguinte, eu to meio cheio de trabalho para fazer então não pude testar, mas tenta fazer assim:

-Cria um combo box e coloca os e-mail para serem seus destinatarios, depois estancia ele como mail e coloca os codigos abaixo.

As:

stop();
System.useCodepage = true;// Para evitar problemas com acentuação.
enviar.onRelease = function() {// Quando clicar no botão enviar.
var carregafale:LoadVars = new LoadVars();// Cria um variavel "carregafale"
carregafale.estado = estados.value;//Essa variavel pega os dados do Combo box, usando o value.
carregafale.mail = mail.value;//Essa variavel pega os dados do Combo box, usando o value.
carregafale.nome = nome.text;// O mesmo com os imput text.
carregafale.email = email.text;
carregafale.cidade = cidade.text;
carregafale.assunto = assunto.text;
carregafale.mensagem = mensagem.text;
carregafale.sendAndLoad("mail.php", carregafale, "POST");// A variavel manda os arquivos para o PHP.
carregafale.onLoad = function() {//Quando clicar no "Enviar", limpe os campos "imput.txt e combo" e vai para cena 2.
nome = "";
email = "";
cidade = "";
assunto = "";
mensagem = "";
gotoAndStop(2)
	};
};
<?php
$recipient = utf8_decode(@$_POST['mail']);
$subject = "Frase de titulo do e-mail!";
$combo1 = utf8_decode(@$_POST['estado']);
$corpo .= "Estado = ".$estado ."\n";
$corpo .= "Nome = ".$nome ."\n";
$corpo .= "email = ".$email ."\n";
$corpo .= "Cidade = ".$cidade ."\n";
$corpo .= "Assunto = ".$assunto ."\n";
$corpo .= "Mensagem = ".$mensagem ."\n";
$mailheaders = "From: seuemail@seuservidor.com";
mail("$recipient", "$subject", "$corpo", "$mailheaders");
?>

caso não funcionar coloca esse:

<?php
$emails = utf8_decode(@$_POST['mail']);
$recipient = ".$mail"
$subject = "Frase de titulo do e-mail!";
$combo1 = utf8_decode(@$_POST['estado']);
$corpo .= "Estado = ".$estado ."\n";
$corpo .= "Nome = ".$nome ."\n";
$corpo .= "email = ".$email ."\n";
$corpo .= "Cidade = ".$cidade ."\n";
$corpo .= "Assunto = ".$assunto ."\n";
$corpo .= "Mensagem = ".$mensagem ."\n";
$mailheaders = "From: seuemail@seuservidor.com";
mail("$recipient", "$subject", "$corpo", "$mailheaders");
?>

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Evandro!!!! :rolleyes:/>

Desculpa mas eu estou começando agora com o flash e tentei fazer esse formulário umas três vezes. Baixei os arquivos e só alterei o e-mail no arquivo mail.php, já coloquei email da bol, yahoo e hotmail, mas nenhum deles funciona.

Por favor me ajude, preciso muito desse formulário. :unsure:/> :unsure:/>

meu email é: linefcat@yahoo.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.