Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gdx02

Cliente designer

Recommended Posts

Moderadores, tem espaço aqui pra compartilhar com os colegas a capacidade de destruir layouts que o Cliente tem? Tipo mostrar a solicitação dele, a primeira proposta e o que ele foi pedindo pra mudar até chegar no resultado que ele olhou e disse: é isso!!! enquanto o designer queria dar um tiro na cabeça dele e na própria por ter passado por tanta humilhação? Tem, tem? Eu preciso compartilhar essa bizarrice com o mundo do webdesign, senão muitos vão ficar pensando que é lenda urbana, coisa de iniciante que não sabe vender projeto.....não posso guardar só pra mim...nem quero!! preciso extender meu sofrimento com os demais profissionais que de repente se vêem de queixo caído com o que estão fazendo por não saber se mandam o Cliente pra PQP ou se devem se jogar pela janela...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

entenda."O Cliente sempre tem a razão."apenas atenda de acordo com a sua política de trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

entenda.

"O Cliente sempre tem a razão."

apenas atenda de acordo com a sua política de trabalho.

como dizia meu professor de algoritmo.... "O cliente tem QUASE sempre a razão"

...

acho que é o seguinte se você tem um bom embasamento teórico você acaba contornando essa situação que ocorre muitas vezes

principalmente quando seu cliente não sabe nem o que quer ou então é daqueles 'metidos' a designer e palpita em tudo

mais na verdade não sabe pixuruca alguma !!

ai esta a grande diferença de um designer é O DESIGNER.......não estou falando que você não seja bom ou algo assim

nem te conheço, nem vi seu trabalho.... estou dizendo o que tem no mercado aos montes

um DESIGNER consegue colocar tanto argumento no cliente e convence que aquilo ali é melhor pra ele, que aquele layout

é o que dará retorno, que os seus clientes irão entender melhor.... puts é tanta coisa !!

as vezes esse não é o SEU trabalho... mais de um setor de marketing ou de quem esta vendendo esse layout pro cliente !

mais eu sei bem como é isso ..... eu passo isso muitas vezes aqui no meu trabalho e não posso tentar contornar

como eu mesmo sugeri pq a política da empresa é outra....

agora se tu tra fazendo um freela...tu é patrão de si mesmo..... acho que você pode dar um jeitinho !!!

estou fazendo m layout pra um cliente...cara eu não fiz um risco sem um pré-projeto, sem um briefing, sem uma aprovação de orçamento

pois depois que tu capta tudo o que o cliente quer é muito mais fácil, duro é quando o peão nem ele sabe o que quer!

o negócio é tentar não perder o cliente mais também não fazer um trabalho porco

seila.. o cara mandou fazer o site em rosa e verde com botões aqueles prontos em flash que vem em cds da CDEXPERT.... pegue um site pode, ruim, busque varios no estilo que ele esta querendo fazer na internet e mostre como fica......!!

tem que saber balancear...... pra não queimar você e não perder o cliente ou ele aprovar algo por aprovar sem estar satisfeito

o que digo é que um trabalho bem feito concerteza o cliente aprova.... não tenha dúvidas !!

abrass

Compartilhar este post

Link para o post

"O cliente sempre tem a razão"Isso é um ditado antigo as coisas mudaram, você como professional tem a obrigação de argumentar o proposto, quando se desenvolve um layout ou qualquer projeto gráfico, partindo de um designer ou qualquer outro professional que tenha feito um estudo de como "fazer acontecer", sabe-se que nada no layout é feito por um acaso tudo tem seu motivo desde as cores até a posição do elemento,, quando um cliente diz não gostei disso, tira isso daqui , muda isso, etc... você deve dar seu ponto de vista como professional que ele esta pagando para desenvolver algo bom explicando para ele o porquê de tudo aquilo no layout, mas claro deve-se levar em consideração a 1ª conversa de vocês o qu eele queria , será que não fugiu demais? e assim por adiante, deve-se analizar cuidadosamente isso e assumir que realmente não era isso que ele queria e sim o que eu, deve-se conciliar o que o cliente pediu com seu conhecimento.Quanto a postar aqui desde que não tenha citações do nome da empresa tanto escrita por você quanto explícito no layout sim, e cuidar com as palavras.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com quase tudo que foi respondido até agora, e provavelmente, se eu não estivesse trazendo esse post, e sim, respondendo a ele, certamente daria respostas muito parecidas com às dos colegas.

Acho que faltou explicar que não estou negociando diretamente com o Cliente, e nem trampo em agência, ou seja, estou contanto com um contato de longa data que me trás trampos e faz o atendimento, mas à menira dele.

Uma curiosidade é que o Cliente não meteu o bedelho no grid do site após a 2ª alteração, que permaneceu o mesmo. Me fez entender que ele queria realmente que o site tivesse o toque artístico dele e nada mais.

Tentei explicar um monte de coisas sobre cores, harmonia, o propósito do site e a relação desse objetivo com a escolha da paleta de cores, enfim....Acho que o meu contato não se importa muito com esses "detalhes" - "coisa de designer" - e o cliente também não colabora. Esse "c*-junto da obra" resultou nisso que posto abaixo:

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

entenda."O Cliente sempre tem a razão."apenas atenda de acordo com a sua política de trabalho.

Essa afirmação ainda funciona pra segmentos como alimentação e vestuário, mas basta fazer uma analogia pra transpor ao nosso segmento e perceber qual é a essência dessa lógica: na loja de roupa, se o freguês quer uma camisa rosa e uma calça limão, ótimo! O vendedor tem a obrigação de tendê-lo. Mas se dentro das opções de peças que a loja tiver, o freguês falar: "quero essa camisa, mas só pago se você bordar um 'AMO MINHA MÂE' em roxo, tirar uma das mangas e cortar a outra em tiras". Acho que não vai rolar.... pra piorar: o freguês falando: "borda o lance, tira a manga, e fatia a outra, só pra eu ver...se eu gostar, eu levo."..........hum....cliente sempre tem razão???

Compartilhar este post

Link para o post

com certeza gdx. afinal é ele que nos sustena em maneira geral. sem nossos clientes, não temos o que sonhamos.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei da discussão e vou meter o meu bedelho aqui....

Esta história de cliente ter sempre razão é muito relativa....

Acho que todo cliente com bom senso tem sempre razão, agora um cliente xarope, com mal gosto e principalmente sem educação, tem que mandar às favas.... Tá certo que sempre precisamos daquele trampo, chegamos a contar com ele quando passamos o orçamento e vemos que a coisa vai rolar, mas se vender e aguentar certas ciaturas não vale a pena.... Falo isso porque já tive experiências assim. Preferi deixar de ganhar aquela grana mas não me rebaixar e aturar as abobrinhas que o cara falava, ainda mais que o cara queria mundos e fundos e pra acertar o orçamento era uma choradeira desgraçada. Deu que fiz o trampo (eram uns banners enormes), acabei assumindo até a parte de mandar fazer os banners fisicamente, coisa que terceirizei logicamente e cobrei dele. Na hora de entregar o serviço foi um Deus nos acuda, o cara achou uns pentelhinhos que apareceram na impressão (na arte não existiam, coisinha mínima mesmo, só um cara detalhista e querendo achar defeito é que iria ver e mesmo assim de muuuiiito perto) e simplesmente disse que não iria pagar. Só faltei enfiar a mão na cara dele, mandei tomar naquele lugar e fiz pagar pelo menos o serviço do bureau, pois se ele não pagasse por isso iria abrir um processo contra ele. Não recebi nada pela arte, nada pelo tempo dispensado, nada pelo combustível que gastei, nada de picirica nenhuma....

Por estas e outras é que digo, muito cuidado com certos tipos de clientes, que eles são essenciais não há dúvida, mas às vezes é melhor deixar de ganhar por um trampo e ficar na paz do que ganhar uns trocados e ter que se humilhar.

Cliente nem sempre tem razão.....

Valorize-se, tem uns trocentos outros caras que fazem o mesmo tipo de trampo que você, mas não são tantos assim e se você considera seu trabalho de razoável a bom, a média já caiu tbém, porque a maioria é naqueles esquemas de CDEXPERT, como falou o Coxão

Tenho dito http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

garanto a vocês que se um dia a coisa apertar, irá fazer qualquer coisa para o seu cliente.Aquele velho ditado: "quem escolhe muito fica sem".Eu sigo fielmente o ditado: "O cliente sempre tem razão"CLARO, não considerando a ignorância do mesmo. Quado é algo que faz prejudicar a empresa prestadora de serviço, se o cliente não tem capacidade suficiente de considerar seus argumentos e conhecimentos, simplesmente educadamente digo: "não sou profissional pra lhe atender"

Compartilhar este post

Link para o post

Eu mesmo só quero ficar com esse cliente porque ele vai bancar o desenvolvimento de ferramentas administrativas que poderei reutilizar e outros projetos. E também quero assinar o site por outro motivo: Google - é uma oportunidade de dar uma alvancada no page rank do meu site, quando esse projeto começar a receber visitações.Senão, ia mandar um caloroso abraço pro cliente e sair de fininho!! Tudo tem limite e não é só o preço que determina esse limite.

Compartilhar este post

Link para o post

em sintese, os olhos de cada pessoa ve de uma maneira uma arte ou um layout!Ou o cliente confia em nóis e mesmo "sem ele gostar" do resultado poe assim "...pq o pantoja disse que era o melhor" ou ele vai meter o bedelho e por as combinações que ELE ACHA que são boas e adivinham no que sai.Gente penso o seguinte, somos ou nao profissionais?Se você quer pegar um trampo pelo dindin somente ai faz o que o cliente pede e pronto! agora se você nao precisa do dindin ponha morale diz... "se for para fazer dessa forma pede a outro"!PRONTO!agora nós somos livres para escolhermos nosso rumo!Eu serei sincero. Quando um cliente pede eu explico tudinho que ele precisa saber e como um determinado layout ou criação serão melhores assim por isso e aquilo. Caso ele nao confie pego o dindin e deixo do jeito dele e mudo o disco.Pior coisa que tem é cliente meter bedelho, você explicar o pq de cada coisa e mesmo assim ele insistir no erro. Os dois saem perdendo pois esse cliente NAO entrará no meu portifólio!Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

uma coisa eu digo FHL....pra um bom profissional... NUNCA irá faltar trabalho

se a coisa apertar eu faço outra coisa.... mais não faço um trampo ruim!

acho que cada um trilha seu caminho....se tu faz esse trampo porco hoje, um cara ve aquilo no seu portfolio

pode achar mil coisas... que tu é pessimo no que faz, ou então outro pode olhar querer seu serviço até te contratar

e quando tu falar que custa R$ 2.000 pra fazer um layout ele olha e fala "nessa porcaria??? eu vi o site daquele outro cara... mo feio..blablalbalblb"

tem que tentar de alguma maneira contornar a situação...... pois se você é DESIGNER.... e PROFISSIONAL....se colocar uma porcaria no mercado

será taxado de micreiro (quem não sabe o que faz e acha que é DESIGNER)

eu tenho problemas assim tb onde trampo, cliente que mete o bedelho, fala pro sobrinho fazer um layout, ou o filho .... acaba mais aprovando o lixo layout pq alguém de parentesco fez....e não pq esta bom ou ruim

mais infelizmente eu presto serviço pra uma empresa, se fosse freela ou clientes meus seria bem diferente!

por isso eu sempre faço pré-projeto...essa semana fui visitar um cliente eu e uns doidos que estudam comigo vamos fazer toda identidade visual da empresa do cara e o website...... rascunhamos tudo a mão..... vamos passar o basico pro pc....fazer uma patcha apresentação

de o porque usar as cores, porque daquela ideia, frizar os pontos do site com a empresa .. a famosa enchida de linguiça masi que tem embasamento e fundamento.... cliente não quer saber se tu fez o menu pq esta dentro da gestalt ou dentro dos estudos historicos da art & crafts....

ele quer saber se ira ficar bom, porque é o diferencial...blablalblablabl

depois que ele viu os RASCUNHOS do projeto ai rola a discussão do que ele PENSA em trocar, tirar ou adicionar

ai sera discutido se vale a pena e tal.. pq as vezes nos designers tb esquecemos algo...e tal.....

depois disso só que começamos a parte de executar o projeto

se nesse periodo o cliente começa a por exemplo fazer essa baianagem de salada de cores, gifs animados, imagens nada haver...entre outros

se insistir tipo aqueles "eu to pagando po%¨¨#@..... então façam o que eu to mandando e pronto"

pruft... eu perco o projeto mais nao coloco meu nome numa parada assim !!!

acho que isso é de cada um ........trabalho não falta ainda mais nessa área... pelo contrário falta é gente qualificada na área de design !!!

acho que a sua solução você mesmo ja disse..... vai ter que aceitar pq tem outros projetos com esse mesmo cliente e tal....

Compartilhar este post

Link para o post

eu não disse em fazer ruim. :) e eu falei como integrador e consultor, não como designer. disse acima ;)

é a minha opinião COXAO e a todos. Cada um tem o que merece. ponto :)

ahh outra coisa... estou na sessão de PhotoShop e Fotografia, e estou no iMasters, é para compartilhar conhecimento e buscar informações para atender pessoas com dificuldade.

O que faço e o meu profissionalismo quanto ao meu trabalho, que não é designer, procuro fazer A MELHOR maneira possível :)

Compartilhar este post

Link para o post

COXÃO....acho que você tava se referindo a mim na sua colocação, apesar de ter começado seu post falando com o FHL, acabou comentando um lance que eu tinha colocado....de qualquer forma, lendo o que você escreveu, vou até fazer um desabafo:

Eu trouxe esse tópico pra cá primeiro porque sempre me surpreendi quando escutava neguinho reclamando que o Cliente tinha cagado no layout. Ficava pensando comigo mesmo "você é que não soube defender a sua criação, mané.....tá reclamando porque tem pulso fraco". E heis que agora eu me vi nessa situação, de ter meu layout destroçado por um cliente cuja cara eu nem imagino qual seja, já que que está fazendo todo o atendimento é o meu parceiro. O cara é ponta firme, mas eu já senti que ele, assim como milhões de "vendedores", fala uma coisa pra me alegrar, fala outra pra alegrar o Cliente e no fim é o designer que tem que abrir as pernas pra não perder o Cliente, que fica se achando o próprio rei da cocada preta ("to pagando, quero assim").

Mas eu ia chegar em outro lugar: fico admiridado quando vejo profissionais que tem a oportunidade de fazer isso que você descreveu: ir no cliente, captar um briefing, estudar o projeto a fundo e, acima de tudo, APRESENTAR A PROPOSTA, DEFENDENDO CADA PONTO DA CRIAÇÃO. Fico admiridado por diversos motivos: se o Cliente se presta a passar por isso, é por que ele mesmo já não é um tosco. Segundo: a equipe conseguir trampar para realizar esse tipo de atendimento para todos os projetos relevantes é algo tão raro quanto um layout ser aprovado de prima. Digo com a autoridade de quem já trampou em agências pequenas, médias e grandes, por conta, e agora tô lutando pra erguer a minha própria.

Eu estou com mais de 8 anos de experiência em design - sou publicitário formado há 5 - e lá no começo eu sonhava com tudo isso. Tanto é que eu virava photoshop 4.5 do avesso pra fazer as criações mais doidas do mundo, illustrator, corel, painter, arregaçava a manga mesmo!! Mas fui colecionando horas e mais horas de retrabalho, vendo criações trabalhosas serem trocadas por clipart quando o "chefe" dizia "Massa, hein...mó doido....só que o cliente quer usar a foto do cachorro dele no lugar disso" e perdi esse animo todo...encontrei uma metodologia mais pá-pum de produção. Perdi em impacto visual, ganhei em produtividade. Me conformei com isso. Hoje em dia faço layout no flash e só abro o PS quando vem arquivo pronto...sou meio frustrado por conta disso.

Por esse mesmo motivo, e até por aptidões pessoais, fui passando da criação pura (impressos, layout )para outras áreas, como flash, javascript e até mesmo programação....

Acabei criando uma certa revolta com design, por design qualquer mané que se acha dono do projeto pode fazer birra pra conseguir falar pros amigos depois que foi ele que fez, enquanto programação isso não acontece: funcionou o esuqema, pode ser a maior das gambiarras que ninguém vai meter o bedelho. Não que eu seja a favor de gambiarra, muito pelo contrário.

Enfim....como disse no começo: desabafo!! Talvez trocando idéia com a galera eu reaqueca meu coração layoutero de novo....rs...

eu não disse em fazer ruim. :) e eu falei como integrador e consultor, não como designer. disse acima ;)

ahh outra coisa... estou na sessão de PhotoShop e Fotografia, e estou no iMasters, é para compartilhar conhecimento e buscar informações para atender pessoas com dificuldade.

O que faço e o meu profissionalismo quanto ao meu trabalho, que não é designer, procuro fazer A MELHOR maneira possível :)

Muito interessante a sua colocação, FHL....eu mesmo, apesar de me considerar designer, é a primeira vez que escrevo um post nessa sessão. Uso o imaisters pra tirar duvidas de Javascript, PHP, acho que até flash eu já levantei algum ponto, mas design é a primeira vez....Contraditório isso? designer que só pergunta de coisas de outras áreas?

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Maurício qdo ele diz, por experiência própria:

Por estas e outras é que digo, muito cuidado com certos tipos de clientes, que eles são essenciais não há dúvida, mas às vezes é melhor deixar de ganhar por um trampo e ficar na paz do que ganhar uns trocados e ter que se humilhar.

Também jogo no time:O cliente quer assim, tá pagando, assim será feito, mas não entrará no meu portfólio e bola pra frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Resumo meu ultimo post neste tópico dizendo: * Gerenciar Pessoas, é o maior desafio de todo empreendedor.* Trabalhe sempre com disposição e disposto a ouvir desaforos, basta voce mostrar e argumentar o suficiente para mostrar ao seu cliente que ele está errado.Sucesso a Todos!

Compartilhar este post

Link para o post

[...]

cara tu disse... A FRASE..... "cada um tem o que merece".... eu penso bem isso..... tu é fruto do que plantou, se plantou coisa boa concerteza irá colher tal

senão terá uma péssima safra sempre !!

---

gdx

realmente complicado...formado , com experiencia no mercado

realmente o mercado é competitivo... como você disse é facil pra um cliente ao inves de pagar $5000 em uma criação de identidade da sua empresa

pegar um 'ponta' de birô e pagar $300 pra ele .... que irá por um clipart e o cliente achar lindo

por isso desde que estamos na faculdade meus professores mesmo falam....trilhe seu caminho, sua meta e principalmente seu PUBLICO ALVO

se tu ta pegando só cliente complicado como esse.... precisa parar e dar uma boa analisada se o problema esta nos clientes ou em você

o que esta fazendo de "errado" (pois creio que nada é errado mais mal lapidado)........ nao estou te julgado como disse nao te conheço, nem seu trampo,

nem colocando em questao sua experiencia de mercado, estou escrevendo apartir do que estou lendo e você colocou aqui

muitas vezes achamos que o problema esta no cliente mais na verdade esta em nós...... eu aprendi com muita porrada isso

sou novo ainda e estou engatinhando em design mais ja tomei tanta pancada

mais nunca desisti cara..... não faz parte do meu carater, se eu vejo que algo de ruim esta pegando....tento descobrir e superar

seila.... se estou desinformado do que esta rolando no mercado vou dar uma analisada e tentar superar...... na teoria é sempre lindooooo, mais na pratica o bicho pega

e tu como profissional e no mercado a tanto tempo sabe muito bem !!

como discutido em outros topicos sao muitos fatores tb.... um por exemplo é região de atuação....

aqui onde moro pelo menos DESIGN falta gente pra trabalhar, falta escritórios de design.... já SP por exemplo é abarrotado de agencias, designers e "designers"

a concorrencia é bem maior, uns se prostituem jogando o valor lá embaixo pra cativar um cliente ai é complicado realmente, em um região como sampa tu ser

bom é muito pouco você tem que ser criativo, muito bom, etc etc... pra se sobressair, poder tem uma cartela de 10 clientes de grande porte e cobrar bem !!!

realmente eu não sei o que tu tem que fazer...... acho que se tu perdeu o tesao da coisa, o lance de impacto visual como disse.... se ta fazendo um design "pá-pum"

como você mesmo disse... é essa a clientela POSSIVELMENTE que você poderá ter..... (não to julgando, de maneira alguma, estou supondo pelo que li)

se você mesmo não tem tesão na coisa como poderá cativar um cliente e convencer que tu é o melhor ???

tu como profissa e experiente ja deve estar careca ja de saber e ler isso..... nem sei pq to faladno.... mais ta ai meu tok*.... qndo a coisa impaca...é hora de parar, analisar e reciclar... abrasss

ps.: nem comentei seu layout lá .....cara o que tu fez ficou muito bom, um pouco cara de template... mais bem clean, bem estruturado agora aquele que seu cliente mecheu pqp... que lixo ele deixou aquilo, parecendo um carnaval.........como eu disse pra fazer e deixar daquel manei EU, Diogo..... não faria nem a pau... mais ai é cada um!

esse cliente deve ser daqueles bem pé no s***..... já que está pronto é pegar o pagamento e nunca usar no portfólio ^^

pelo que vi no seu site/portfolio...você tem uma bela clientela..... você produz uns layouts muito bacanas..... acho que se entre 50 clientes aparece sempre um chato assim... é comum....é tentar superar e esperar mais 49 clientes bons.... parabens pelo seu trabalho !!

Concordo com o Maurício qdo ele diz, por experiência própria:

Também jogo no time:

O cliente quer assim, tá pagando, assim será feito, mas não entrará no meu portfólio e bola pra frente.

na falta de $$$$ .... ou de clientela tem que apela pra isso mesmo.......

um cara foi dar uma paletras esses tempos.... hoje depois de 5 anos de formado o cara só tem cliente TOP aqui da regiao mais disse que nos 5 anos penou igual cachorro

que uma vez foi um cliente mais ou menos no nipe desse do gdx....e ele nao queria de jeito nenhum fazer o trabalho por ser muito porco o cliente.... mais o cliente queria ele de tudo que era jeito !

ele pegou e triplicou o valor do projeto acima do valor do mercado..... "agora ele não vai querer fechar comigo nem a pau"

pior *(ou seria melhor? ^^) que o cliente fechou o contrato com ele... kkkkkkk

Resumo meu ultimo post neste tópico dizendo:

* Gerenciar Pessoas, é o maior desafio de todo empreendedor.

* Trabalhe sempre com disposição e disposto a ouvir desaforos, basta voce mostrar e argumentar o suficiente para mostrar ao seu cliente que ele está errado.

Sucesso a Todos!

* amém de novo...trabalhar com gente é a pior coisa que existe.... pq cada um tem seu jeito, seus costumes, maneiras.... mais ainda é o que da mais $$$$

* essa é uma boa mesmo de mostrar que ele está errado.... estatisticas são melhores ainda..... tipo no caso do gdx....catar sites ruins de empresas que faliram, ou sites ruins que não obteram retorno, ou aqueles os TOP 10 PIORES SITES...que tu enconrta aos montes no google, pegar estatisticas... juntar tudo isso e mostrar pro cliente que além dele estar errado ... aquela será uma péssima escolha

* não basta ser designer hoje só no mercado..... um designer que se destaca é aquele que tem a 'lábia'.... pra convencer do o que é pior e o que é melhor.....

Compartilhar este post

Link para o post

....e ele nao queria de jeito nenhum fazer o trabalho por ser muito porco o cliente.... mais o cliente queria ele de tudo que era jeito !ele pegou e triplicou o valor do projeto acima do valor do mercado..... "agora ele não vai querer fechar comigo nem a pau"pior *(ou seria melhor? ^^) que o cliente fechou o contrato com ele... kkkkkkk

kkkkkkkkkkkk... se deu foi bem, isso sim, e merecidamente, pq fez por onde, se não tivesse recusado... hehehe

não basta ser designer hoje só no mercado..... um designer que se destaca é aquele que tem a 'lábia'.... pra convencer do o que é pior e o que é melhor.....

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Relax, Coxão! Tô ligado no que é que você tá dizendo - tenho consicência pra distinguir entre critica construtiva e pentelhação gratuíta. Aliás, fiquei surpreso em ver o resultado deste post, pq comecei ele realmente na pilha, loko pra malhar o judas por cima do que tinha me acontecido, e no fim das contas o tópico virou uma saudável troca de conhecimentos. Maravilhoso!O FHL já disse: trampar com pessoas, gerenciar projetos. É algo muito diferente de ficar na frente do PS rachando o côco pra botar efeito e criar arte - uma coisa que acaba sempre dando uma espetada no ego do criativo, por mais zen que o designer seja. Arte é ego! E ego não é crime nenhum: não confundir ego com ego inflado, por favor.Durante o tempo que eu trampava em agências, era muito mais fácil botar pra quebrar nas criações, afinal, o salário ia pingar na conta de qualquer forma. Fica diferente quando o nosso trabalho está sob a pressão de um valor/hora com um maço de contas a pagar do lado e o seu nome sendo diretamente relacionado ao trampo que está fazendo.Agradeço o insentivo, as observações sobre meu portfolio e vambora...bola pra frente. Esse episódio não foi o primeiro nem será o último. A tendência é se tornar cada vez mais raro - aliás, pode ser esse o fato que me deixou tão P da vida: vazia muito tempo que não acontecia de aparecer um cliente tão sem noção. Me senti reduzido à um operador de software, sem senso crítico. Minha experiência foi totalmente desconsiderada pelo mala do Cliente.Abraços, sucesso a todos e bons trampos

Compartilhar este post

Link para o post

Sai de uma empresa por problemas como este, fazia, fazia e não era o que queria em fim é um história longa, o stress é você quem cria, até que seu público alvo esteja definido, após isso a faixa de preço de seu trabalho é tanto o cliente que se submeter a fazer trabalho com sua empresa supostamente confiará no trabalho claro que não é tão simples assim, mas uma dica do que fazer é cobrar digamos lá 40% de entrada o restante no final, e estipule lá na criação do layout o número máximo de alterações será 2 ou 3 vezes após isso o cliente terá que pagar.Antes de começar um trabalho com você ele irá ver seu portifólio obviamente, lá está seus trabalhos bons! nisso digamos que ele confiará em seu trabalho, pois no começo está todo mundo empolgado, fica mais fácil combrar do cliente antes colocar regras antes do que reclamar depois, se você faz o layout 3 vezes ele sem noção nenhuma de distribuição de objetos etc... não gostar ele vai pensar 2 vezes antes de mudar, "se eu mudar novamente tenho que pagar, se eu desistir do trabalho perderei um dinheiro pois já paguei parte do serviço!", e por ai vai, o importante é definir tudo no começo.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.