Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gofmam

Como fazer backup off do User Scott 9i

Recommended Posts

Pessoal, estou com dificuldades.

Primeiro, quando tento conectar como sysdba nunca funciona.

Quando tento da um launch console no Oracle Enterprise Manager nao funciona. Resumindo nada funciona quando vou fazer.

 

Queria adiantar ou fazer um teste de backup off com o esquema Scott

 

1º Conecto como scott/tiger

2º Rodo esse select para verificar os arquivos de controle Antes de fazer o backup, iremos listar todos os Datafiles, Red Logs e etc que tem no sistema para vermos o que temos de especial para salvar, para termos uma confiança a mais no nosso serviço

 

SQL > SELECT T.NAME "TABLESPACE", F.NAME "DATAFILE" , L.MEMBER "LOGFILE", C.NAME "CONTROLFILE"

2 FROM V$TABLESPACE T, V$DATAFILE F, V$LOGFILE L, V$CONTROFILE C

3 WHERE T.TS# = F.TS#

4 ORDER BY t.NAME;

Utilizando esse script no user scott para tentar fazer um backup off, da erro em todos os V$TABLESPACE, V$ ....etc

para da um shutdown no servidor preciso me conectar com sysdba ? O Sysdba parece q nao existe aqui.

 

Entao o que é que faço pra fazer um simples backup off do scott

 

Agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gofman,

 

O usuário SCOTT (owner padrão do Oracle) não tem permissão DBA, ou seja, visões dinâmicas v$ e com prefixos DBA_ não terá acesso.

 

Para executar tem que conectar com a ROLE SYSDBA, deste modo:

 

SQL> connect sys as sysdbaInforme a senha:connected.SQL>

Assim, poderá executar SHUTDOWN/STARTUP no banco de dados.

 

Sobre acessar o OEM (Oracle Enterprise Manager), veja se não está utilizando por repositório para versões 8i ou 9i.

 

DBControl que é um OEM na versão 10G, já configura isso por padrão durante a instalação!

 

E fazer um backup cold do owner SCOTT, só se fizer do banco de dados por completo, ou queira apenas do usuário, faça um EXPORT, que seria um backup lógico, exemplo:

 

C:\>exp userid=system/senha file=bkp_scott.dmp log=exp_bkp_scott.log owner=SCOTT feedback=1000

Caso tenha mais dúvidas, só postar!!!

 

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gofman,O usuário SCOTT (owner padrão do Oracle) não tem permissão DBA, ou seja, visões dinâmicas v$ e com prefixos DBA_ não terá acesso.Para executar tem que conectar com a ROLE SYSDBA, deste modo:

SQL> connect sys as sysdbaInforme a senha:connected.SQL>
Assim, poderá executar SHUTDOWN/STARTUP no banco de dados.
Boa tarde aplhamek,obrigado pela ajuda,então ja estou com algumas idéias do export lógico/ fazer o backup fisico dos arquivos com o padrão das pastas, só na teoria ... Então fazendo isso que você solicitou, aparece um erro disso :

SQL> connect sys as sysdbaInforme a senha: *****ERROR:ORA-12560: TNS:erro de adaptador de protocolo

isso executando o sql plus numa maquina client, executando no próprio servidor da um erro :

SQL> connect sys as sysdbaInforme a senha: ERROR:ORA-01031: insufficient privileges

Ou seja, não estou conseguindo conectar como sysdbavlws ae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse erro é geralmente para versões do banco de dados 8i, onde temos o usuário INTERNAL.

 

Qual a versão do seu banco de dados?

 

E sobre os primeiros erros, declare a variável de ambiente ORACLE_SID para se conectar sem passar o alias do tnsnames ou faça isso:

 

SQL> connect sys@MINHA_BASE as sysdbaInforme a senha:

MINHA_BASE é o nome do alias que está no arquivo TNSNAMES.ORA, encontrado em %ORACLE_HOME%\network\admin , resumindo, na sua instalação Oracle.

 

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse erro é geralmente para versões do banco de dados 8i, onde temos o usuário INTERNAL.Qual a versão do seu banco de dados?

Entao grande, consegui conectar como sysdba, o problema era a senha do sys que dava erro como falta de privilegios onde o errado era a senha.agora dei um shutdown imeddiatecopiei os arquivos network/admin, rbdms/admin, dbsvou alterar os dados do scott/tiger ... e restaurar ... se ocorrer tudo ok o off ta beleza;vlws aes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posta aqui novamente se tiver problemas!!!Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Só mais uma dúvida, agora ja melhorou ... se eu fiz um backup off-line dos arquivos ai de cima, depois alterei a senha de scott para teste commitei, e depois parei o banco fiz um recovery das pastas q fiz backup off ( netword/admin, dbs ... ) a senha de scott nao deveria voltar a ser tiger ?Esse backup off faz backup so dos arquivos ? agradeço a paciência,abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você executou um RECOVER DATABASE?O comando DDL estava no REDO LOG que foi aplicado, assim a senha do SCOTT foi alterada quando executou o RECOVER DATABASE!!!Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não executei nada, pior que ja fiz mais besteira (ainda bem q é no servidor de teste) - Substitui a pasta %Oracle_Home%\network\admin -> pela pasta %Oracle_home%\admin , tem algum efeito ? Preciso reinstalar o oracle ?Esse Recover Database não executei, como falei tou inicializando ainda nao conheço nada do oracle, pensava que era so deixar o banco off, copiar os arquivos ( %Oracle%\network\admin, rbmds, ds) depois para fazer uma volta ao de antes simplesmente parava o banco e movia as pastas substituindo, depois startup.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se consegui fazer o backup cold, mas fiz um expexp userid=Scott FILE=D:\Orabk\Exports\Scott\EMP.dmp ROWS=Y FULL=Y log=D:\log.txt deu sucesso, apois isso tentava importar e ocorria falha nos Indexs que ja existiam, dei um drop na tabela EMP e importei ai agora ocorreu normal, dando um select * from EMP aparece o novo campo atualizado ( caso eu dê um update, tenho q dar um drop tambem ... etc )Isso é normal ?Vlws aes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz....... rs rsPrimeiramente, a parte de recover:

Esse Recover Database não executei, como falei tou inicializando ainda nao conheço nada do oracle, pensava que era so deixar o banco off, copiar os arquivos ( %Oracle%\network\admin, rbmds, ds) depois para fazer uma volta ao de antes simplesmente parava o banco e movia as pastas substituindo, depois startup.

Cara, tu tem que copiar somente os CONTROLFILES, REDO LOGS, DATAFILES, PFILE (SPFILE) e caso queira opcionalmente SCRIPTS/TNSNAMES/LISTENER/ e etc.Aqui mesmo no site da iMasters, existe a sessão banco de dados > Oracle, láterá artigos que ensinam a realizar um backup COLD/HOT com ou sem RMAN e manualmente. Melhor dar uma olhada detalhada nesses artigos.Sobre o EXPORT, não entendi o motivo do DROP depois do UPDATE, tentou fazer o que?????Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o EXPORT, não entendi o motivo do DROP depois do UPDATE, tentou fazer o que?????Abraços,

Então, vou pesquisar mais aqui no site, os que tava me baseando eram os daqui mesmo.Então,meu objetivo é fazer um backup do esquema scott, sendo que quando eu precisar realmente fazer um backup num sistema implantado possa começar a fazer fazendo analogia com scott.Pesquisando sobre o oracle achei (complicado a começo) esses diversos tipo de backup (RMAN, cold, hot, exp, imp etc), ai encontrei alguns artigos falando pra fazer um exp/ imp de um user que daria pra fazer esse backup frio, seria isso mesmo o backup frio somente com exp/imp ou precisa como você tenta me explicar fazer copia dos arquivos ControlFIles, etc... ?Como eu fiz um exp a principio do esquema scott, após exportar tentei simular uma alteração na tabela do usuário scott como se tivesse ocorrido uma falha, então ao tentar fazer import ( imp userid=scott ....) do arquivo exportado, eu via q aparecia advertências com IMP-0015 dizendo que instrução ocorreu falha porque objeto já existe. Ai como eu queria restaurar o que tinha anteriormente, única solução que encontrei foi da um DROP da tabela EMP no esquema Scott ( tabela o qual fiz export), após isso fazia o importe do arquivo exportado.Minha dúvida é se preciso mesmo fazer drop da tabela para importar, e se isso seria um backup cold mesmo ? Ou é somente um backup lógico ? Se eu apagar o banco perco as referências...Abraço,boa tarde.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando realizar o IMPORT, utilize a CLAUSULA IGNORE=YE como está recuperando todos os dados novamente, ele irá se basear nas constraints, então, para recuperar uma tabela do Scott, faça um TRUNCATE TABLE <nome_da_tabela>; e depois refaça p IMP com a opção IGNORE=Y e veja se o resultado é o esperado. Ao executar um TRUNCATE TABLE, ele poderá reclamar de algumas CONSTRAINTS violadas. Lembrando: EXP/IMP (Arquivo DMP) não é um backup COLD, é apenas um backup LÓGICO, backup COLD é feito quando o banco de dados está OFFLINE e copia todos os arquivos do banco de dados (Exceto binários Oracle). Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando realizar o IMPORT, utilize a CLAUSULA IGNORE=YE como está recuperando todos os dados novamente, ele irá se basear nas constraints, então, para recuperar uma tabela do Scott, faça um TRUNCATE TABLE <nome_da_tabela>; e depois refaça p IMP com a opção IGNORE=Y e veja se o resultado é o esperado. Ao executar um TRUNCATE TABLE, ele poderá reclamar de algumas CONSTRAINTS violadas. Lembrando: EXP/IMP (Arquivo DMP) não é um backup COLD, é apenas um backup LÓGICO, backup COLD é feito quando o banco de dados está OFFLINE e copia todos os arquivos do banco de dados (Exceto binários Oracle). Abraços,

Pronto finalmente consegui o backup OFF =PLendo o seu tutorial mesmo =p, não tinha atentado para a copia dos arquivos que eram mostrado no select V$CONTROLFILES etc ...vlws ae =)Agora rumo ao ON-LINE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.