tamires 0 Denunciar post Postado Setembro 27, 2007 ola!eu e meu namorado fazemos trabalhos freela de web...nos comecamos pegando sites de pessoa conhecidas de nós, sempre resolvemos tudo no verbal, sem problemas.só que está começando a aparecer clientes novos, e eu acho que seria importante ter garantias sobre o que negociamos com clientes.vi aqui no forum que podemos fazer contratos de pessoa física e registrar em cartorio, só que nós dois não atendemos separados, mas sim com um "nome fantasia", como se fosse uma empresa.eu queria saber se podemos usar esse método de contratos usando um nome fantasia sem ter empresa registrada...ou teria que ser no nome dos dois (ou o nome de um dos dois?) alias, existe algum problema em fazer freela atendendo por nome fantasia?aguardo respostasgratatamires Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Setembro 28, 2007 olá tamires.Você pode continuar prestando serviços sem problemas. Isso é chamado de serviço informal.De modo prático, você e seu namorado formam uma empresa. Mesmo sendo "fictícia".Vendedores ambulantes fazem algo semelhante. Criam uma "nome fantasia" pra "empresa" e saem nas ruas vendendo seus produtos.por exemplo:"Dogão do zé"Se procurar nas prefeituras nem deve existir empresa registrada com esse nome, mas quantos "Dogão do zé" você já não viu por aí ?Aconselho que você monte uma empresa e obtenha um CNPJ. É mais vantajoso financeiramente e comercialmente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
tamires 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2007 Sim, hinom, nós até temos essa pretensão, mas ainda precisamos esperar um tempo, hehe ($$$).Então podemos fazer contratos usando o nome fantasia e registrar em cartório? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Setembro 29, 2007 Sugiro que você faça parceria com alguma empresa, que ficaria responsável pela papelada. Obviamente que isso gerará custos adicionais devido às comissões, porém, é mais seguro e dá mais respaudo.Se pretende continuar por conta, seria bom registras em cartório. Não sei como estão as leis no Brasil atualmente. Talvez exijam documentação de pessoa jurídica. Nesse caso você teria que contratrar um escritório de contabilidade ou advocacia. Ou até mesmo despachante, tem alguns que fazem.Você também pode optar pelas credoras. Existem instituições que ajudam com custos em até 100% na abertura de empresa. No estod do Mato Grosso do Sul tem um banco chamado "Banco do Povo". Um dos serviços oferecidos é ajuda de custos com abertura de empresa. Mas antes de abrir um negócio faça um planejamento.t+ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
tamires 0 Denunciar post Postado Setembro 29, 2007 certo!valeu pelas dicas =o)abs! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites