Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Morphine.guitar

Dificuldade para rotear via D-Link 624 o Speedy Negócios protocolo MER

Recommended Posts

Olá galera ...Sou novo no fórum e acredito que já estou chegando com um problemão !Pois bem, possuia o Speedy Home 2.0 no meu escritório e tudo funcionava perfeitamente com o IP dinamico passando pelo Router D-Link DI-624 (este ligado em um switch D-Link), inclusive o Wi-Fi rolava tranquilo !Pois bem, resolvi migrar pro Speedy Negócios "BlaBlaBla" e o técnico já chegou dizendo que esse novo IP 189.xxx não estava dando certo pra rotear as redes. Achei que fosse papo furado e nem dei bola, mas realmente ele tinha razão (espero que parcialmente).O que tenho é o seguinte:Speedy Negocios com IP 189.xxx pra LAN e 172.xxx pra WANModem D-Link 500BRouter D-Link 624+Switch 16 portas D-LinkEsta simplesmente impossível rotear o sistema pra jogar um IP diferente pra cada máquina e funcionar ! Configurar o modem pra usar em apenas uma máquina eu consigo tranquilamente (tenho todos os IPs de LAN, WAN e mascaras), da mesma forma que sei ligar o modem no router, esse indo pro switch e depois pra máquina, ai eu coloco manualmente o IP, Mascara e Gateway no micro e funciona, mas apenas naquela máquina que tem o IP que a telefonica fornece. Se for colocar o IP igual em outra máquina dá conflito e qualquer IP diferente que tente colocar (como se fosse um DHCP) ele não acessa a net.Configurei o router como IP Static, coloquei como IP, Gateway e Mask tanto as configurações de LAN como de WAN, mas não consigo fazer funcionar o DHCP (apenas pra 1 máquina). Se habilito o NAT na configuração do modem a internet tb não funciona !Resumindo ... fiz praticamente tudo que é possível mas não consigo acertar.Única coisa que ainda não fiz foi colocar o modem em formato "brigde" e liga-lo na porta WAN do router (pra funcionar do jeito que fiz, só ligando na porta LAN), e configurar o IP Static, mas acredito que não vai funcionar pq o Router D-Link não tem essa opção de protocolo "MER", e se funcionar não vai distribuir os IPs na rede, acredito eu.Parece que criaram esse sistema MPLS (Metro Ethernet) só pra complicar. Se eu assino Speedy pra 12 máquinas, espero poder colocar em 12 máquinas e não ficar preso em 1 IP pra UMA MÁQUINA !! O mínimo que eles deveriam fazer era dar 1 IP pra cada máquina, já que, aparentemente não é possível rotear nesse sistema, se me dessem 12 IPs estaria tranquilo.Bom galera, deve ter ficado meio confuso, mas depois de passar 7 horas direto tentando ajustar isso, confuso é o mínimo que eu poderia fazer esse texto virar ! Minha cabeça esta dando voltas de tanto número que configurei.Lembrando, pra configurar o modem, eu fiz da forma tradicional, via browser, mas tb fiz via um programa da D-Link que os técnicos da Telefonica tem e deixaram na minha máquina ! Qualquer um dos 2 jeitos deram na mesma ! Impossível ligar o NAT e funcionar e impossível distribuir IPs por DHCP diferentes do IP LAN que a Telefonica dá.Até achei Tutorial pra acertar, mas quando chega na parte de DHCP eles dizem pra colocar apenas o IP 1 (LAN) no IP inicial e final, ou seja, apenas a primeira máquina que se logar é que vai pegar o IP (fiz isso pra testar tb).Por fim, o cúmulo de tudo, comprei um modem Siemens SpeedStream (com função de router) pra configurar tudo de forma mais simples, mas esse modem (que é um dos melhores na minha opinião) não tem esse protocolo MER pra funcionar, ou seja ... só ATM e dessa forma nem tenho como usar o modem, fico preso nesse D-Link 500B da Telefonica !! Absurdo !!Bom é isso ... quem puder me ajudar, agradecerei demais !!Abraço a todos,Morphz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Morphine.Acessei o link q você passou, mas o link para o tutorial está off...Será q você poderia me ajudar?Estou com o memo problema q você.Obrigado**EditadoBoa tarde, estou editando minha resposta para dizer q consegui uma solução alternativa para esse problema.Não é das melhores mas resolveu porenqto.Utilzei um programa chamado A-Mac Adress Change para clonar o MAC Adress do computador q tinha acesso a internet e cloná-lo nos outros micros. É um processo simples e rápido, porém, você não consegue utilizar os micros em rede pelo menos a princípio. EU tb não tive tempo de fazer testes para isso...Para utilizar esseprograma é preciso q ele seja adquirido ou "crackeado"...Continuo no aguardo caso alguém consiga o tutorial do link q o Morphine.Guitar passou mas q encontra-se off, pq parece ser a maneira correta de fazer isso.Acredito tb q com um roteador, seja possível manter internet e rede funcionando juntas configurando-o como qdo usa-se o Virtua, onde o próprio router clona o mac adress do micro "principal'.Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo Baiker, respondi uma pequena parte da sua questão lá no fórum ADSL ! Estou tentando manter tudo por lá pra ficar mais fácil de achar !!De qualquer forma, deixei exposto que amanha posto o tutorial (que não deu muito certo pra mim, travava sempre) e a forma que achei de resolver o problema, com um router (mas sem utilizar esse sistema de clonar endereço).Posso dizer que desde o dia 3 desse mês minha internet e rede estão funcionando perfeitamente e sem nenhum travamento, coisa que antes ocorria 2 vezes ao dia !!

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz o Tutorial e o Plano B no outro fórum, mas vou dar um Ctrl C e Ctrl V aqui tbBom galera, o que parecia estar OK na verdade não estava !! Todo dia de manha minha internet estava travada e pra consertar, só resetando o modem varias vezes, recolocando as configurações e mesmo assim, sempre com muita sorte e depois de 40 minutos é que era possível voltar a internet ! E mesmo assim, logo no final da tarde ocorria o mesmo problema, travava tudo e tinha de efetuar o mesmo procedimento !! Depois de muito pensar e muito penar, resolvi colocar o Router D-Link na jogada pra distribuir os IPs e ai rolou legal. Então já adianto, acredito que deixar apenas o modem 500B pra conectar e fazer o papel de router com NAT seja meio inviável ou problemático, se tiverem um Router pra jogar na rede seria o ideal. Infelizmente de cabeça não tenho todos os parametros e nem lembro o que fiz, mas amanha cedo vou dar uma verificada e posto aqui pra vocês. Posso adiantar que foi algo bem diferente do tutorial exposto aqui, mas vou tentar postar o tutorial e tb o que eu fiz e deu certo ! _________________________________________Conforme eu disse, vou tentar postar de uma maneira simples o Tutorial e depois o esquema que eu fiz aqui !! Infelizmente vou ficar devendo screens, pelo menos por enquanto. TUTORIAL Reset o Modem e faça conexão direta do micro no modem por meio da placa ethernet Abra o prompt de comando (cmd no executar), libere e renove o IP usando os comandos: ipconfig /release e ipconfig /renew No IE digite 10.1.1.1 e Enter Nome de usuário e senha = admin No menu esquerdo clique em Advanced Setup e na tela seguinte, clique no botão EDIT; da linha VPI/VCI 8/35 ATM PVC Configuration - VPI = 8 e VCI = 35 Selecione o item MAC Encapsulation Routing (MER) clique no botão NEXT Agora clique em Use the following IP address; e preencha o campo com o IP 1 (189.xxx.xxx.xxx) Preencha o campo WAN Subnet Mask com a mascara (255.255.255.0) Selecione a opção Use the following default gateway, clique em Use IP Adress e preencha o campo com o IP 2 (189.xxx.xxx.1) Clique no item Use the following DNS server address e preencha o campo primário e secundário com o DNS da Telefonica DNS Primário - 200.204.0.10 DNS Secundário - 200.204.10.138 Clique em Next Na tela seguinte selecione a opção Enable NAT e a opção Enable Wan Service e clique em Next Clique no botão Save e depois Save/Reboot Depois do modem reiniciar, atualize a tela. No menu esquerdo clique em Advanced Setup e em seguida LAN Preencha o campo IP Address com o IP da sua Lan (no exemplo 192.168.0.1) O campo Subnet Mask com a Mascara LAN (255.255.255.0) Selecione a opção Enable DHCP Server e preencha o campo Start IP Address com o primeiro IP do range da rede (no exemplo 192.168.0.2) e o campo End IP Address com o último IP do range da rede (no exemplo 192.168.0.254) e clique no botão Save/Reboot Nessa parte do DHCP, ao colocar o IP Address no inicio, o DHCP já ajusta os números e eu nem mexi em nada. Por sinal, o IP Address é o Gateway da rede. Depois de tudo isso, abra o prompt de comando (cmd no executar), libere e renove os IPs com os comandos: ipconfig /release e ipconfig /renew O que eu fiz depois vou pegar a saida do modem e liguei no Uplink do Switch. Esse tutorial funciona sim, tanto a internet quanto a rede ficam operando 100%, porém AQUI eu tive alguns problemas estranhos da internet travar depois de alguns períodos e apenas resetando o modem, fazendo toda configuração novamente varias vezes é que obtive sucesso. A rede funcionava perfeito, mas a net parava 2 vezes por dia ! Pode ser meu modem, pode ser a configuração. No post seguinte eu vou colocar o que realmente funcionou aqui. Abraços, Morphz

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, agora vamos partir para o Plano B, aquele que você poderá usar caso o Tutorial acima dê problemas (aqui deu). Caso você tenha um Router que nem eu, esse sistema é mais aconselhável. Meu router é um D-Link 624+ com sistema Wi-Fi. Partindo do sistema acima, esse Plano B muda algumas coisas. Pra ele você vai precisar além do IP1, IP2 e Mascara (255.255.255.0), vai precisar tb do IP 4, IP 5 e Mascara Wan (deve ser 255.255.255.252). IP 1 é aquele que começa com 189.xxx.xxx.xxx IP 2 é o Gateway do primeiro e termina com 1 (189.xxx.xxx.1) Subnet Mask = 255.255.255.0 IP 3 é o IP WAN (172.xx.xx.xxx) IP 4 é o Gateway do IP 3, que começa com 172 e o ultimo número é um inferior ao IP 3. Subnet Mask WAN deve ser algo do tipo 255.255.255.252 Tendo isso em mãos, vamos ao que interessa. O sistema é muito similar ao do Tutorial acima, porém dessa vez você não vai ligar o NAT , vai deixar o seu Router fazer isso. O que eu fiz no meu modem foi atualizar o firmware dele pra versão Sercomtel que é a mais recente e depois connfigurei a partir disso. Mas não se engane, os travamentos do Tutorial acima continuaram, mesmo com a firmware mais recente, então se não quiser atualizar, sem problemas. Vamos ao que interessa. A parte que é igual eu vou só copiar, enquanto que o que mudar, eu vou negritar tudo. PLANO B Reset o Modem e faça conexão direta do micro no modem por meio da placa ethernet Abra o prompt de comando (cmd no executar), libere e renove o IP usando os comandos: ipconfig /release e ipconfig /renew No IE digite 10.1.1.1 e Enter Nome de usuário e senha = admin No menu esquerdo clique em "Advanced Setup" e na tela seguinte, clique no botão "EDIT" da linha VPI/VCI 8/35 ATM PVC Configuration - VPI = 8 e VCI = 35 Selecione o item MAC Encapsulation Routing (MER) clique no botão NEXT Agora clique em "Use the following IP address" e preencha o campo com o IP 3 (172.xx.xx.xxx) Preencha o campo "WAN Subnet Mask" com a mascara WAN (255.255.255.252) Selecione a opção "Use the following default gateway", clique em "Use IP Adress" e preencha o campo com o IP 4 - Gateway (172.xx.xx.xxx - 1 número menor que o IP Address) Clique no item "Use the following DNS server address" e preencha o campo primário e secundário com o DNS da Telefonica DNS Primário - 200.204.0.10 DNS Secundário - 200.204.10.138 Clique em Next Na tela seguinte selecione apenas a opção "Enable Wan Service" e clique em Next Clique no botão Save e depois Save/Reboot Depois do modem reiniciar, atualize a tela. No menu esquerdo clique em "Advanced Setup" e em seguida "LAN" Preencha o campo IP Address com o IP 2 - Gateway (189.xxx.xxx.1) O campo Subnet Mask com a Mascara LAN (255.255.255.0) Selecione a opção "Enable DHCP Server" e preencha o campo "Start IP Address" e o campo "End IP Address" com o IP 1 (189.xxx.xxx.xxx) e clique no botão "Save/Reboot" Pronto, a parte do modem esta OK, agora passamos para o Router (vou deixar como base o DI 624+) No IE, digite o endereço do seu Router (padrão 192.168.0.1) Digite sua senha e login (padrão admin) Na lateral esquerda, clique no campo WAN WAN Settings - selecione Static IP Ai na parte de endereço "Static IP" faça o seguinte IP Address - IP 1 (189.xxx.xxx.xxx) Subnet Mask - 255.255.255.0 ISP Gateway Address - IP 2 (189.xxx.xxx.1) Primary DNS Server 200.204.0.10 (endereço da Telefonica) Secundary DNS Server 200.204.0.138 (endereço da Telefonica) MTU eu não mexi Clique em Aplicar Depois clique na lateral esquerda em LAN IP Address (coloque o Gateway da sua rede) - o padrão do exemplo é 192.168.0.1 Subnet Mask - 255.255.255.0 Local Domain (não precisa preencher) Por fim, na lateral esquerda clique em DHCP Clique em "Enable DHCP Server" E adicione o primeiro IP no "Starting IP Address" aqui eu deixei 1 e o último IP no "Ending IP Address", aqui eu deixei 199 Pronto, resete o Router agora e tudo estará OK. Pra fazer as ligações eu peguei a saída do modem e liguei no WAN do Router e peguei uma saida do Router e liguei no Uplink do Switch. Lembrando que tanto no Tutorial como no Plano B, o modem fica em modo router. Bom, é isso ai, qualquer dúvida é só dizer. Abraços, Morphz

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.