Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mmb

Qual charset devo usar? ;x

Recommended Posts

Olá galera,To com uma dúvida básica... Qual charset devo usar? Utf-8 ou iso-8859-1?Abraços,mmb

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se tu não for escrever um site sem caracteres especiais do tipo ãõç, os quais são latinos, use UTF-8, caso contrário utilize 8859-1.Cada país tem sua codificação relacionada a linguagem. no brasil é latino, na europa central é 8859-2 algo do tipo, e assim por diante..mas use 8859-1 ;)abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Minha dica é sempre utilizar utf8, mas isso vai de cada um, de suas necessidades, da linguagem que você irá usar, etc...Recomendo uma busca no Google pelo assunto[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

esse post foi fechado a alguns dias, mas fiquei com a pulga atrás da orelha quando você disse que usava utf8...

não concorda comigo que o jeito correto de informar no HTML caracteres especiais é utilizando sua codificação verdadeira, por exemplo:

A palavra ação possui caracteres especiais, deste modo - como não somos americanos e em nosso dialeto possui caracteres especiais - necessariamente deve ser informado no HTML ação.

O charset que irá definir a tradução CORRETA de tal palavra seria o 8859-1, pois, voltando, NÃO somo americanos.

#INSIDE#, cara, tas errado quando utilizas utf8 cara!

Padronizando o código de acordo com uma normatização que tu tanto preza e defende a unhas e dentes, o certo é você usar o metatag pra definir em qual linguagem está escrito o seu site e não utilizando utf8 sendo para sites sem caracteres especiais e informando no código a palavra "çã"..

Pode dar na mesma? se for assim cara, faz teu layout em tabelas.. o resultado final é praticamente o mesmo, não?! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi sua colocação cara.Por favor, pesquisa sobre o assunto, informe-se...[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

cara, sem querer ser grosso...

a um tempo atrás você era bem mais atencioso, calmo e menos egocêntrico. Não te culpo, você ainda tem muito caminho pela frente e não sou também um poço de conhecimento, visto que apenas tenho 20 anos de bagagem.

Sim, pesquisei sobre e cheguei a conclusão de que:

depende...

é, depende. Encontrei no fórum brasileiro de java uma matéria tratando do assunto em questão, abordando diversos aspectos:

http://www.guj.com.br/posts/list/12456.java

Tanto pode ser utilizado UTF quanto ISO, isso vai de pessoa e tipo de projeto, mas enfim, como um amigo disse essa discussão é como Feijão, tem gente que gosta de branco, preto, marrom, enfim, cada um é cada um.

Após adotado um método kaisen em relação aos meus pontos de vista, acho interessante adotar o UTF-8, só que não compreendi apenas um aspecto...... Alguém poderia me esclarecer, por favor?? :)

Quando utilizo UTF-8, o browser identifica o site para não interpretar os caracteres latinos como tal, isso traria algum problema na indexação dos sites ou interpretação pelos browser do resto do mundo? não né? em termos de desenvolvimento o correto seria UTF-8 para tudo quanto é site, certo?!

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

cara, sem querer ser grosso...a um tempo atrás você era bem mais atencioso, calmo e menos egocêntrico. Não te culpo, você ainda tem muito caminho pela frente e não sou também um poço de conhecimento, visto que apenas tenho 20 anos de bagagem.

Perdoe-me...

Quando utilizo UTF-8, o browser identifica o site para não interpretar os caracteres latinos como tal, isso traria algum problema na indexação dos sites ou interpretação pelos browser do resto do mundo? não né?

Não saberia exatamente, mas acho que não.

em termos de desenvolvimento o correto seria UTF-8 para tudo quanto é site, certo?!

Não seria o correto literalmente, já que vai de cada um, mas o mais adequado acredito que seja.Concluindo, eu sempre uso UTF-8 porque é o charset que, até hoje, me trouxe menos inconvenientes na hora de codificar e programar, principalmente se tiver javascript envolvido no negócio. Portanto, sempre recomendo[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

¬¬insere çã isso no HTML, com o ISO e depois com UTF... não tem nada sem fundamento no que eu disse..não estava pensando errado no meu primeiro post, mas também não estava certo... você sabe onde se aplica cada qual? seria interessante se você compartilhasse tal conhecimento com a comunidade..Se eu postei um link sobre o assunto, não acha que andei pesquisando?? em o netscape guy?! ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que o Roxby esteja correto.

Eu tenho MUITOS problemas com codificação UTF-8 quando estou debruçado no XML, enquanto o ISO-8859-1 Respolve todos eles.

Lembrem-se, o HTML "é um XML".

Por padrão, use ISO-8859-1.!?

Compartilhar este post

Link para o post

estava enviando uma newsletter que por padrão o Dreamweaver abriu o HTML com UTF-8 e estava dando pau nos caracteres especiais, assim que testei com o ISO-8859-1, tudo se resolveu.

sempre tenho esse problema tbm, e só o ISO-8859-1 salva.

fica aí a minha experiência.

bjos!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

É assim mesmo que deve de ser, partilhar acontecimentos pois é assim que aprendemos ;).

Cumps \o/

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.