Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gustavo Zirbes

Usando dados do web.config

Recommended Posts

Opa!

Bom, sempre usei PHP e agora estou usando ASP.NET por causa do trabalho...

Vejam se podem me ajudar nessa dúvida:

Eu criei um arquivo web.config para ter conexão com o banco de dados:

<?xml version="1.0"?><configuration>  <appSettings/>  <connectionStrings>	<add name="conn" connectionString="Data Source=192.168.0.2\SQLEXPRESS;Initial Catalog=nomeBanco;User ID=usuarioBanco;Password=senhaBanco" providerName="System.Data.SqlClient" />  </connectionStrings>  <system.web>	<sessionState mode="InProc" timeout="20" />	<globalization enableClientBasedCulture="false" requestEncoding="utf-8" responseEncoding="utf-8" fileEncoding="iso-8859-1" responseHeaderEncoding = "utf-8" resourceProviderFactoryType = "string" enableBestFitResponseEncoding = "true" culture="pt-BR" uiCulture="pt-BR"/>	<pages validateRequest="false" />	<compilation debug="true"/>	<customErrors mode="Off"/>  </system.web></configuration>

Agora, como eu faço para usar os dados desse aquivo no index.aspx para fazer consultas, inserções e afins no banco de dados?

Exemplo:

No PHP eu inseria a tag <?php require("config.php"); ?> no index.php, dai era só eu fazer as consultas: SELECT * FROM e etc...

Como faço isso no ASP.NET?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Gustavo,

Acredito já ter respondido á esta pergunta no POST: http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=250875

Mas para executar um Select Simples no VS2005, após instalar o Microsoft Pratices. Basta seguir o seguinte exemplo:

#region GetAreaRegiao		/// <summary>		/// Retorna as área cadastradas de uma determinada região		/// </summary>		/// <returns>Lista de objeto Area</returns>		public List<Area> GetAreaRegiao(int cdRegiao)		{			// Cria uma lista de Objetos de um Determinado Tipo			List<Area> coll = new List<Area>();			// Cria instancia de conexão com  banco de dados a partir dos dados do Web.Config.			Database db = DatabaseFactory.CreateDatabase();			using (DbCommand cm = GetSqlStringCommand(String.Format("SELECT * FROM AREA WHERE ID_REGIAO={0}", cdRegiao))			{				   // Cria um DataReader para ler os dados do banco					using (IDataReader dr = db.ExecuteReader(cm))					{						//Enquanto houver linhas						while (dr.Read())						{							//Cria um objeto do tipo Area							Area area = new Area();							//Preenche o Objeto com os dados do Banco							area.CdArea = int.Parse(dr["CD_AREA"].ToString());							area.NmArea = dr["NM_AREA"].ToString();						   							 //Inclui o Objeto na lista							coll.Add(area);						}					}			}			// Devolve a lista			return coll;		}		#endregion

Com esta lista você pode apresentar os dados usando um GridView:

gv.DataSource = GetAreaRegiao(1);

gv.DataBind();

Ou você pode apresenta-los em um ComboBox;

cbx.DataSource = GetAreaRegiao(1);

cbx.DataTextField = "NmArea";

cbx.DataValueField = "CdArea";

cbx.DataBind();

Enfim, tal lista é como se você estivesse trabalhando com um DataTable, porem ocupando muito menos memória.. e com boas praticas de programação.

Se quizer mais informações sobre listas.. procure por "Generics List .NET" no google ou poste sua duvida aqui..

Abraços,

Angelo Compri

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.