Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

roberto182

Button_Click

Recommended Posts

Boa Tarde,

É correto criar um Sub Button_Click como esse:

Private Sub btIncluir_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btIncluir.Click		Dim strNome, strEstado, strErro As String		Dim intIdade As Integer		Try			'captura os dados preenchidos			strNome = tbNome.Text			strEstado = tbEstado.Text			intIdade = ndIdade.Value			'Valida o formulário.			strErro = ""			If strNome = "" Then				strErro += " Nome "			End If			If strEstado = "" Then				strErro += " Estado "			End If			If strErro <> "" Then				MsgBox("Informe: " & strErro, MsgBoxStyle.Exclamation, "Preencha os dados")			Else				'cria uma nova pessoa				Dim objPessoa As New Pessoa				objPessoa.nome = strNome				objPessoa.idade = intIdade				objPessoa.estado = strEstado				objPessoa.cadastrado = DateTime.Today				objPessoa.addPessoa(objPessoa)				'limpa a tela para uma nova inserção				tbNome.Clear()				tbEstado.Clear()				ndIdade.Value = 0				lbResultado.Items.Add(objPessoa.nome)			End If		Catch ex As Exception			MsgBox("Verifique os dados do formulário", MsgBoxStyle.Exclamation, "Erro")		End Try	End Sub

Minha dúvida é se um Button_Click muito grande pode ser um problema para efeito de manutenção ou execução do programa.

Sei que funcionalmente não há problema mas acho estranho quando um button_click ou qualquer outro evento possui uma codificação muito grande.

Existe alguma norma ou padrão nesse sentido?

Abrass,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Errado mesmo não está. Você pode fazer desta forma. Mas eu, por exemplo, já faço diferente. Em todas as janelas eu crio uma rotina chamada ObjetoParaTela(obj) e uma função chamada TelaParaObjeto(). Daí, todo o código que faz o preenchimento das propriedades e o que faz a exibição destas nos controles do form é concentrado nestas. Com isso o código do botão incluir é bem reduzido e elas podem ser usadas também nas demais operações (como consultar, alterar, excluir, etc.).

Mas, aí vai de cada um - não há nenhum regra que diga que este é o método correto e nem que o seu jeito é o errado.

Certo? ;)

Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.