Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

KeitaroSaiyaman

Siglas!

Recommended Posts

[desabafo]

Depois de alguns anos trabalhando com informática, percebi que tem gente cometendo uns erros enormes para se referir a determinado 'objeto'. O pior é que no centro de São Paulo tem tanta gente cometendo os erros que chega a parecer certo, mas pelo amor de Deus - PAREM de dizer "CD de DVD" ou "toca-CD Player" que essas coisas não existem!! ><'

[fim do desabafo]

Siglas comuns no dia-a-dia (outros nem tanto) de quem mexe com vídeo/áudio/etc

AVI - Audio Video Interleave (resumindo - um pacote de dados que não inclui o formato de compressao a ser utilizado, deixando que o usuário a escolha)

BD-ROM - Blu-Ray Disc Read Only Memory (como é chamado o disco de Blu-Ray)

CD - Compact Disc

DVD - Digital Video Disc (bem, lá em '96 quando eu comecei a ler sobre o DVD era essa a denominação que davam, mas uns anos depois alguns grupos começaram a usar também 'Digital Versatile Disc'... eu ainda fico com a primeira opção...)

HD-DVD - ao que parece não é uma sigla, e sim um nome apenas criado para confundir o consumidor na guerra Blu-ray e HD-DVD (e não, não é uma sigla para 'high-definition dvd')

OGM - um pacote de arquivos (pense nele como uma espécie de .iso) para vídeos com legendas e mais de um canal de audio (encodados em ogg vorbis)

MKV - outro pacote de arquivos para vídeos (o nome tem origem na boneca russa 'matroska' que era 'desmembrável')

MiniDVD - NÃO é um DVD de 8cm (bem conhecido graças ao Nintendo GameCube que utiliza essas mídias). O miniDVD é um CD gravado com arquivos de DVD (em outras palavras, é uma formatação de DVD em um CD) - na prática só serve para quem está aprendendo a trabalhar com DVD (foi bastante utilizado na época em que uma mídia de DVD-R custava absurdos R$50) pois a maioria dos DVD players de mesa não reconhecem esse tipo de formatação num CD

MOV - formato proprietário da Apple, é usado para armazenamento de conteúdo multimídia - apesar de normalmente se encontrar vídeos existem também outras aplicações como visualização 360º de uma foto

MPEG - Motion Picture Expert Group (resumindo - padrão de vídeo comprimido largamente usado)

MP3 - Motion Picture Expert Group Audio Layer 3

MP4 - vem de MPEG4, um dos mais recentes métodos de compressão criados

MP5 - NÃO EXISTE! E parem de falar 'eu tenho/eu conheço quem tem/eu vi quem tem' - não sei exatamente como essa praga de termo se originou, mas ao que parece é porque as pessoas não sabem o que é MP3 e MP4 então deram esse apelido a aparelhos (normalmente de baixíssima qualidade) que reproduzem arquivos .mp3 e .mp4 por acharem que é uma 'evolução desses formatos

PAL/NTSC - padrões de TV - PAL é utlizado principalmente na Europa e NTSC em alguns países asiáticos além dos EUA e Canadá (o Brasil usaria o PAL-M, mas agora eu não tenho mais certeza se é PAL-M ou NTSC...)

SVCD - uma 'evolução' do VCD, utiliza o padrão MPEG2 para codificação de vídeo (permitindo cerca de meia hora de gravação num CD de 700MB)

VCD - Video Compact Disc (padrão antigo de vídeo digital em mídia de CD, na prática é um MPEG1 com algumas regras para tocarem em players específicos, capacidade para aproximadamente 65min - foi MUITO utilizado em karaokes no Japão e em vários países asiáticos na pirataria de filmes...)

VHS - Vertical Helix Scan, nosso bom e velho padrão de video cassete...tão velho que a JVC a criou em 1976...

Quem souber inglês e não quiser ler meus comentários...

http://www.afterdawn.com/glossary

Nota: aos poucos vou acrescentando novos itens, mas quem quiser indicar alguns basta me mandar uma mp ou postar aqui

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom este topico.. quando puder melhora-lo ficará muito massa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.