Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matheus.D

Oracle faz oferta de US$ 6,7 bilhões para comprar BEA Systems

Recommended Posts

Paris - Onda de fusões e aquisições continua no setor de software. Oferta de compra da companhia de middleware é de US$ 17 por ação em dinheiro.

 

O movimento de fusões e aquisições permanece aquecido no mundo de TI. Depois da compra da BO pela SAP na semana passada, a resposta da Oracle veio na forma de uma oferta pela fornecedora de middleware BEA Systems, por 17 dólares a ação.

 

A oferta em dinheiro, que envolve cerca de 6,7 bilhões de dólares, foi feita ao conselho de administração da companhia por escrito. O valor representa um prêmio de 25% sobre o valor da cotação das ações no pregão de quinta-feira (11/10).

 

A BEA foi a pioneira em softwares para aplicativos Java e compete com produtos como os da família WebSphere da IBM. Ela foi alvo de rumores de aquisições diversas vezes, mas tem mantido sua independência em relação aos grandes grupos.

 

"Esta proposta é o resultado de repetidas conversas que temos mantido com a gestão da BEA nos últimos anos", disse o presidente da Oracle Charles Phillips, em um comunicado distribuído na sexta-feira (12/10). "Esperamos fechar uma transação amigável o mais rápido possível", completou.

 

Os executivos da BEA não foram citados no comunicado e não hove até o momento nenhuma indicação de que a empresa esteja aberta a uma oferta de compra. Isso levanta a possibilidade de que se trate de uma ampla batalha de oferta hostil como que foi a feita pela própria Oracle para comprar a Peoplesoft.

 

A Oracle afirmou que a compra da BEA poderia complementar sua própria suíte de middleware, uma área importante para seus planos de atender à demanda pela integração de uma série de famílias de aplicativos de negócios. Ela se comprometeu a proteger os investimentos dos clientes da BEA se a transação for concluída.

 

"Nosso comprometimento com o suporte à continuidade dos negócios tem sido amplamente demonstrado em todas as nossas prévias aquisições, incluindo Peoplesoft e Siebel. Com a BEA não será diferente", disse Phillips.

 

Stephen O'Grady, analista principal da RedMonk LLC, afirmou que o principal interesse da Oracle na aquisição é expandir e solidificar sua presença no mercado de middleware.

 

Diante da concorrência de gigantes como a IBM e a própria Oracle, a BEA soube manter uma respeitável participação de mercado com o desenvolvimento de tecnologias como SOA e BPM.

 

Ultimamente, entretanto, ela estava sob pressão, especialmente por parte do bilionário Carl Icahn, um dos seus maiores acionistas, que defendia a venda da empresa porque achava difícil ela se manter como uma companhia independente.

 

Em agosto a BEA divulgou uma receita de 365 milhões de dólares no segundo trimestre do ano, uma alta de 7% sobre o mesmo período do ano anterior, apesar da receita com a venda de novas licenças ter caído 9%. Ela não divulgou o balanço na íntegra porque seu sistema de garantia com opções de ações estava sob investigação.

 

Esta marca mais uma das bilionárias aquisições pela Oracle, que já comprou 30 empresas nos últimos três anos. As transações levaram a companhia ao segundo lugar no mercado de aplicativos de negócios, atrás somente da SAP, apesar de alguns analistas questionarem a capacidade da Oracle de gerenciar linhas de produtos tão diferentes.

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.