Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

aureo2006

Script validação form não funciona

Recommended Posts

Eu tenho um página chamda contato.php, com um formulario também chamado de contato. Desenvolvi um arquivo chamado valida.js, com o seguinte código:

<script language="JavaScript">function validaForm(){		   d = document.contato;		   //validar nome		   if (d.nome.value == ""){					 alert("O campo " + d.nome.name + " deve ser preenchido!");					 d.nome.focus();					 return false;		   }		  //validar email		   if (d.email.value == ""){					 alert("O campo " + d.email.name + " deve ser preenchido!");					 d.email.focus();					 return false;		   }	   //validar cidade		   if (d.cidade.value == ""){					 alert("O campo " + d.nome.name + " deve ser preenchido!");					 d.nome.focus();					 return false;		   }	   //validar estado		   if (d.estado.value == ""){					 alert("O campo " + d.nome.name + " deve ser preenchido!");					 d.nome.focus();					 return false;		   }			  //validar telefone		 if (d.telefone.value == ""){				   alert ("O campo " + d.telefone.name + " deve ser preenchido!");				   d.telefone.focus();				   return false;		 }		 //validar assunto		 if (d.assunto.value == ""){				   alert ("O campo " + d.telefone.name + " deve ser preenchido!");				   d.telefone.focus();				   return false;		 }		//validar mensagem		 if (d.mensagem.value == ""){				   alert ("O campo " + d.telefone.name + " deve ser preenchido!");				   d.telefone.focus();				   return false;		 }		  }</SCRIPT>
Inseri no HEAD da página contato o seguinte script:

<script type="text/javascript" src="../scripts/valida.js"></script>
No evento onsubmit do form inseri o seguinte código:

<td><form action="<?php echo $editFormAction; ?>" method="post" name="contato" id="contato" onsubmit="return validaForm()">
POis bem... Achava que estava tudo certo, porém, quando tento enviar um formulario para preencher (nos testes deixo vazio, para ver como ele valida), ele não funciona...ele retorna a seguinte informação:

Coluna 'NOME' não pode ser vazia.

Esta informação é do próprio banco de dados, e não tem nada a ver com o script...o que há de errado com meu esript e meus procedimentos? Como se percebe, não manjo quase nada de javascript...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que você deve ter dado um copy paste e nao percebeu:

<script language="JavaScript">function validaForm(){		   d = document.contato;		   //validar nome		   if (d.nome.value == ""){					 alert("O campo " + d.nome.name + " deve ser preenchido!");					 d.nome.focus();					 return false;		   }		  //validar email		   if (d.email.value == ""){					 alert("O campo " + d.email.name + " deve ser preenchido!");					 d.email.focus();					 return false;		   }	   //validar cidade		   if (d.cidade.value == ""){					 alert("O campo " + d.nome.name + " deve ser preenchido!");					 d.nome.focus();					 return false;		   }	   //validar estado		   if (d.estado.value == ""){					 alert("O campo " + d.nome.name + " deve ser preenchido!");					 d.nome.focus();					 return false;		   }			  //validar telefone		 if (d.telefone.value == ""){				   alert ("O campo " + d.telefone.name + " deve ser preenchido!");				   d.telefone.focus();				   return false;		 }		 //validar assunto		 if (d.assuntovalue == ""){				   alert ("O campo " + d.telefone.name + " deve ser preenchido!");				   d.telefone.focus();				   return false;		 }		//validar mensagem		 if (d.mensagemvalue == ""){				   alert ("O campo " + d.telefone.name + " deve ser preenchido!");				   d.telefone.focus();				   return false;		 }		  }</SCRIPT>

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade...não percebi os problemas de sintaxe. Mas mesmo tendo corrigido, a página comporta-se como se não existisse o script. A mensagem que continua me retornando é a de validação feita pelo dreamweaver, que é numa página separada, o que eu não quera, informando a ausencia de conteúdo de cada campo..tipo: Coluna 'NOME' não pode ser vazia. O script vallida.js é ignorado, mesmo com a correção da sintaxe que, como me indicou, estava errada.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a mensagem é o CAMPO NOME, significa q ainda tem algo q você nao alterou no script.

Quando você deixa tudo vazio e clica em enviar, ele aparece alert ou ele envia a pagina??

Veja o teste q eu montei, onde o script funciona corretamente:

<script language="JavaScript">function validaForm(){		   d = document.contato;		   //validar nome		   if (d.nome.value == ""){					 alert("O campo " + d.nome.name + " deve ser preenchido!");					 d.nome.focus();					 return false;		   }		  //validar email		   if (d.email.value == ""){					 alert("O campo " + d.email.name + " deve ser preenchido!");					 d.email.focus();					 return false;		   }	   //validar cidade		   if (d.cidade.value == ""){					 alert("O campo " + d.cidade.name + " deve ser preenchido!");					 d.cidade.focus();					 return false;		   }	   //validar estado		   if (d.estado.value == ""){					 alert("O campo " + d.estado.name + " deve ser preenchido!");					 d.estado.focus();					 return false;		   }			  //validar telefone		 if (d.telefone.value == ""){				   alert ("O campo " + d.telefone.name + " deve ser preenchido!");				   d.telefone.focus();				   return false;		 }		 //validar assunto		 if (d.assunto.value == ""){				   alert ("O campo " + d.assunto.name + " deve ser preenchido!");				   d.assunto.focus();				   return false;		 }		//validar mensagem		 if (d.mensagem.value == ""){				   alert ("O campo " + d.mensagem.name + " deve ser preenchido!");				   d.mensagem.focus();				   return false;		 }		  }</SCRIPT><form action="teste.html" method="post" name="contato" onsubmit="return validaForm()"><input type="text" name="nome"><br><input type="text" name="email"><br><input type="text" name="cidade"><br><input type="text" name="estado"><br><input type="text" name="telefone"><br><input type="text" name="assunto"><br><input type="text" name="mensagem"><br><input type="submit">

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.