Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tamires

Cliente desiste

Recommended Posts

ola!faco freela de web a pouco tempo, eu e um amigo meu.um amigo nosso nos procurou dizendo que tinha um cliente.estavamos negociando por intermedio dele...foi aprovado o orcamento, fizemos alguns layouts, o cliente aprovou um e demos um prazo pra o trabaçhp, só estava esperando o cliente dar um ok para começar.passo duas semanas e fumos procurar esse amigo, pois ele não havia mais entrado em contato....e ele retornou dizendo q a empresa procurou outra pessoa p fazer o site, pois achou o prazo mt grande.primeiro, achei uma #@?$%~ sacanagem, pq ele tinha q dar ao menos uma resposta ao inves de sumir...ele não nos procurou nem para negociar o prazo...mas enfim.o q eu gostaria de saber é se eu tenho direito de cobrar pelos layouts (acredito que tenho, pq até então o negócio estava fechado).e o meu receio é que ele repasse o layout para outra pessoa fazer o site. gostaria de saber quais são meus direitos em cima disso.obrigadatamires

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que se não foi acordado num contrato a forma de pagamento clara, não tem mais como.se seria 20% depois da aprovação e blablablámas é normal isso ai, o pior é que reclamar de prazo, mas NENHUM leva ele a risca, enviando o material para conteudo , etc.eles mesmo acabam atrasando o projeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá tamires.Nesse caso, como está em fase orçamentária, foi um investimento seu em jogo. O "cliente" ficou apenas olhando e é muito comum tomarem esse tipo de atitude, ainda mais perante autônomos.O cliente não infringiu nenhuma lei, não cometeu nenhum crime. Apenas ficará queimado com você pela falta de respeito. Uma pessoa correta daria uma resposta.Não entendei muito bem como aconteceu. Por acaso você entregou algum trabalho pro cliente ? Caso positivo você cometeu um erro grave.Antes de iniciar um trabalho você deve exigir entrada. Também tenho mais uma questão, vocês assinaram algum acordo formalmente ?

mas é normal isso ai, o pior é que reclamar de prazo, mas NENHUM leva ele a risca, enviando o material para conteudo , etc.eles mesmo acabam atrasando o projeto

sim exatamente.por isso e diversas outras questões, tamires, é melhor atuar como empresa.Acho que foi você que perguntou em outro tópico sobre trabalhar como freelancer e inclusive comentou que não tem capital pra abrir um CNPJ. Entretanto, realmente é melhor você e seu amigo abrirem uma empresa ou fazer uma perceria com alguém confiável que tenha CNPJ.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, concordo, ele deveria dar ao menos uma resposta.Não entregamos o trabalho, apenas fizemos estudos de layout.Entregamos apenas um "relatorio", colocamos os jpgs (um tamanho de 400x300 mais ou menos) e a explicação do conceito, coisa e tal.Mas como te falei, o negocio já estava acertado.Quanto a entrada, concordo =o/ é que o trabalho era tipo "pra ontem", então corremos com tudo.Não chegamos a negociar o acordo formalmente, nós não estavamos negociando diretamente com o cliente, mas sim com esse nosso amigo que estava repassando pra ele. Era como se esse nosso amigo fosse "comprar o site para revender".sim, fui eu mesma que postei sobre empresa, eu e meu amigo estmos nos organizando para tentar resolver isso o mais rápido o possível.nós estamos querendo entrar em contato com ele para cobrar ao menos os layouts, entende? cobrar o trabalho que começamos.abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hinom, onde está essa discussão sobre trampar freelancer ?me interessaria em ler as dicas

nos tópicos pendurados deste forum "topicos importantes"http://forum.imasters.com.br/index.php?showforum=146Um freelancer é uma empresa onde uma pessoa sozinha executa todos os processos de uma empresa, administração, venda, gerenciamento, execução técnica, pesquisas, etc...Clientes que procuram freelancers querem simples, sem burocracias e o mais importante, "que seja tudo barato". Quando um freelancer impôe burocracia o cliente geralmente foge. Foi o que pode ter acontecido no caso da tamires. A melhor opção para um freelancer ter segurança no mercado é juntar-se com outros freelancers e formar uma espécie de cooperativa ou estabelecer uma parceria com uma empresa sólida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opiniao, acho que o maximo que pode ser feito agora, eh tentar nao ter mais terceiros envolvidos(no caso, seu amigo) e entrar em contato diretamente com o cliente, mesmo que voce tenha que dar um percentual de comissao para esse amigo lhe indicar novos clientes, porem, repassar esta comissao SOMENTE apos fechado o negocio, firmado um contrato, mesmo sendo freenlancer.Realmente, abrir uma empresa, em qualquer parte do mundo, e principalmente no Brasil, eh muito burocratico e custoso. Portanto, enquanto voce ainda nao tem o CNPJ, acredito que, tomando alguns cuidados, tem como levar como freela sim!Afinal, como o hinon comentou, abrindo uma empresa, voce necessariamente teria que cobrar um valor mais alto, afugentando assim, alguns possiveis clientes.Abracos, Erika

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu e mais 2 amigos também trabalhamos como freelancer.

Mas estamos com uns projetos mais audaciosos e queremos oferecer hospedagem para nossos clientes, por isso estamos correndo atrás do nosso CNPJ.

 

Você gasta um pouco, mas é mais seguro, você tem mais segurança quanto a esse tipo de clientes.

Normalmente, mostramos o layout em JPG, se aprovam, fazemos contrato e qualquer alteração que queira é colocado no papel.

 

Ou é assim ou você se ferra depois, pois está cheio de cliente mal intencionado para ferrar com você depois e querer que você faça as coisas quase de graça.

 

Com empresa não, você faz o que pede, assina a solicitação, e depois só manda o boleto bancário pro cliente.

Eu diria que é até mais profissional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, abrir uma empresa, em qualquer parte do mundo, e principalmente no Brasil, eh muito burocratico e custoso.

Portanto, enquanto voce ainda nao tem o CNPJ, acredito que, tomando alguns cuidados, tem como levar como freela sim!

Afinal, como o hinon comentou, abrindo uma empresa, voce necessariamente teria que cobrar um valor mais alto, afugentando assim, alguns possiveis clientes.

 

Abracos,

 

Erika

Pode até ser burocratico e trabalhoso, mas pode ser compensado depois.

Talvez essa burocracia e os custos podem ser desembolsados através de parcerias.

 

No nosso caso, fizemos uma parceria com um escritório de contabilidade que está cuidando de toda essa parte do CNPJ para nós, e ainda com um escritório de advocacia que revisa nossos contratos quando necessário.

 

Agora não entendi o que quis dizer com cobrar um valor mais alto acaba afugentando alguns clientes...

 

Afinal, sendo freela ou não, você deve cobrar por seu trabalho aquilo que ele vale, independente de CNPJ ou não, você tem custos, você tem um salário a ser arrecadado...prefiro cobrar o que meu serviço vale e ter 2 clientes por mês do que ter 10 clientes que ficam chorando pra fazer serviço a um valor que não paga nem o que você gastou com transporte visitando esses clientes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Afinal, sendo freela ou não, você deve cobrar por seu trabalho aquilo que ele vale, independente de CNPJ ou não, você tem custos, você tem um salário a ser arrecadado...prefiro cobrar o que meu serviço vale e ter 2 clientes por mês do que ter 10 clientes que ficam chorando pra fazer serviço a um valor que não paga nem o que você gastou com transporte visitando esses clientes.

há uma porém,

 

um freelance não tem condições de oferecer segurança ao cliente pois geralmente age sozinho.

uma empresa possui um quadro de funcionarios, se o funcionario X não puder continuar um determinado serviço ou estiver muito atarefado, o funcionario Y continuará.

 

No caso, o freelancer é sozinho. Se parar o cliente fica na mão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso, o freelancer é sozinho. Se parar o cliente fica na mão.

Tem isso né caro hinom...mas porque o freelancer iria parar?

Se for por um motivo pessoal consistente, creio que se ele conversar, o cliente irá entender.

Agora se ele for parar por parar, não se pode nem contratar um freela desses.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem isso né caro hinom...mas porque o freelancer iria parar?

Se for por um motivo pessoal consistente, creio que se ele conversar, o cliente irá entender.

Agora se ele for parar por parar, não se pode nem contratar um freela desses.

os motivos são diversos

 

adversidades acontecem na vida de todos.

 

mesmo dentro de um empresa funcionarios fixos nao trabalham a vida toda.

 

alguns fatos:

 

- doença ( gripe, resfriado, dor de cabeça, má digestão, estresse enfim... )

- disponibilidade de atendimento e suporte

um freelancer geralmente precisa pegar diversos serviços pra sobreviver, pagar as contas e ter algum lucro. Não tem como atender 2 clientes ao mesmo tempo. E todos os clientes exigem exclusividade.

Nessa correria o autonomo fica perdido, os prazos estouram, os clientes ficam insatisfeitos, o nervosismo entra em cena, 1 ou 2 clientes cancelam contratos, o nervosismo aumenta, o desempenho diminui, etc...

 

Isso é muito comum.

 

De um modo geral, os autonomos que conseguem sobreviver com tranquilidade são pessoas que já possuem vasta experiencia profissional e de um certo modo conseguiram negociar com antigos patroes, terceirizando serviços para ele proprio.

O custo pra manter um funcionario é muito elevado, porem, terceirizar um serviço interno é arriscado, a não ser que tal serviço fique nas mãos de uma pessoa de confiança da empresa.

 

Freelancers devem expandir seus relacionamentos empresariais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade hinom, vendo por esse ponto de vista concordo com você.

 

Por isso, é interessante demais dar valor a parcerias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso, é interessante demais dar valor a parcerias.

Concordo em manter parcerias!

 

Concordo tambem quando voce fala que devemos cobrar pelo servico, sendo freela ou tendo a firma aberta. Porem, vejo por aih que as vezes os freela cobram um pouco menos justamente para 'segurar' um cliente. Veja bem, eu disse que ALGUNS freelas cobram menos.

 

Posso estar enganada a respeito, soh opinei! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_smile.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.