Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcos Vinícius

O cachorro que morreu de fome em nome da "arte"

Recommended Posts

Apesar de não falar especificamente de fotografia, fala de "arte. Se é que dá pra chamar isso de arte.

O cachorro que morreu de fome em nome da "arte"

Com raras e honrosas exceções, como os trabalhos de Nuno Ramos, encaro essas instalações "artísticas" pós-modernistas que costumam ser exibidas em Bienais e mostras de arte como tremendos embustes, invariavelmente justificados por seus criadores com discursos herméticos e rebuscados falando de liberdade criativa e rompimento de paradigmas. Pois bem: o que há de vanguardista em amarrar um cachorro doente na parede de uma galeria e deixá-lo morrer de fome em nome da, hmm, "arte"?

Por intermédio de minha amiga Ane Aguirre, tomei conhecimento da história de Guillermo Vargas Habacuc, um costarriquenho que, conforme descreve a escritora Rosa Montero em um artigo para o jornal El Pais, "afirma ser um artista". Em agosto deste ano, Habacuc criou uma instalação intitulada "Exposición N° 1", em uma mostra realizada na Galeria Códice, localizada em Manágua, capital da Nicarágua. Ao som do hino sandinista tocado ao contrário, os visitantes se deparavam, na entrada da exposição, com uma frase na parede ("eres lo que lees") cujas letras eram formadas por comida de cachorro.

Logo adiante, os visitantes eram surpreendidos pela seção mais polêmica da instalação de Habacuc: um cachorro enfermo, que teria sido capturado nas ruas de Manágua, preso em um canto da galeria. Segundo o "artista", sua obra representava uma homenagem a Natividad Canda, um nicaraguense morto recentemente devido a um ataque feito por dois cães da raça rottweiler. Justificou, desta maneira, a captura de um cachorro indefeso e doente, que também recebeu o nome de Natividad. Que não recebeu nenhum auxílio veterinário, não foi alimentado e, apesar dos pedidos de vários freqüentadores da exposição para que fosse solto, permaneceu amarrado até o dia seguinte à inauguração da instalação, quando morreu de fome diante dos olhares dos espectadores.

Diante da polêmica que certamente desejava causar, Guillermo Vargas Habacuc afirmou: "O importante para mim era constatar a hipocrisia alheia. Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome". E arrematou: "O cachorro está mais vivo do que nunca porque segue dando o que falar".

Habacuc é um dos artistas selecionados para participar da edição de 2008 da Bienal Centroamericana de Honduras. Porém, uma petição online circula solicitando que a indicação de Guillermo Vargas para a Bienal seja revista. Faço minhas as palavras de Rosa Montero: "não seremos capazes de respeitarmos a nós mesmos se não respeitarmos os demais seres vivos".

Fonte (com fotografias do cachorro): http://www.interney.net/blogs/inagaki/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa cara! Tinha visto isso uns dois dias atrás...Uma covardia. Dá vergonha de ser humano.E o cara ainda fala de hipocrisia?Ah para!

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que não vejo isso pessoalmente senão daria um jeito de explodir todo o local, de tão repugnante que isso é.Sr. Guillermo Vargas Habacuc , nunca apareça na minha frente pois irá se arrepender amargamente.

Compartilhar este post

Link para o post

É, também vejo como lamentável o cara querer chamar a atenção desta forma. Cada dia vemos mais como as pessoas não respeitam mesmo os animais.E o cara chama isso de arte.

Compartilhar este post

Link para o post

Farei a seguinte arte:

Pegarei uma criança recém nascida e pegarei uma arma calibre 45 e dispararei na frente dos expectadores para que pinte com sangue a tela que está atrás da indefeza criatura e ali estará minha criação. minha obra de arte!

Ahhhhh

para com isso...

se for assim.. o cara vai poder fazer de tudo... matar gente e dizer que foi para ARTE!

isso definitivamente NAO é arte... isso é um demente que precisa ser tratado e preso para nao ficarmos a mercê dele fazer isso que citei acima pois o proximo passo será este.

------------------ TOTALMENTE INDIGINADO ----------------------

.

.

.

Compartilhar este post

Link para o post

por um lado eu fico tb muito revoltado por mal tratar um bicho em nome dessa "arte".,... que isso um abuso .....

mais por outra essa frase

"Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome"

todo mundo sente dó, mais ninguem pega um cão sarnento na rua e leva pra casa, da banho comida e leva pra uma pet shop..... hipocrisia um pouco também ,... mais nada justifica a ele usar disso como uma desculpa para representar talvez uam suposta "indignação" dele...... ou uma "representacao artistica" ...... deveria era ir preso isso sim

Compartilhar este post

Link para o post

por um lado eu fico tb muito revoltado por mal tratar um bicho em nome dessa "arte".,... que isso um abuso .....

"Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome"

todo mundo sente dó, mais ninguem pega um cão sarnento na rua e leva pra casa, da banho comida e leva pra uma pet shop..... hipocrisia um pouco também ,... mais nada justifica a ele usar disso como uma desculpa para representar talvez uam suposta "indignação" dele...... ou uma "representacao artistica" ...... deveria era ir preso isso sim

Pois é... eu também achei que a frase tá bem feliz, mas ele poderia ter causado o mesmo impacto de outra forma. Poderia dizer que o bicho tava morrendo e na surdina ir tratando o infeliz. Imagina o impacto se ele dissesse que o cachorro morreu e depois da polêmica toda aparecesse com ele feliz da vida...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... eu também achei que a frase tá bem feliz, mas ele poderia ter causado o mesmo impacto de outra forma. Poderia dizer que o bicho tava morrendo e na surdina ir tratando o infeliz. Imagina o impacto se ele dissesse que o cachorro morreu e depois da polêmica toda aparecesse com ele feliz da vida...

ah vai saber se ele nao fez isso... deu um treco pro cachorro só durmir..... ^^

acreditar 100% na midia .. nem a pau !!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achei que os fins não justificaram os meios.

O cara é muito idiota mesmo pra querer passar alguma mensagem fazendo uma coisa destas.

Na minha opinião ele foi totalmente infeliz nesta.

Compartilhar este post

Link para o post

Queridos,

Não desejava falar nada sobre esse assunto, porque tenho até nojo de comentar tal crueldade...disse bem Marcos Vinícios e todos os demais. Sou defensora voluntária ferrenha dos animais....já crie junto com 2 ou 3 amigas uma instituição que defende os animais...especialmente os domésticos que estão mais próximos do ser humano, sendo os humanos o seu pior inimigo, quando na verdade deveria ser seu defensor.

Querido Diogo(coxão), na verdade eu amo todos os animais, independente de raça ou condição física....já troxe para minha casa dezenas de animais feridos, doentes, sarnentos e a beira da morte com várias doenças... e com minhas prórpias mãos dei-lhes os primeiros socorros e muitas vezes nem mesmo foi necessário levá-los ao veterinário, porque eu mesma cuidei de todos. Sarei suas feridas com minhas mãos....alimentei e elimento cada dia todos com o suor do meu trabalho digno....É evidente que me considero um ET, um Ser fora dos padrões normais quando o assunto é defesa dos animais....não tem acordo comigo...uso minhas 4 patas para defendê-los e mais minha cabeça, minha inteligência e minha profissão. Já ajuizei várias ações na defesa deles e Graças a Deus tive sucesso.

Será que ao visitar essa tal galeria de arte não existia ninguém com sangue nas veias ....para arrancá-lo de lá quer seja usando a força fisíca ou o socorro judicical para tal crueldade.

Já escrevi uma máteria sobre a crueldade, temo muito em colocá-la em púbico pela repercursão que poderá provocar...mas ensina-nos o Mestre Aurélio Buarque de Holanda "que crueldade advem de cruento, ou seja cruel aquele que tem prazer no derramamento de sangue"[/b].

A crueldade é prática abominável e não se justifica em hipótese alguma....não aceito nem mesmo para o avanço da ciência....aqui no Brasil a crueldade contra animais é crime , punida com pena de prisão...mas é claro temos que acionar o Estado (polícia em todas as suas esferas) para fazer valer o direito dos animais, [b]porque eles tem boca , mas não falam e nos somos a voz dos animais.

[/b]

Só tenho uma palavra para definir tal ato cruel.....é ridículo.....e mais "um dia teremos vergonha de sermos chamados de humanos". bjs. a todos. Obede

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com você minha querida Obede!

Conhceço pessoalmente a Obede e ela tem mesmo em sua casa dezena de animais. É um ser diferenciado realmente dos demais por ser quase um anjo na terra!

PARABENS minha amiga por esse exmplo de mulher que é.

Se muitos fossem 10% do que você é o mundo ja seria o paraizo.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.