Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulinho Cé

Dicas para macrofotografia

Recommended Posts

Amigos macreiros,

Tenho visto muitas macros sem qualidade, sem qualquer planejamento e com um resultado final à desejar.

De forma alguma quero atribuir às minhas macros, a perfeição ou a excelente qualidade, mas algumas técnicas já consigo aplicar quando estou à campo em busca de insetos.

1 - Em primeiro lugar, a previsão do tempo.

Já pensou sair para um safari e no meio da sessão, focalizando aquele inseto difícil de se encontrar, cai uma chuva daquelas, molhando voce e seu equipamento?

Hoje existem sites que têm um bom índice de acertos na previsão do tempo. Em Santa Catarina eu uso o http://ciram.epagri.rct-sc.br:8080/cms/index.jsp

2 - O fotógrafo.

Os insetos são sensíveis às cores vivas portanto use roupas com cores mais suaves, de preferência o verde, que está em toda a natureza na forma de plantas, grama, folhagens e outros.

O confôrto tambem é um detalhe bastante relevante, pois alguns enquadramentos exigem verdadeiros malabarismos com o corpo, por isso use algo que permita movimentos amplos.

Eles tambem sentem cheiros portanto nada daquele desodorante forte, a colonia atraente para as meninas mas as vezes repugnante aos insetos.

Pode parecer meio estranho mas alguns cheiros do corpo os atraem, como o suor, o gás carbonico expelido pela respiração etc.

3 - O equipamento.

Um bom tripé é essencial em macros.

Se puder utilizar um cabo disparador ou um controle remoto, melhor ainda.

Apesar de pretender fazer macros, não deixe de levar a GA, a tele, pois já imaginou um tucano maravilhoso pousado na árvore perto de voce, e a sua lente macro 100mm não aumenta o suficiente?

O sol está maravilhoso, mas as vezes, o insetinho pousa numa sombra forte, num canto de um barranco, por isso nunca deixe o ring flash ou mesmo qualquer tipo de flash em casa, pelo menos leve aquele difusor que voce mesmo construiu, para usar no flash da camera.

Desnecessário dizer que verificar a carga da bateria, levar pilhas adicionais e cartões de memoria extras é um cuidado muito importante.

4 - Fotografando.

Após todos os cuidados com o fotografo e o equipamento, chegou a hora de fotografar.

A aproximação aos insetos deve ser lenta, com movimentos calmos.

Normalmente leva uma hora ou mais para que eles se acostumem com a sua presença, permitindo uma aproximação razoável, outros são mais benevolentes e pousam tranquilamente à sua frente, permitindo a macro dos seu sonhos, rever o foco, corrigir o enquadramento, escolher a luz correta.

Ao esquadrá-los, utilize a regra básica da macrofotografia: mantenha-o sempre em paralelo à lente da objetiva, pois com pouca profundidade de campo, corre-se o risco de ter apenas uma parte dele focalizado.

Se não for possível, escolha a parte do corpo que mais interessar, as cores são o alimento principal da fotografia por isso escolha-as.

Pense um pouco na composição, não veja apenas o inseto e sim o background tambem.

Na maioria das macros ele fica desfocado mas gera pontos iluminados, muitas vezes superexpostos que estragam completamente a foto.

Vegetação se movendo ao fundo tambem gera um efeito de arrasto, nada agradável aos olhos.

Espere aquele ventinho chato se acalmar, apenas uma leve balançada serve para desfocar toda a foto, principalmente porque voce estará invariavelmente utilizado pequenas aberturas e longas exposições .

Os bichinhos são bastante inquietos por isso tenha calma, espere que ele se posicione adequadamente.

Tenha paciência, muita paciência pois boas macros são feitas de momentos e só a observação demorada dos insetos nos mostra momentos incríveis.

Bom, eu poderia escrever muito mais, baseado na minha própria experiência de quase 2 anos buscando insetos, principalmente as libélulas que são muito arredias e exigem todas as técnicas que se conhece para se obter uma boa foto.

Os amigos que quiserem adicionar mais detalhes ao meu texto, sintam-se à vontade, pois o objetivo do fórum deve ser este mesmo, trocar experiências e aprender uns com os outros.

Abraços à todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Detalhes e + detalhes que nem se quer pensei para fotografar macros.

roupa, odor, e etc... jamais pasosu pela minha cabeça!!!

muito boa suas dicas paulinho, já está nos meus favoritos!!!

Obrigado por esta dica, será de grande utilidade para todos.

um abraço e boa semana.

Compartilhar este post

Link para o post

Detalhes e + detalhes que nem se quer pensei para fotografar macros.

roupa, odor, e etc... jamais pasosu pela minha cabeça!!!

muito boa suas dicas paulinho, já está nos meus favoritos!!!

Obrigado por esta dica, será de grande utilidade para todos.

um abraço e boa semana.

Todas estas constatações são fruto da experiencia em campo acumulada durante 3 anos de macrofotografia.

Os detalhes são muito importantes, e agora estou planejando construir uma tenda camuflada para melhor aproximação.

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Pulinho,

Os seus conhecimentos são muita importância para a melhoria dos nossos objetivos, sejam amadores ou profissionais.

Na parte que você. diz "Eles também sentem cheiros", faltou falar em cigarro e outros do tipo.

Sds,

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Pulinho,

Os seus conhecimentos são muita importância para a melhoria dos nossos objetivos, sejam amadores ou profissionais.

Na parte que você. diz "Eles também sentem cheiros", faltou falar em cigarro e outros do tipo.

Sds,

Daniel

Deve ser porque sou fumante e omiti propositalmente o detalhe Daniel heheheh.

Bem observado por voce, muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Paulinho!!! Muito bom "artigo". Que bom que você nos achou, hehehe.

Marcos, que bom que o imaster existe pois está eleito meu fórum preferido.

Encontrei só pessoas educadas e gentis, mesmo com a minha entrada meio brusca, comentando ríspidamente as fotografias recebi respostas agradáveis e humildes.

Muito diferente dos outros fóruns que participo, este é agradável e gostoso de fazer parte.

Eu é que me sinto honrado por ter sido aceito pelos amigos, um abraço à todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal mesmo, eu não tinha lido, pois achava que era mais um artigo técnico.

São dicas realmente muito legais e que na prática serão de muita utilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal mesmo, eu não tinha lido, pois achava que era mais um artigo técnico.

São dicas realmente muito legais e que na prática serão de muita utilidade.

Walace, eu acho muito importante compartilhar da experiencia com as pessoas, pois nada é mais verídico do que as coisas que vivenciamos no dia a dia fotográfico.

Não adianta só ler detalhes técnicos como abertura, exposição, etc etc, as experiencias sim é que são importantes.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.