Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pseudalopex

sockets ou indy

Recommended Posts

Estou desenvolvendo uma aplicação Cliente Servidor.

Há um tempo atrás ja trabalhei com isso e montei usando apenas sockets.

Mas agora estou com um aplicativo que exige mais tarefas e como estou no começo ainda gostaria de saber se podem me dar uma opinião sobre qual componente usar.

Na parte do cliente vai ter acesso a banco de dados, mas nao vou poder instalar o sql server (client) nas maquinas onde vai rodar o client.

O cliente manda as informações para o Server e este executa as funções e retorna para o client.

Então qual o melhor caminho?

Sockets da paleta Internet, ou os componentes da paleta Indy?

Pois com os sockets estou tendo um certo trabalho para identificar as conexões ativas bem como defnir para qual conexão qual comando vai ser enviado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

a utilização de sockets é o método mais simples para comunicação via TCP.

Uma das vantagens de se utilizar sockets, é que por ser nativo da VCL do Delphi, você (teoricamente) não precisará se preocupar com incompatibilidade entre várias versões do ObjectPascal.

Já a VCL Indy, implementa inúmeros componentes que ajudam muito na manipulação dos sockets, tais como protocolos http, smtp, autenticação SSL/TLS etc. Para aplicações que precisam ser desenvolvidas com produtividade e rapidez, a Indy é uma "mão na roda". Porém há uma grande diferença entre a versão 9 e 10 dessa biblioteca, por isso aconselho você pesquisar bem antes de escolher qual utilizar, pois são incompatíveis entre sí.

Mas pelo que eu pude entender de seu post, talvez seja mais interessante dividir sua aplicação em três camadas, utlizando DataSnap. Assim, os terminais não necessitam ter nenhum Client de SQL, pois a conexão real com o BD será feita na nova camada intermediária entre o cliente e o servidor. Os componentes TClientDataset, TDatasetProvider já fazem a transferência do pacote de dados automaticamente, sem que você tenha que se preocupar com soquetes e pacotes de dados.

O DataSnap está disponível à partir do Delphi 7.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.