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roesler

Bingo

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Saudações!

Seguinte, estou tentando fazer um trabalho pra faculdade, mas estou com muita dificuldade.

Se alguém poderia me ajudar, seria grato.

 

Faça um programa para simular um jogo de bingo com 6 jogadores, observando que:

O Bingo é um jogo composto por 90 bolas numeradas de 01 a 90;

As bolas são sorteadas aleatoriamente;

Cada jogador pode possuir no máximo duas cartelas e cada cartela possui 15 números aleatórios diferentes;

As rodadas são contínuas e os resultados possíveis são: quadra, linha, bingo e acumulado (Prêmio Máximo);

Quadra: o primeiro jogador a preencher 4 números horizontais de qualquer das linhas da cartela, prêmio R$100,00;

Linha: o primeiro jogador a preencher os 5 números horizontais de qualquer das linhas da cartela, prêmio R$ 120;

Bingo: o primeiro jogador a preencher todos os números da cartela, prêmio R$300,00;

Acumulado: o primeiro jogador a preencher a cartela até a 40a bola, prêmio R$400,00.

O programa deverá ler o nome de cada jogador o número de cartelas que irá utilizar e informar os resultados atingidos, finalizando quando não houver mais bolas a sortear ou quando não houver mais prêmios a oferecer, considerando que cada um dos prêmios só poderá ocorrer uma vez.

Utilize funções conforme sua própria avaliação na divisão das tarefas, mas, no mínimo utilize 1 funções para cada uma das tarefas:

• sortear as bolas;

• sortear os números das cartelas;

• verificar os resultados.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segue abaixo o que eu consegui fazer...

#include<stdio.h>
#include<conio.h>
#include<stdlib.h>
#include <dos.h>



void aleatorio(int M[3][5],int m, int n){
int i,j;
srand(time(NULL));
randomize();
for (i=0;i<m;i++){
for(j=0;j<n;j++){
if(j==0){
M[i][j]=random(15)+1;
}
if(j==1){
M[i][j]=random(15)+31;
}
if(j==2){
M[i][j]=random(15)+45;
}
if(j==3){
M[i][j]=random(15)+60;
}
if(j==4){
M[i][j]=random(15)+75;
}
}
}
}

void imprime(int M[3][5], int m, int n){
int i,j;
for (i=0;i<m;i++){
for(j=0;j<n;j++){
printf("%.2d\t", M[i][j]);
}
printf("\n");
}
}

void main ()
{	   clrscr();
	printf("\t\t\t\tBINGO\n");
	
	int op;
	char names[5,20];
	do
	{
		int A[3][5],lin,col;{

	aleatorio(A,3,5);
	printf("\t\tBINGO:\n");
	imprime(A,3,5);
	getch();
}
	printf("Deseja gerar nova cartela de bingo?\n1-SIM ou 2-NAO");
	scanf("%d",&op);
	}
	while(op==1);
	int r;
	int k;
	k = 0;
	printf("\t\t\t\tSORTEANDO...\n");
	printf("\t\t\t\t------------\n\n");
	srand(100);
	for (k=0;k<90;k++)
	{
	printf("%d\t\t",rand() % 90);
	delay(100);
	}
	sound(550);
	nosound();
	printf("\n\t\tDeseja visualizar os resultados?  S \ N");
	getch();
}


void sorteia(int max)
{
	int m;

	int r;
	srand(time(NULL));
	r = random(89)+1;
	scanf("%i",&r);
	printf("Numero sorteado: %i",r);
}

Imagem Postada

 

Eu gostaria de antes de sortear as tabelas, que o programa pedisse o nome do jogador e o armazenasse em um vetor.

E também não sei como se faz os testes para quadra, linha, bingo, etc...

Sei que não é tão simples o programa, mas qualquer ajuda é bem vinda, só pra me da uma luz e eu prosseguir.

Se alguém souber algum material relacionado com eses problemas também será bem vindo.

Ah, outra coisa, como faço para que os numeros sorteados não sejam repetidos?

PS: Não quero nada pronto não, apenas algumas dicas, para que eu possa proceguir, pois travei aqui.

Desde ja, agradeço.

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Legal cara... continua ai q uma hora a coisa vai

A unica maneira q conheço para evitar sortear numeros repetidos é a maneira q ctz você ja pensou... guardar em um vetor os numeros sorteados e comparar o novo numero sorteado com o vetor... E nao entendi bem qual a dificuldade de guardar o nome dos jogadores ou do jogador, se for soh isso, o codigo abaixo ai deve resolver...

 

char nome[30];
   cin>>nome;
   cout << nome;

A verificação, me parece q vai ter q ser feita bem no braço... cheio de if's para verificar linhas e colunas... mas isso é pensando or cima... sei la... se eu tive mais ideias eu tento da mais uma mão =]

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Bom, para ler o nome o nosso amigo Miho ja deu uma explanada.

 

Para o sorteio eu faria da seguinte maneira.

São 90 números, de 01 a 90...

Então , teria um array de 90 posições. Do tipo char mesmo.

 

Para cada numero sorteado, 1 a 90 (indice do array), marcar com 1 no array.

Obviamente se ja estiver marcado é por que ja saiu. (não esquecer de zerar o array)

 

Para a cartela...

 

struct cartela

{

int nLinha1[5];

int nLinha2[5];

int nLinha3[5];

}

 

Bom agora não tem milagre... Você vai precisar percorrer cada linha da cartela. Você poderá utilizar uma Cartela auxiliar... Onde você marcará o resultado, para não mexer na Cartela dos números(caso queira imprimi-la depois).

 

 

/*resultado, ja que a cartelaAux só vai conter se o número foi sorteado ou não*/

int nSoma = 0;

 

for(int i = 0; i < 5; i++)

{

nSoma += cartelaAux.nLinha1[n];

}

 

if( nSoma == 4)

quadra

if( nSoma == 5)

linha

 

depois de fazer para cada linha

 

verificar se todas as linhas juntas somam 15.

 

Mais ou menos isso.

 

Abraço.

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Olá!

Muito obrigado pelas dicas, foram muito bem aproveitadas.

Segue o codigo abaixo do que estou fazendo. Não tenho a minima idéia se estou indo pelo caminho certo.

Ps: Algumas funções ali ainda não tem nada haver ainda, mais pra ter alguma base.

 

#include<stdio.h>
#include<conio.h>
#include<stdlib.h>
#include <dos.h>
#define MAX 6

	struct jogador
	{
	  char nome[5];
	  int vet[89];
	  int cartelas[3][5];
	  int x;
	  int num_cartela[12];
	} add_info[MAX];
/*--------------------------------*/
livre(void);
void entrar(void);
void mostrar(void);

/*--------------------------------*/


livre(void)
{
	register int t;
	for (t=0; add_info[t].nome[0] && t<MAX;++t);
	if (t==MAX) return -1; /* nenhum elemento livre */
	return t;
}
/*-------------entrar-------------*/
void entrar(void)
{
	int slot;
	char s[80];
	slot = livre();
	if (slot>5)
	{
	  printf("\n\nJa possui 6 jogadores");
	  return;
	}
	else
	{
	  printf("\n\n\nDigite o nome do jogador: ");
	  gets(add_info[slot].nome);
	  slot = slot + 1;
	}


}
/*-------------------------------*/
void mostrar(void)
{
	register int t;
	for (t=0;t<MAX;++t)
	{
	  if (add_info[t].nome[0])
	  {
		printf("%s\n", add_info[t].nome);
		printf("%i\n", add_info[t].num_cartela);
	}
	printf("");
}
}





void sorteio(int M[3][5],int m, int n){
int i,j;
srand(time(NULL));
randomize();
for (i=0;i<m;i++){
for(j=0;j<n;j++){
if(j==0){
M[i][j]=random(15)+1;
}
if(j==1){
M[i][j]=random(15)+31;
}
if(j==2){
M[i][j]=random(15)+45;
}
if(j==3){
M[i][j]=random(15)+60;
}
if(j==4){
M[i][j]=random(15)+75;
}
}
}
}

void imprime(int M[3][5], int m, int n){
int i,j;
printf("\n");
textcolor(RED);
cprintf("CARTELA SORTEADA");
printf("------------------\n\n");
for (i=0;i<m;i++){
for(j=0;j<n;j++){
printf("%.2d\t", M[i][j]);
}
printf("\n");
}
}

void main ()
{	   clrscr();
	printf("\t\t\t\tBINGO VERSAO 1.0 BETA\n");
	printf("\t\t\tCurso Ciencia da Computacao\n");
	printf("\t\t\t 2 Semestre\n");
	printf("\t\t\t---------------------------\n");





	int op;
	char names[5,20];
	do
	{
	  int A[3][5],lin,col;
	{
	  entrar();
	  sorteio(A,3,5);
	  imprime(A,3,5);
	  mostrar();
	  getch();
	}
	printf("Deseja adicionar outro jogador? Sim  2 - Nao");
	scanf("%d",&op);
	}
	while(op==1);
	int r;
	int k;
	k = 0;
	printf("\n\t\t\t\tSORTEANDO BOLAS...\n\a");
	printf("\t\t\t\t------------------\n\n");
	srand(100);
	for (k=0;k<90;k++)
	{
	printf("%d\t\t",rand() % 90);
	delay(0);
	}
	sound(550);
	nosound();
	printf("\n\t\tDeseja visualizar os resultados?  S \ N");
	getch();
}


void sorteia(int max)
{
	int m;

	int r;
	srand(time(NULL));
	r = random(89)+1;
	scanf("%i",&r);
	printf("Numero sorteado: %i",r);
}

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