Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

job

Pronto para saida de fotolito

Recommended Posts

Salve.

Galera peguei um serviço de um cara representante de gráfica para fazer a capa de um livro e ele me disse o seguinte:

- Oh você, tem que deixar pronto para saida de fotolito, com marca de corte e sangria de 3,00mm

Minha pergunta é?

Sempre eu faço e layout e mando pra gráfica e eles se viram com o resto, o que tenho que fazer para deixar do jeito que o cara ta falando já que ele vai mandar em outra gráfica e não quer me falar.

Dados Técnicos:

Capa Livro: 4X0

Tamanho Final: 15X21cm

Lombada: 1,00cm

Job

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhe um exemplo:

Imagem Postada

As linhas nos quatro cantos da imagem, são as marcas de corte, onde o material irá ser cortado e/ou refilado.

Coloquei em amarelo a área de sangria, essa área seria a imagem "passando" de onde o material irá ser cortado. Então apmlie sua imagem 3mm para cada lado. Isso é para evitar que, na hora do refile, fique um espaço em branco, da imagem até o fim da folha.

Nos dados técnicos que você forneceu, você terá que mandar a capa e contra-capa + lombada, soma-se tudo e aplique os 3mm para cada lado. Colocando as linhas de corte.

Uma perguntinha:

Tem certeza que o cálculo da lombada está certo?

Estou perguntando, pois tem uma regrinha básica para saber a medida.

Sei que tem, mas não sei. (puts!)

Compartilhar este post

Link para o post

Olhe um exemplo:

Imagem Postada

As linhas nos quatro cantos da imagem, são as marcas de corte, onde o material irá ser cortado e/ou refilado.

Coloquei em amarelo a área de sangria, essa área seria a imagem "passando" de onde o material irá ser cortado. Então apmlie sua imagem 3mm para cada lado. Isso é para evitar que, na hora do refile, fique um espaço em branco, da imagem até o fim da folha.

Nos dados técnicos que você forneceu, você terá que mandar a capa e contra-capa + lombada, soma-se tudo e aplique os 3mm para cada lado. Colocando as linhas de corte.

Uma perguntinha:

Tem certeza que o cálculo da lombada está certo?

Estou perguntando, pois tem uma regrinha básica para saber a medida.

Sei que tem, mas não sei. (puts!)

Diminas

Estes foram os dados técnicos que me passaram.

De qualquer forma lhe pergunto:

Fazendo isso que você me falow o arquivo fica pronto para SAIDA DE FOTOLITO como o cara disse?

E as MARCAS DE CORTE como faço isso?Pois ele me mostrou um Gabarito(impresso) que tem estas marcas?

Abç

Compartilhar este post

Link para o post

Marcas de corte, podem ser geradas na saída do fotolito pelo menu de "Visualização de Impressão".

Mas como estão te pedindo para já colocar, o negócio é fazer manualmente, não tem segredo.

Pesoalmente colocaria as linhas de corte (ou marcas de corte), com "Espessura Mínima" nos quatros cantos da página e com a cor C:100 - Y:100 - M:100 - K:100.

A sangria irá passar pelas marcas. Alinhe as marcas pela página e a sangria fica "transbordando" a página.

Tem até um VBA que gera essas linhas automaticamente, lembro que chama Crop Marks, mas esqueci qual o link que tem.

Vai na mão mesmo, não sei qual a dificuldade que você está vendo.

Compartilhar este post

Link para o post

...

Fazendo isso que você me falow o arquivo fica pronto para SAIDA DE FOTOLITO como o cara disse?

...

caro job,

pra ficar PRONTO PRA SAÍDA DE FOTOLITO você irá precisar de muito mais que isso.

qdo seu amigo fala isso ele se refere em receber o arquivo pronto para impressão, sem precisar mexer em nada. parece simples, mas na verdade envolve TODO o processo de finalização do arquivo, ou seja, a arte-final.

entre outras coisas, inclue-se aí:

* todas as imagens bitmaps deverão estar no modo de cores CMYK, com resolução mínima de 300dpi

* se o material for impresso em 4 cores, você precisa conferir se nenhuma cor spot / pantone está no arquivo final

* as fontes, caso você envie arquivo aberto, deverão ser enviadas juntas ou os textos devem ser convertidos em curva; para arquivo fechado, incorporar as fontes

* vetores com grande quantidade de nós aconselha-se rasterizá-los ou convertê-los em bitmaps;

* gradientes com o máximo de etapas possível, 999 se for no Corel

* transparências em alta resolução

* além, como já foi dito, da sangria e das marcas de corte, colors bars e cruzetas.

isso é o que eu lembrei aqui, meio rapidão. dá uma lida nesse tópico, tem mais um check list importante.

se fosse comigo, perguntaria se o pessoal trabalha com PDF/X1-a, e enviaria o arquivo fechado, considero mais seguro, mas aí você precisa conhecer bem o procedimento, então leia esses 2 tópicos, com um passo-a-passo para fechamento nos softwares Adobe.

TÓPICO 1

TÓPICO 2

bom trabalho. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

...

...

caro job,

pra ficar PRONTO PRA SAÍDA DE FOTOLITO você irá precisar de muito mais que isso.

qdo seu amigo fala isso ele se refere em receber o arquivo pronto para impressão, sem precisar mexer em nada. parece simples, mas na verdade envolve TODO o processo de finalização do arquivo, ou seja, a arte-final.

entre outras coisas, inclue-se aí:

* todas as imagens bitmaps deverão estar no modo de cores CMYK, com resolução mínima de 300dpi

* se o material for impresso em 4 cores, você precisa conferir se nenhuma cor spot / pantone está no arquivo final

* as fontes, caso você envie arquivo aberto, deverão ser enviadas juntas ou os textos devem ser convertidos em curva; para arquivo fechado, incorporar as fontes

* vetores com grande quantidade de nós aconselha-se rasterizá-los ou convertê-los em bitmaps;

* gradientes com o máximo de etapas possível, 999 se for no Corel

* transparências em alta resolução

* além, como já foi dito, da sangria e das marcas de corte, colors bars e cruzetas.

isso é o que eu lembrei aqui, meio rapidão. dá uma lida nesse tópico, tem mais um check list importante.

se fosse comigo, perguntaria se o pessoal trabalha com PDF/X1-a, e enviaria o arquivo fechado, considero mais seguro, mas aí você precisa conhecer bem o procedimento, então leia esses 2 tópicos, com um passo-a-passo para fechamento nos softwares Adobe.

TÓPICO 1

TÓPICO 2

bom trabalho. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Perfeito.

Muito,Muito, Muito Agradecido

Forte Abraço

Job

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.