Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

testando66

Componentes de Terceiros - Realmente Valem a Pena?

Recommended Posts

Estou programando um pouco tempo com o Delphi, mas tenho um conhecimento razoável na linguagem. Não sou tão experiente como muitos aqui, mas estou me virando e aprendendo mais a cada dia.

No começo eu achava esses componentes de terceiros (os que não são Padrão do Delphi) uma coisa excelente, pois tinham várias opções realmente úteis para ajudar no desenvolvimento, entretanto depois de ouvir meu professor/chefe dizer que eles davam muita dor de cabeça(pro vários motivos entre eles: ficar amarrado em uma versão do Delphi só porque determinado componente só roda nela, por exemplo) e coisas do tipo eu parei pra pensar melhor.

Realmente eu estou concordando com ele, esses componentes te deixam felizes por um lado (agilidade de desenolvimento), mas se derem problemas vaum ser um pé no saco. Já ouvir várias pessoas falarem bem de um componente e outras não, eles funcionam as vezes pára quase tudo, mas em certas coisas deixam a desejar e isso pode prejudicar teu sistema...

Em minha opinião pode-se usá-los até com um certo nível de moderação, mas somente depois de testar até não poder mais, de modo que não tenha nenhum tipo de problema para o projeto futuramente... Além do mais eu prefiro fazer as coisas via programação por achar mais seguro e estável, embora mais trabalhoso(pode-se usar em projetos futuros também economizando tempo)

E vocês desenvolvedores Delphi, o que pensam desses componentes dito de Terceiros???

Por favor exponham suas opiniões e façamos desta uma boa e saudável discussão.

A propósito, digam os componentes que vcs utilizam e que nunca deram problema, e também aqueles problemáticos. Penso que assim poderiamos ajudar varios desenvolvedores.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, tudo que vem para ajudar é bem vindo, eu não tenho nada contra componentes de terceiros, prefiro fazer tudo a mão (quando sei) por questão de aprendizagem e esperiência mas uso componentes de terceiros se funcionárem bem...

...Eu tenho um pouco de antipatia pelo Zeos, é opensource mas é muito lento, como o ADO já vem com delphi assim como o dbexpress e outros, prefiro usar estes, não uso o zeos nem para conectar ao mysql...

Compartilhar este post

Link para o post

O Problema de Componentes de 3º é que você tem que ter uma boa organização do seu projeto, se não você ta ralado.

por exemplo, quando você formata o pc, você instala o delphi e tem que lembrar de todos os componentes que você usou em um determinado projeto e instala-los antes de abrir o projeto no delphi, se nao, da pau com certeza.

tipo utilizar componentes de 3º, se você precisar transportar o projeto todo para outra máquina, nao pode esquecer de levar os componentes junto e etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Não esquecendo que precisa de certa forma cuidar de onde pega os componentes, visto que as vezes o componente foi feito somente para um determinada versão do delphi, depois você precisa migrar seu projeto para uma versão mais recente e tem chance de o componente não ter para a versão em questão...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho interessante e torna ágil o desenvolvimento, mas é como disseram, tem sempre que lembrar o que foi instaldo e se você quiser abrir o projeto em outra máquina sem os componentes, não vai dar.

Eu uso alguns componentes da biblioteca Jedi, mas odeio a lentidão dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.