Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dataset

[Resolvido] Aplicação Multi-idioma

Recommended Posts

Tenho uma ferramente para Gestão Escolar, estou pensando em fazer uma implementação de idiomas. Duas bandeirinhas, Versão Port-BR e Versão Ing (EUA).

Minha ideia é duplicar a pasta da minha aplicação. Numa vai estar os arquivos em português, e na outra inglês. Ao clicar em cima das bandeiras, direcionar para a pasta.

Mas não sei se essa é a melhor forma de fazer isso. Estou pensando na manutenção, toda vez que eu for arrumar algo, vou ter que arrumar nas duas pastas. Trabalho duplicado.

Alguém pode me dar uma ideia de como faço o multi-idioma ?

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaz fiz isso uma vez e foi tudo no banco, para mim é mais fácil de administrar, mais agora aprende, faço tudo em XML, mais da forma que você quer fazer, na hora de atualizar vai ser punk, e da forma que estou dizendo tem uma carga maior no desempenho da página.

Tenho pra mim que existe uma forma da página receber uma tradução automática, algum script, mais como eu ñ tenho muito interesse nisso fico te devendo dizer se existe ou ñ, mais pesquisarei sobre esse assunto que me deixo bem atento!

Compartilhar este post

Link para o post

to fazendo um com 5 idiomas, tudo no banco e a consulta é feita atravez de uma session onde fica a linguagem escolhida, ai faço umas stored procedures pra montar o sql, assim não preciso fazer muita mão pra manutenção das intruções sql

Compartilhar este post

Link para o post

Tá ... deixa ver se eu entendi...

Está no banco todas as palavras do form ? Títulos e tudo ?

Daí faz um select e pega as nomeclaturas e da um response.write. Pra cada tela nova, é preciso gravar na tabela os nomes e etc ?

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

dataset, no banco eu tenho assim

tabela:usuario

nomeUsuario

senhausuario

idioma(IN,ES ou FR)

tabela:curso

nomeCursoIN

descricaoCursoIN

nomeCursoES

descricaoCursoES

nomeCursoFR

descricaoCursoFR

Perceba que tenho os registros de cada idioma armazenado na tabela de cursos. A coluna idioma da tabela usuario recebera IN,ES ou FR.

Ai faço uma stored procedure pra fazer o SQL

[color= #993333; font-weight: bold;]CREATE PROCEDURE [dbo].[spCurso] (@IDIOMA VARCHAR(2), @ANDWHERE VARCHAR(200))
AS
SET NOCOUNT ON
DECLARE @SQL VARCHAR(2000)
SET @SQL='
SELECT  nomeCurso'+@IDIOMA+' AS curso, descricaoCurso'+@IDIOMA+' AS descricaoCurso
FROM produtoComponente pc
WHERE (ativo = 1) '+@ANDWHERE+''
EXEC (@SQL)
SET NOCOUNT OFF
GO

No asp o camarada faz o login e você guarda na session o valor da coluna idioma, cham a procedure assim:

ASP
if[/color] session("idiomaUsuario")="" then session("idiomaUsuario")="IN" 'validamos sempre a sessão

set rs = con.execute("spCurso,'"&session("idiomaUsuario")&"',' AND idCurso="&request.querystring("idCurso")&"'")

Para as imagens eu uso a mesma logica, concatenando a sessão ao nome do arquivo. Para os textos estáticos faço um select case usando a session como parametro onde armazeno cada linguagem em variaveis

Isso foi só um exemplo, se quiser usar coockies pra mudar o isioma durante a navegação para usuarios não logados funciona tabém

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu brother... o caminho é por aí mesmo.

Vou aproveitar a ideia, mas vou mudar um pouco a tebela onde ficará os nomes. Percebi ali no exemplo que se eu precisar de mais um idioma, terei que criar uma nova coluna na tebela cursos.

Mas você me clareou as ideias...

Qualquer coisa, posta aí.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.