Paulo Duarte 0 Denunciar post Postado Novembro 13, 2007 Boa tarde alguem me ensina como eu faço ??? Usando a estrutura de repetição (repita...até) elabore um algoritmo que leia 100 números inteiros, maiores que zero e imprima os seguintes resultados: A soma de todos os números impares; O produto de todos os números pares; Quantos números múltiplos de 10 (inclusive), foram digitados; Quantos números múltiplos de 3 (inclusive), foram digitados; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Duarte 0 Denunciar post Postado Novembro 14, 2007 alguem me ajuda??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Novembro 14, 2007 O q me veio na cabeça foi algo assim. repita leia num x<-resto(num,2) se (x=0) então cont <- cont + 1 k <- k + num senão y <- y + num fim_se z<-resto(num,10) se (z=0) então cont_m10 <- cont_m10 + 1 fim_se w<-resto(num,3) se (w=0) então cont_m3 <- cont_m3 + 1 fim_se cont_num <- cont_num +1 até cont_num <> 100 Escreva("A soma de todos os números impares é " + y); Escreva("O produto de todos os números pares é " + k/cont); Escreva("Quantidade de multiplos de 10 é " + cont_m10); Escreva("Quantidade de multiplos de 3 é " + cont_m3); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Duarte 0 Denunciar post Postado Novembro 14, 2007 cara não funciono não no programa visualg ta dando erro em leia num Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Novembro 14, 2007 cara realmente vai da erro no visualg c você colocar assim do jeito q eu postei neh.. você tem q inicializar o algoritmo, criar as variaveis, zerar o contador, e eu naum manjo o portugol implementado em visualg pq eu faço o portugol td no caderno ai alguns comandos são diferentes tipo 'fimalgoritmo' eu soh preciso colocar 'fim' q termina. flw =D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Duarte 0 Denunciar post Postado Novembro 14, 2007 eu falei com meu amigo ele me deu uma dica asim Seguinte, use o MOD para descobrir o que se pede O MOD retorna o resto da divisão inteira.... mas como assim? Por exemplo: 10 MOD 2 = 0 ou seja, 10 dividido por 2 = 5 que resta 0 Então, pra descobrir se um número é ímpar, par, multiplo de 3, multiplo de 10, multiplo de 10000 Utiliza-se o MOD para fazer isso para descobrir número par, usa-se: X mod 2 para descobrir ímpar, usa-se a mesma regras, porém o resto será diferente de zero multiplo de 3: X mod 3 múltiplo de 10: X mod 10 e assim por diante após o repita, coloque o Escreva e o Leia Depois disso, você inicia o Se Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Duarte 0 Denunciar post Postado Novembro 14, 2007 eu fis asim no visualg e agora e resto como eu faço?? algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 14/11/2007 // Seção de Declarações var num_impares, Produto, num_pares:inteiro inicio // Seção de Comandos repita Escreva("Digite números impares") Leia(num_impares) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Novembro 15, 2007 O que voce precisa basicamente é de contadores. O exemplo do amigo acima está legal, é só traduzir para o visualg. Veja um exemplo: algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 14/11/2007 // Seção de Declarações var contador, cont_pares, num:inteiro inicio // Seção de Comandos cont_pares <- 0 contador <- 0 repita Escreva("Digite um número") Leia(num) // veja como se calcula a quantidade de numeros pares digitados se (num MOD 2 = 0) entao // se o numero e multiplo de 2 cont_pares <- cont_pares + 1 // isso conta quantas vezes o programa entrou nesse "se" fimse contador <- contador + 1 ate contador = 20 fimalgoritmo Usando isso como referencia faça o restante. A soma de todos os números impares; O produto de todos os números pares; Quantos números múltiplos de 10 (inclusive), foram digitados; Quantos números múltiplos de 3 (inclusive), foram digitados; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Duarte 0 Denunciar post Postado Novembro 15, 2007 Eu fis asim os pares mais onde vou por os impares dentro desse algoritemo?? da um exemplo?? algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 14/11/2007 // Seção de Declarações var contador, cont_pares, num:inteiro inicio // Seção de Comandos cont_pares <- 0 contador <- 0 repita Escreva("Digite um número") Leia(num) // veja como se calcula a quantidade de numeros pares digitados se (num MOD 10 = 0) entao // se o numero e multiplo de 10 cont_pares <- cont_pares + 1 // isso conta quantas vezes o programa entrou nesse "se" fimse contador <- contador + 1 ate contador = 100 fimalgoritmo os impares tambem tipo aqui não ta contando os numeros impares porque??? onde eu errei?? var contador, cont_impares, num:inteiro inicio // Seção de Comandos cont_impares <- 0 contador <- 0 repita Escreva("Digite um número") Leia(num) // veja como se calcula a quantidade de numeros pares digitados se (num MOD 3 = 1) entao // se o numero e multiplo de 3 cont_impares <- cont_impares + 1 // isso conta quantas vezes o programa entrou nesse "se" fimse contador <- contador + 1 ate contador = 100 fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Novembro 15, 2007 Voce quer um exemplo ou o problema resolvido? É só pensar. Veja: algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 14/11/2007 // Seção de Declarações var contador, cont_pares, num:inteiro inicio // Seção de Comandos cont_pares <- 0 contador <- 0 repita Escreva("Digite um número") Leia(num) // veja como se calcula a quantidade de numeros pares digitados se (num MOD 2 = 0) entao // se o numero e multiplo de 2 cont_pares <- cont_pares + 1 // isso conta quantas vezes o programa entrou nesse "se" senao // aqui sera os impares fimse contador <- contador + 1 ate contador = 20 fimalgoritmo Eu fis asim os pares mais onde vou por os impares dentro desse algoritemo?? da um exemplo?? Voce errou aqui: se (num MOD 3 = 1) entao // se o numero e multiplo de 3 Veja a pergunta e obtenha a resposta. Esse trecho significa: se a variavel num dividido por 3 restar 1 entao o número 4 por exemplo se encaixa nisso não? 4 / 3 = 1 resto 1. os impares tambem tipo aqui não ta contando os numeros impares porque??? onde eu errei?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Duarte 0 Denunciar post Postado Novembro 15, 2007 Muito Obrigado Kandrade funciono agora tópico resolvido http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_happy.gif algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 14/11/2007 // Seção de Declarações var contador, cont_pares, cont_impares, num:inteiro inicio // Seção de Comandos cont_pares <- 0 contador <- 0 cont_impares <- 0 repita Escreva("Digite um número") Leia(num) // veja como se calcula a quantidade de numeros pares digitados se (num MOD 10 = 2) entao // se o numero e multiplo de 2 cont_pares <- cont_pares + 1 // isso conta quantas vezes o programa entrou nesse "se" senao (num MOD 3 = 2) entao cont_impares <- cont_impares + 1 fimse contador <- contador + 1 ate contador = 100 fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Novembro 15, 2007 Opa, foi nada! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_wink.gif Muito Obrigado Kandrade funciono agora tópico resolvido Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites