Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alan macedo

Exercícios em Pascal

Recommended Posts

SERÁ QUE ALGUEM PODE ME AJUDAR A RESOLVER ESSES EXERCICIOS , POR FAVOR ,,,PRECISO MUITO

Lista de Exercícios Pascal

1) Faça um programa em Pascal que carregue um vetor de seis elementos numéricos inteiros, calcule e mostre:

¨ A quantidade de números pares;

¨ Quais os números pares;

¨ A quantidade de números ímpares;

¨ Quais os números ímpares.

2) Faça um programa em Pascal que carregue um vetor com sete números inteiros, calcule e mostre:

¨ Os números múltiplos de 2;

¨ Os números múltiplos de 3;

¨ Os números múltiplos de 2 e de 3.

3) Faça um programa em Pascal que carregue um vetor com dez números reais, calcule e mostre a quantidade de números negativos e a soma dos números positivos desse vetor.

4) Faça um programa em Pascal que carregue um vetor com 15 posições, calcule e mostre:

¨ O maior elemento do vetor e em que posição esse elemento se encontra;

¨ O menor elemento do vetor e em que posição esse elemento se encontra.

5) Faça um programa em Pascal que leia um vetor de 15 posições de números inteiros e multiplique todos os elementos pelo maior valor do vetor. Mostre o vetor após os cálculos.

6) Faça um programa em Pascal que receba o nome de cinco produtos e seus respectivos preços, armazene-os em dois vetores separados, um para os produtos e outro para os preços. O programa deve calcular e mostrar:

¨ A quantidade de produtos com preço inferior a R$ 50,00;

¨ O nome dos produtos com preço entre R$ 50,00 e R$ 100,00;

¨ A média dos preços dos produtos com preço superior a R$ 100,00.

7) Faça um programa em Pascal que receba o total das vendas de cada vendedor e armazene-as em um vetor. Receba também o percentual de comissão de cada vendedor e armazene-os em outro vetor. Receba os nomes desses vendedores e armazene-os em um terceiro vetor. Existem apenas dez vendedores. Calcule e mostre:

¨ Um relatório com os nomes dos vendedores e os valores a receber;

¨ O total das vendas de todos os vendedores;

¨ O maior valor a receber e quem o receberá;

¨ O menor valor a receber e quem o receberá.

8) Faça um programa em Pascal que carregue uma matriz 6 x 3 com números inteiros, calcule e mostre:

¨ O maior elemento da matriz e sua respectiva posição, ou seja, linha e coluna.

¨ O menor elemento da matriz e sua respectiva posição, ou seja, linha e coluna.

9) Faça um programa em Pascal que carregue uma matriz 3 x 5 com números inteiros, calcule e mostre a média dos elementos pares da matriz.

10) Faça um programa em Pascal que receba:

¨ As notas de 15 alunos em quatro provas diferentes e armazene-as em uma matriz 15 x 4;

¨ Os nomes dos 15 alunos e armazene-os em um vetor de 15 posições.

Calcule e mostre:

¨ Para cada aluno, o nome, a média aritmética das quatro provas e a situação (Aprovado ou Reprovado). Assuma média para aprovação igual ou superior a 6;

¨ A média da classe.

11) Faça um programa em Pascal que carregue uma matriz 5 x 5 com números inteiros, calcule e mostre a soma:

¨ Dos elementos da linha 4;

¨ Dos elementos da coluna 2;

¨ Dos elementos da diagonal principal;

¨ Dos elementos da diagonal secundária;

¨ De todos os elementos da matriz.

12) Faça um programa em Pascal que carregue uma matriz 6 x 4 com números inteiros. Recalcule a matriz digitada, onde cada linha será multiplicada pelo maior elemento da linha em questão. Mostre a matriz resultante.

13) Faça um programa em Pascal que carregue uma matriz 5 x 5 com números inteiros e crie dois vetores de cinco posições cada um, que contenham, respectivamente, as somas das linhas e das colunas da matriz. Escreva a matriz e os vetores criados.

14) Faça um programa em Pascal que carregue uma matriz 3 x 4 com números inteiros, calcule e mostre:

¨ A quantidade de elementos pares;

¨ A quantidade de elementos ímpares;

¨ A média de todos os elementos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara o que eu posso te aconselhar é o seguinte para seu próprio bem, tenta fazer e no que for pintando erro você posta aqui, não podemos fazer o exercicio todo para você.

Compartilhar este post

Link para o post

Se voce quer aprender faça o que o Raphael disse, tente fazer e surgindo dúvidas podemos ajudar.

É uma troca de conhecimento tanto quem tem dúvida quanto quem responde, aprende.

Se voce simplesmente quer pronto esses exercícios dificilmente alguém te ajudará sem nada em troca.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo,

Eu sei que faz muito tempo que foi pedido a resposta para esse exercício, mas como eu estou estudando para isso agora , resolvi colocar aqui o Algoritmo em Pascal de como resolver a primeira questão. Se der tempo eu respondo outra , mesmo que não seja mais útil para você que perguntou, pode servir para outras pessoas que estejam em busca de respostas para exercícios desse tipo

Resposta primeira questão :

Program Questao1;
Var Vetnum : array[1..6] of integer;
    i,cont,cont2,pares,impares,Qpares,Qimpares : integer;
Begin
 Cont := 0;
 Cont2 := 0;
 Writeln('Digite os 6 n£meros');
 For i:=1 to 6 do
   Readln(Vetnum[i]);
 Writeln('Os n£meros pares sÆo : ');
  For i:= 1 to 6 do
   Begin
    pares := (Vetnum[i] mod 2);
    if (pares= 0) then
     Begin
      Writeln(Vetnum[i]);
      Cont := (cont + 1);
     end;
   end;
 Writeln('Os n£meros ¡mpares sÆo :');
 For i:=1 to 6 do
  Begin
   impares := (Vetnum[i] mod 2);
    if (impares <> 0) then
     Begin
      Writeln(Vetnum[i]);
      Cont2 := (Cont2 + 1);
     end;
  end;
 Writeln('A quantidade de n£meros pares :');
 Writeln(Cont);
 Writeln('A quantidade de n£meros ¡mpares :');
 Writeln(Cont2);
 readln;
end.
Pode ser testado em qualquer Compilador de Pascal,

Até mais,

Glauber Felix

Compartilhar este post

Link para o post

amigo estamos dispostos a te ajudar

mas lembre-se primeiramente você deve querer...comece fazendo

e traga para ca seus erros duvidas, você vai ver que vai aprender e ainda vai estar exercitando...

valeu ate

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores este tópico é de 2008, procurem contribuir nos tópicos mais recentes. E principalmente não entreguem nada de mão beijada, pois irá acostumar mal os membros, e essa não é a idéia do fórum!

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

eu vim parar aki com a mesma intençao do alan.

mesmo sendo um topico antigo achei valiosas respostas (principalmente a do rubens), que evitaram de eu abrir um topico novo e me fizeram lemvram a lembrar de uma frase que eu li assim que comecei essa disciplina:"so se aprende a programar, programando!"

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.