Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rvlira

com campos de formulário

Recommended Posts

Pessoal, até agora meus scripts javascript e php não precisaram ser tão "ousados". Mas agora surgiu uma necessidade e eu comprei esse desafio. Espero poder concluir com sucesso com a ajuda de vocês. São dúvidas bem básicas de Javascript.

 

Tenho que criar um formulário que será enviado para um script PHP e tudo que eu preciso é criar uma regrinhas especiais para alguns campos.

 

1) Como fazer para um Input type TEXT só aceitar caracteres em caixa alta?

 

2) Como fazer para um Input type TEXT só aceitar números (para um campo quantidade)?

 

3) Um dos campos do formulário será o campo CEP. Queria que o usuário não precisasse digitar o "-" antes dos três últimos dígitos finais, ou seja, quando ele digitasse o quinto número automaticamente já iria aparecer o "-" e o cursor estaria no lugar certo para o usuário digitar o sexto número. Acho que isso é com máscara que se faz, não?

 

4) Como eu disse acima, um dos campos desse formulário será um campo "Quantidade". Queria que ao modificar o número um label do lado desse campo mostrasse um valor. Ou seja, sei que no OnChange do input tenho que chamar uma função que vai multiplicar o valor digitado pelo usuário por um número constante que terei dentro da função. O resultado deve ser exibido num label. Mas como eu faço isso? Escrever do lado do edit o resultado dessa função? Como seria a função?

 

5) Como fazer para o resultado da função do item anterior ser exibida usando uma máscara de moeda, ou seja, "R$ X.XXX,XX"?

 

Obrigado pela ajuda. Sei que são perguntas fáceis, mas acho que não estou sabendo procurar.

 

t+!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Como fazer para um Input type TEXT só aceitar caracteres em caixa alta?

5) Como fazer para o resultado da função do item anterior ser exibida usando uma máscara de moeda, ou seja, "R$ X.XXX,XX"?

3) Um dos campos do formulário será o campo CEP. Queria que o usuário não precisasse digitar o "-" antes dos três últimos dígitos finais, ou seja, quando ele digitasse o quinto número automaticamente já iria aparecer o "-" e o cursor estaria no lugar certo para o usuário digitar o sexto número. Acho que isso é com máscara que se faz, não?

http://forum.imasters.com.br/index.php?s=&...ost&p=27932

 

2) Como fazer para um Input type TEXT só aceitar números (para um campo quantidade)?

Use a funcao toUpperCase()

 

 

4) Como eu disse acima, um dos campos desse formulário será um campo "Quantidade". Queria que ao modificar o número um label do lado desse campo mostrasse um valor. Ou seja, sei que no OnChange do input tenho que chamar uma função que vai multiplicar o valor digitado pelo usuário por um número constante que terei dentro da função. O resultado deve ser exibido num label. Mas como eu faço isso? Escrever do lado do edit o resultado dessa função? Como seria a função?

nao sei qual a sua dificuldade em especifico. Pegue o value do resultado e sete para o campo em questao. Qualquer coisa, poste o que você ja tem pra ajudarmos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda.

 

Eu só queria que ao modificar o campo quantidade, o usuário já visualizasse na tela o valor total (tendo em vista que o valor do produto é fixo). A outra opção seria o usuário informar a quantidade, postar o formulário e eu mostrar o resultado na próxima página, mas creio que seja possível com javascript.

 

O caso é que ainda não tenho nada pronto. Isso tudo está apenas no projeto e estou vendo os pontos que terei alguma dificuldade para implementar. Mas se for o caso vou começar e fazer e volto a postar quando tiver alguma coisa.

 

EDIT: Agora que entendi uma coisa no que você falou. É que na verdade o campo valor total não é um campo do formulário, entende? Mas até poderia ser se tivesse como impedir o usuário de alterar o texto do campo (já que a única função dele seria exibir o resultado da função em javascript).

 

t+!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um exemplo simples:

 

<script>
function Calcula(valor)
{
var var1 = "2";
document.getElementById("resultado").innerHTML = valor * eval(var1);
}
</script>

<input type="text" name="qtde" onkeyup="Calcula(this.value)">
<span id="resultado"></span>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.