Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ralden

Tamanho vertical de div variável

Recommended Posts

Pesquisei no Google e neste fórum buscando alguma informação sobre algo que achei bem interessante no Flash, mas gostaria de fazer baseado em CSS.

Imagine um site com 3 div, uma superior (com logomarcar, banners, menu, etc.), uma central (com o conteúdo propriamente dito) e uma inferior (com informações de copyright etc.). A idéia, que de certa forma já é possível no Flash, é que a as div superior e inferior tenham um tamanho vertical fixo, mas a div central possa "achatar/esticar" de acordo com a resolução do monitor e barra/botões no navegador do usuário.

Basicamente é como nos sites de 3 colunas, onde as colunas da esquerda e direita tendem a ter largura fixas e a coluna central varia de acordo com resolução.

No Flash já são possíveis algumas programações - inclusive existente neste Fórum - que fazem com que o swf ajuste conforme a resolução e palco do navegador, mas sem, contudo, deformar o conteúdo nesta ação - justamente o que é o grande lance.

Então, eis minha pergunta: alguém conhece alguma forma dessa div central variar de acordo com o espaço da resolução/navegador? Pois com o comando "overflow" todo o conteúdo ficaria na tela.

Ah, favor não confudir com os comandos que possibilitam centralizar div na tela, eu os conheço. Não quero centralizar o conteúdo na tela, aliás não sou dos favoráveis a isso. Quero que a div central possa ter seu tamanho vertical "flutuante" justamente para que toda a tela do navegador fique preenchida (dai a necessidade do uso do overflow) e a barra de rolagem do navegador se torne desnecessária.

Obrigado aos que algum conhecimento tiverem sobre essa questão.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ralden, Boa Tarde!

Você falou muita coisa no seu post (risos), em algum momento fiquei meio confuso... Porém se entendi direito o que você esta querendo é que sei site se adapte a resolução do usuário (porém sem a necessidade da barra de rolagem, é isso?) :unsure:

Bom não tenho certeza, mais acho que os conceitos de layout liquido podem te ajudar.

Dá uma conferida nessas dicas de links do micox:

http://forum.imasters.com.br/index.php?s=&...st&p=556983

Caso tenha interpretado mal sua dúvida, peço-lhe desculpa. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_wink.gif

Compartilhar este post

Link para o post

ralden, Boa Tarde!

Você falou muita coisa no seu post (risos), em algum momento fiquei meio confuso... Porém se entendi direito o que você esta querendo é que sei site se adapte a resolução do usuário (porém sem a necessidade da barra de rolagem, é isso?) :unsure:

Bom não tenho certeza, mais acho que os conceitos de layout liquido podem te ajudar.

Dá uma conferida nessas dicas de links do micox:

http://forum.imasters.com.br/index.php?s=&...st&p=556983

Caso tenha interpretado mal sua dúvida, peço-lhe desculpa. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_wink.gif

Não tem que pedir desculpas não, escrevi demais mesmo... rsrs

Sendo prático, qual minhas dúvida:

Imagine 3 usuários, 1 com resolução 800x600 e 2 com resolução 1024x768. Agora, desconsiderando-se a área inferior, com a barra do menu iniciar do Windows - por exemplo - e a área superior do navegador, com todas as barras com atalhos/botões, vamos dizer que a área real para visualização dos sites de cada um dos 3 usuários seja:

1) 780x400

2)1000x500

3)1000x600

Agora imagine que usarei um div superior com altura (height) de 100px para colocar a logomarca e um banner e uma div inferior com altura também de 50px para colocar link para o designer e a empresa de hospedagem. Logo, considerando-se os usuários:

1) de 400px de height para visualização do site, menos 150px, sobram 250px

2) de 500px de height para visualização do site, menos 150px, sobram 350px

3) de 600px de height para visualização do site, menos 150px, sobram 450px

Aqui entra a dúvida: tem algum recurso em CSS para a div central ter:

1) 250px de altura (height)

2) 350px de altura (height)

3) 450px de altura (height)

Ou seja, a div central, com o conteúdo mesmo do site, ter a altura (height) de acordo com o espaço que a resolução do monitor e o navegador do usuário permitem. Para compensar esse espaço limitado, o uso do overflow, para que todo o conteúdo da div central possa ser visualizado.

Os exemplos que você me forneceu são com largura (width) variável, mas não consigo encontrar uma pessoa que tralhe com a altura (height) de 1 div variando de acordo com espaço do navegador.

Infelizmente tou sem hospedagem de site no momento, pois estou fazendo a transição do design e da empresa de hospedagem do site. Caso você continue sem entender o que eu escrevi, na terça coloco imagens, que facilitarão muito entender o que quero dizer.

Valeu pelas informações.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que entendi, seria um layout fixo, onde ao maximizar, minimizar ou trocar resolução o layout não perca seu bloco, criando a barra de rolagem na div central c necessário, veja abaixo:

Layout fixo

Pena só que esse link que você forneceu dá pra um site que tem uma exigência de link que beira ao absurdo... Coloquei o tal link pra poder me cadastrar usando meu blog e fica dando mensagem de "endereço de site incorreto". Pena. Mas vou perquisar baseado no que você comentou sobre layout fixo.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

O cadastro lá não é absurdo, o q acontece é q os brasileiros estão acostumado a não seguir regras

um link deve ter

- http://

- .

São regras básicas, se você algum dia precisar validar uma url vai ver isso.

Agradeço a intenção, mas realmente não consigo me cadastrar. Dai eu ter afirmado a questão do absurdo, pois estou seguindo as informações postadas no site, e sempre dá uma mensagem de erro.

Obrigado ainda assim, pois pesquisei a questão do layout fixo e nenhum respondeu minha dúvida, Acho que ficarei mesmo com o Flash, apesar da necessidade do plugin, ou quem sabe um javascript.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.