Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vitorlouzada

Preenchimento Automático de um Form

Recommended Posts

A dúvida é o seguinte...

Possuo um formulário para cadastro do cliente... e após cadastrado os dados dos forms são enviados para um bd.

E em um outro formulário eu faço os pedidos dos clientes que vão a loja pessoalmente ou por telefone... muita das vezes o cliente já está cadastrado no sistema, então para evitar que tenha que repetir todo o processo de cadastro, como eu faõ para que ao digitar por exemplo só o CPF, ele busque no bd se o cliente já é cadastrado e automaticamente preencha o form ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser feito de algumas formas.

A mais simples é oferecer um botão tipo "Já sou cadastrado" com um campo de form para a entrada do CPF, com isso você faz o SELECT em seu BD e monta o form já preenchido.

Outra opção seria fazer com AJAX, um pouco mais complexa, mas nada que uma busca aqui mesmo no fórum de ASP ou no fórum de JavaScript (que possui sub específico) não lhe ajude.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, mas no meu caso, não seria o cliente que faria o preenchimento, seria o próprio operador do sistema, no caso pode ser que o operador não sabia se o cliente é cadastrado ou não, ele no caso teria como primeiro passou preencher o RG e ai se o cliente fosse cadastrado, automaticamente preenche os campos do Nome completo do cliente e o seu endereço que já constaria no bd.

Qual seria a melhor opção de fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, mas no meu caso, não seria o cliente que faria o preenchimento, seria o próprio operador do sistema, no caso pode ser que o operador não sabia se o cliente é cadastrado ou não, ele no caso teria como primeiro passou preencher o RG e ai se o cliente fosse cadastrado, automaticamente preenche os campos do Nome completo do cliente e o seu endereço que já constaria no bd.

Na minha modesta opinião seria com a opção que você mais se familiariza. Se você sabe como lidar com AJAX, utilize-o para preencher os campos que necessita (Aqui no fórum de javascript tem ótimos exemplos). Em caso contrário, você pode antes de abrir o formulario de cadastro, solicitar ao usuário que digite o cpf do cliente. Daí, na tela do formulário, se faz uma consulta no bd pelo cpf enviado e se preenche os dados do cliente caso o mesmo esteja cadastrado.

beleza?

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_biggrin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha modesta opinião seria com a opção que você mais se familiariza. Se você sabe como lidar com AJAX, utilize-o para preencher os campos que necessita (Aqui no fórum de javascript tem ótimos exemplos). Em caso contrário, você pode antes de abrir o formulario de cadastro, solicitar ao usuário que digite o cpf do cliente. Daí, na tela do formulário, se faz uma consulta no bd pelo cpf enviado e se preenche os dados do cliente caso o mesmo esteja cadastrado.

beleza?

:natal_biggrin:

Perfeito,

Era exatamente isso que eu iria indicar. :natal_w00t:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.