Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

higtrollers

Profissional intelectual - Prestadores de Serviços

Recommended Posts

Boa tarde galera, gostária de saber algumas questões muito importantes ref. a prestação de serviços a terceiros.

Sou programador e estou fazendo um sistema ADM, criei um contrato de prestação do serviço para o cliente, mais o problema é eu não sou autônomo e não tenho firma, eu como um profissional intelectual precisaria ser no mínimo autônomo para poder assinar o contrato e reconhecer a assinatura no cartório? Alguém tem alguma dica, sugestão, etc...

É o primeiro sistema que faço criando um contrato, quero tornar as negociações mais claras e seguras para ambas as partes, o melhor era eu me tornar autônomo, mais teria que gastar uma grana todo mês com isso, mesmo sem gerar nota.

Alguém que puder ajudar, agradeço.

Vlw galera.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá as diferenças:

1º) Empregado => Art. 3º da CLT, o mais importante é estar caracterizada a subordinação (obediência a cargo superior, horários, fiscalização, etc). A relação de emprego é coordenada pelas disposições da CLT.

2º) Profissional liberal => Ele é o próprio patrão, não é subordinado a ninguém. O contrato de prestação de serviços é regido pelo Código Civil.

As diferenças principais são essas, mas cada caso é um caso. Em tése, um autônomo prestar serviço a mais de uma empresa não caracteriza vínculo empregatício.

Curiosidades:

A ampliação das competências da Justiça do Trabalho estabelecida pela Emenda Constitucional 45 nada mais é do que o reflexo da nova realidade nas relações de trabalho e tem com função principal possibilitar o acesso dos trabalhadores informais à Justiça Trabalhista. A opinião é do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Vantuil Abdala que acredita que em conseqüência da reforma, há uma demanda reprimida de trabalhadores autônomos que ainda não perceberam que podem recorrer à Justiça do Trabalho.

Assim, diante das distinções apontadas pela legislação, podemos, acertadamente, definir o trabalhador autônomo como aquele que presta serviços de natureza eventual, sem relação de emprego, ou seja, sem o cumprimento de uma jornada de trabalho (horário pré-determinado), nem subordinação hierárquica, executando suas atividades por sua própria conta e risco, podendo, ainda executá-las no estabelecimento do contratante ou não, sem contudo que haja um poder de controle e disciplinador pelo contratante.

No seu caso, o empregador irá rescindir o contrato de trabalho regido pela CLT, contudo continuará utilizando-se da prestação de serviço através de um contrato de prestação de serviços autônomo, que em princípio, e quando pactuado de conformidade com a legislação, não gera pagamentos e indenizações pertinentes ao vínculo empregatício (férias, 13º Salário, FGTS, dentre outras próprias dos trabalhadores celetistas). Ao mesmo tempo, ele pretende manter o vínculo empregatício, o que compromete toda a prática da contratação autônoma - é incabível que se faça a inclusão de trabalhador autônomo no quadro permanente da empresa.

DOS RISCOS TRABALHISTAS

Se firmanda contratação como exposto acima, não podemos descartar a hipótese do contrato ser questionado tanto pela ação fiscalizadora trabalhista, quanto pelo Judiciário, nos casos em que se evidenciar qualquer postura de direção, fiscalização ou controle, bem como, a evidência da subordinação dos ex-funcionários e atuais autônomos. A caracterização do vínculo empregatício poderá reverter todo o processo, descaracterizando-se os ex-empregados como autônomos/prestadores de serviços, retornando à posição anterior de empregados da empresa, sendo devidos todos os direitos da legislação trabalhista e/ou indenizações diversas da mesma.

Conclusão:

Você poderá registrar seus contratos em cartório sem nenhum problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Para um contrato se tornar válido, basta estar de acordo com a lei a que rege o assunto disposto e que ambas as partes estejam de acordo. (Não é necessário nem registro em cartório [Velho contrato de gaveta], mas levando em consideração que em qualquer problema a resolução fica mais complicada e demorada).

Compartilhar este post

Link para o post

Não é obrigatório, mas é recomendável que seja feita a autenticação em cartório, torna-se mais seguro para ambos, hoje em dia, possuímos até contrato virtual via email.

Compartilhar este post

Link para o post

ano passado tive essa duvida e perguntei pra um advogado com 35 anos de experiencia.

ele disse:

" um contrato, pra se tornar válido, basta ter um pedaço de papel e duas assinaturas "

realmente não importa se você é pessoa jurídica ou não.

Se tem um papel com as condicionais e as assinaturas de ambas as partes, tudo o que está escrito no papel foi lido e concordado.

A possuir autenticação em cartório, como Matheus comentou, ajudará em casos de processo ou averiguação jurídica. Obviamente que o poder judicial dará prioridade para os que possuem registro.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.