Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DiMinas

Imagem de Revista Escaneada

Recommended Posts

Bem amigos,

Toda vez que escaneo alguma foto impressa ela sempre vem com problemas.

Aparecem diversas bolinhas indesejadas.

Exemplo:

Imagem Postada

Qual recurso que utilizo para eliminar?

Se possível como este mesmo recurso no CorelPhotoPaint?

(a grana ainda não deu para comprar o Pacote da Adobe)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá

isso nunca aconteceu comigo, mas uma professora me disse que dando uma giradinha na folha na hora de escanear (não deixar paralela) que funciona... nunca testei, e tem que ver se caberá no escaner também... mas acho que não custa tentar

se der certo avisa que tenho que escanear umas revistas também xD

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_biggrin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

será que não é a qualidade do scanner nao?

ou o tempo que ja usou ele?

ou vidro que você pode ter usado um produto de limpesa nele que deixou ele manchado?

bem, citei possibilidades. Nada ai é afirmação.

Abraços,

Fabio Pantoja

Compartilhar este post

Link para o post

qual o tamanho em (cm) da imagem real na revista?

Será que isso não é a textura da revista ? o material da revista?

Por ser uma imagem pequena, e aumentando a resolução do escaneamento pode acontecer isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer scanner, bom ou ruim ta sujeito a representar padrões moire nas imagens. Depende da resolução em que foi digitalizada.

Os materiais impressos usam um sistema que imprime cores separademente. Tipo silk screen... uma cor de cada vez, sobreposta, para dar ilusão de muitas cores. O problema é que o scanner "não ve" a imagem como um todo e sim conforme a luz reflete nesses pontinhos, gerando o padrão...e CONFORME A RESOLUÇÃO (DPI) O TIPO DE PADRÃO MUDA.Quanto menor a resolução, pior o padrão fica!

Chega de causos. Para remover esses padroes eu usava 2 jeitos:

Antes de ter muita memoria disponivel:

- Digitalizava a imagem em tamanho menor mas marcando a opção de reduzir os padrões no programa q vem junto com o scanner. Um AGFA velho e gigante como um dinossauro.

- Fica lerdo usar essa opção mas reduz os padroes muito bem

Depois de ter muita memória e espaço em disco:

- Digitalizava a imagem em 600dpi sem opção de tirar o moire

- Reduzia a dimensão da imagem pela metade do tamanho e pronto, o padrão sumia

- Demora demais digitalizar em 600dpi!

Com o uso do Photoshop:

- Digitalizava a 300dpi sem opção de tirar o moire

- No PS, aplicava Despeckle Filter

- Diminuia a imagem pela metade das dimensões

- Aplicava Unsharp Mask

- Ficava ótimo e nao demorava tanto

Agora, com uma camera Nikon Digital Still de 8mpixel

- Tiro foto da imagem em resolução máxima em menos de 0,1sec

- Porque a dimensão da imagem é mt grande, diminuo para 1/4 do tamanho

- O padrão Moire vai embora sem nem usar PS

- Tem que tomar cuidado com a iluminação, a distorção e o ISO para a imagem ficar 100%

Em todo caso, procure a o filtro Despeckle no PhotoPaint, ou então digitaliza na MAXIMA resolução q puder e diminua as dimensões da imagem pela metade, por exemplo. Se você digitalizou numa resolução mt baixa, não tem como recuperar sem deixar a imagem "embaçada", a dica sempre é digitalizar em resolução baixa as imagens que vai usar em tamanho bem reduzido e digitalizar em resolução alta o que for usar em tamanhos grandes.

Compartilhar este post

Link para o post

Faria como dito, digitalizar em 600 dpi e reduza depois vai sumir praticamente tudo, acontece isso aqui, e desta forma as correções serão poucas, mas pela sua imagem postada parece que a lâmpada da scanner está fraca, esta muito escura a imagem, ou você escureceu nas opções do software de scanear?

mas os 600 dpi deve resolver.

Compartilhar este post

Link para o post

dando uma giradinha na folha na hora de escanear (não deixar paralela) que funciona... nunca testei, e tem que ver se caberá no escaner também

semrpe fiz assim e nunca tive problemas !!! o problema é acertar o ponto de scanear .. mais depois com o tempo pega-se a prática.

---

essa de scanear em 600 dpi e diminuir nunca funcionou comigo

na visualização até fucionava mais qndo ia pra impressão ficava um lixo !

Compartilhar este post

Link para o post

No momento irei utilizar essa opção do Edck:

procure a o filtro Despeckle no PhotoPaint

Me parece que é como ele mesmo disse, qualquer scanner, bom ou ruim está sujeito a isso. Já utilizei algumas marcas diferentes e com resoluções de 300 a até aos absurdos 1200 e sempre me apresentou essa falha.

Valeu, volto para falar o que consegui.

EDIT:

Queria fazer um teste conforme a carol indicou mas o original devolvi ao cliente.

Mas numa próxima oportunidade vou lembrar. Se bem, que eu detesto usar o scanner.

E é esse meu medo coxao, o serviço vai para a impressão.

EDIT 2:

Como meu PhotoPaint é em português não achei o Despeckle, mas acabei utilizando o comando Desfocagem Inteligente e apresentou um resultado bem satisfatório.

Gente, me desculpem. Estou até sem graça. Eu falando de PhotoPaint no fórum de PS.

Compartilhar este post

Link para o post

posta ai a imagem DiMinas para vermos como ficou com esse desfoque......

EU não aconselho usar desfoque não... imagem scaneada já é ruim que só, imagina com desfoque, mesmo que bem pouco....

a vizualização sempre fica boa na tela.....está vizualizando em 100% ???

...

aonde eu trabalhava antes nos usavamos da menira que o Edkc disse, de fotografar....

mais não revistas, mais fotos para restauração, ampliações entre outros que se scaneasse ficaria ruim ou até mesmo nem desse p/ scanear

Compartilhar este post

Link para o post

Imagem Postada

Como é para um fundo de cartão de visita e a imagem vai ser pequena, estou tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha dito antes Pan.

Como meu PhotoPaint é em português não achei o Despeckle, mas acabei utilizando o comando Desfocagem Inteligente e apresentou um resultado bem satisfatório.

Mas pelo que o coxao falou não é muito confiável esse recurso.

Eu só utilizei pois vai ser impressão de cartão de visita, portanto uma imagem pequena.

Compartilhar este post

Link para o post

ficou satisfatório o resultado DiMinas, cmo procedeu!?

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer scanner, bom ou ruim ta sujeito a representar padrões moire nas imagens. Depende da resolução em que foi digitalizada.

Os materiais impressos usam um sistema que imprime cores separademente. Tipo silk screen... uma cor de cada vez, sobreposta, para dar ilusão de muitas cores. O problema é que o scanner "não ve" a imagem como um todo e sim conforme a luz reflete nesses pontinhos, gerando o padrão...e CONFORME A RESOLUÇÃO (DPI) O TIPO DE PADRÃO MUDA.Quanto menor a resolução, pior o padrão fica!

Só acrescentando que esse problema acontece pois as revistas são impressas em Off-set, ou seja, são retículas (pixels) de cores CMYK impressas que misturadas passam a sensação de várias tonalidades.... pouco tem a ver com silk screen que é feito por outro processo.

essas retículas não são percebidas a olho nu mas o scanner percebe dependendo da resolução.

Compartilhar este post

Link para o post

Só acrescentando que esse problema acontece pois as revistas são impressas em Off-set, ou seja, são retículas (pixels) de cores CMYK impressas que misturadas passam a sensação de várias tonalidades.... pouco tem a ver com silk screen que é feito por outro processo.

essas retículas não são percebidas a olho nu mas o scanner percebe dependendo da resolução.

Mezy , porque quando a imagem rotacionada no proprio scaner dependendo do angulo a reticula nao aparece ???

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que seja a angulação da lineatura.

Cada cor impressa têm um angulo diferente, justamente para não sobrepor.

Assim, essa giradinha no scaner, deve ocorrer uma coincidência ou scaner interpreta de um modo diferente.

Eu acho.

Compartilhar este post

Link para o post

hmmmm .... pensei sempre que era algo com a intensidade da luz refletida do scanner no papel fazia com que a retícula aparecesse!

vlw DiMinas

Compartilhar este post

Link para o post

Legal a solução... mas photopaint eu sempre passo lonnnnge!

rsrsr

só quando tenho que dar essa matéria mesmo na escola que dou aula, mas em casa NUNCA parei para mecher...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.