Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

walace

[Resolvido] Photoshop ou Não Photoshop

Recommended Posts

Olá povo,

estou abrindo este tópico para que todos opinem sobre o uso ou não do photoshop.

A discussão se iniciou porque nos desafios do fórum não permitidos o uso do ps, mas alguns membros estão nos questionando, então achei legal abrir uma discussão para ver a opinião de todos e talvez chegamos num ponto comum.

Eu estou começando agora a brincar com o ps, acho que seria válido abrir o uso dele, desde que não mude a fotografia original.

Eu já tive fotos que tirei onde tirei elementos, por exemplo, uma foto de meu filho que ficou perfeita, mas havia um carro bemmmm no fundo da foto, como não quis dar o crop acabei tirando o carro e o registro ficou perfeito.

Em primeira análise minha opinião é de abrir o uso dele em desafios (em exposiçao de fotos ele já é aberto). Mas desde que não altere a foto original e de que além do exif o membro diga o que fez na foto, por exemplo, crop ou não, levels, cores, etc.

Bom... vamos aí povo.. digam mais !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo liberando acho que deveria ser postada a imagem original tambem para todos analisarem o que as mudanças realmente fizeram na imagem

So que a que contaria seria a editada

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo, mas além de eu achar interessando como, quando quero tirar a foto de uma igreja no centro de minha cidade por exemplo, não há UM angulo, que fique aceitavel pelo menos, que não tenha um poste de luz com milhoes de fios! Nos estados unidos não tem isto! hauhau sei lah, alguem me disse, mas o fato é que tirar estes fios eu acho aceitavel.....

POREM!!!

Para o desafio, como estamos falando de fotos e momentos, eu acho aceitavel você Utilizar o photoshop para aperfeiçoar a visão fotografica, não eliminar objetos e etc... talvez algo muito pequeno, que não faça diferença na foto tudo bem....

ou seja, liberar equalização de luz (levels, curves, etc...), balanceamento de cor ( color balance, hue, levels, select color, etc...), crop ou seja, pequenas alterações que são permitidas na obtenção em RAW, porem a diferença é que no RAW você não tem patch, clone, ou qualquer ferramenta que mexa em estrutura de foto.

está ae minha opinião e aberto a discussões! huahau

no bom sentido

PS: Acredito que isto só evoluiria o nivel de apreciação, coposição e iluminação das fotografias!

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho interessante abrir pra edição, já que a qualidade das cores das câmeras digitais normalmente pede algum ajuste.

O que temos que ver é quanto à possibilidade de tirar elementos da fotografia ou cortá-la. Essa é uma questão complicada. O ideal é que alguém faça alguma "defesa" pra tentar nos convencer.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem sou contra as mudanças de objetos, a imagem tem que refletir o que o fotografo via no momento

As correções são aceitaveis por causa das limitações das cameras mas cortes e alterações de cenas nao creio que seja correto para o desafio, talvez seja bom para outra finalidade

Por isso sugiro que seja postado pelo menos um link para a imagem original apra poder comparar as alterações e visualizar o exif da mesma

Minah opnião

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, para exposição cada um faz o que quer e mostra o que quer, mas aqui é um fórum de fotografia e não photoshop.

Para os desafios acho que só ajustes básicos, tirar QUALQUER elemento na minha opinião nao pode, nem que seja um fio de cabelo.

Salvos os casos por exemplo em que se tenha um tema MACRO para algum desafio e se entre num acordo para o crop.

Compartilhar este post

Link para o post

este é o meu conceito de foto original, a que nao teve modificação

depois que mexeu nao é original

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sugiro que o fotógrafo poste a fotografia com as alterações e a original, não o link.

Assim, fica mais fácil para os moderadores verificarem as alterações e também para os outros membros. Vai ser legal, pois daí poderão surgir muitos questionamentos do tipo: como que você conseguiu deixar as cores assim?

Pra que não tenhamos problema, sugiro que a original seja sempre postada no Imageshack ou outro que permita redimensionar a foto na hora do upload. Assim, o exif vai sempre ficar limpo. Pra isso, faríamos um tutorial pra ensinar o povo a postar.

Compartilhar este post

Link para o post

perfeito entao

Compartilhar este post

Link para o post

este é o meu conceito de foto original, a que nao teve modificação

depois que mexeu nao é original

Mario, concordo com você, para mim alterou a cor não é mais original.

Agora, o que temos que entrar em acordo é quais alterações serão válidas e quais não serão. E pelo visto ja tem um certo concenso sobre os ajustes de or e brilho em geral ne?

Todos do "Menu Adjustments" devem valer eu acredito.

Acho que isso além de elevar os desafios para um nível de resultados melhor atrairá mais participantes, SEM DUVIDA!

Ahhh tem uma coisa que gostaria de falar... o Paulinho Cé NAO pode particpar ok?

HHAhuHUAUA

Mas é sério, podíamos fazer igual a um lugar que vi na internet onde o Ganhador do Ultimo só pode postar o TEMA mas nao participa. Sendo assim ele fica sempre um desafio de "molho".

Mas somente no seguinte, depois ele retorna.

^^

Não me batam viu, só uma sugestão... rsrsr

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

pelo menos nao gera uma monopolio de vitorias, eheheh

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sugiro que o fotógrafo poste a fotografia com as alterações e a original, não o link.

Assim, fica mais fácil para os moderadores verificarem as alterações e também para os outros membros. Vai ser legal, pois daí poderão surgir muitos questionamentos do tipo: como que você conseguiu deixar as cores assim?

Pra que não tenhamos problema, sugiro que a original seja sempre postada no Imageshack ou outro que permita redimensionar a foto na hora do upload. Assim, o exif vai sempre ficar limpo. Pra isso, faríamos um tutorial pra ensinar o povo a postar.

Concordo com o Marcos

Minha opinião em relação ao uso do PhotoShop, eu sou a favor para pequenos ajuste de níveis, cores, contrast etc. a Postagem não deve ser em forma de link, como citado ao Marcos, para que fique mais fácil a análise das fotos.

fica PROIBIDA a remoção de Objetos da composição.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo tendo acabado de entrar no forum já andei pensando sobre isso. As vezes acho que deva ser liberado algum photoshop, mas não muito como já foi dito, senão vira disputa de habilidade em photohop.

Acho que ajuste de cores e só (ainda assim se for global, na foto toda sem seleções e camadas). Se puder sair ajustando cores em camadas de ajuste para pedaços diferentes, com o uso de brushes para ajustar olhos, pele, etc. etc. etc. complica muito o desafio. E como a gente vai gerenciar isso?

Realmente é uma coisa difícil de verificar. Apesar de gostar da possibilidade de usar o photoshop, acho que o único jeito de deixar todos nas mesmas condições é não permitir ajustes. Portanto, meu voto acaba sendo não. só foto sem ajuste mesmo.

Mas se liberarem, que seja bem pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha opinião é a seguinte: já participei de vários concursos fotográficos com premiação e em nenhum deles era permitida qualquer edição na fotografia.

Já li as regras de outros concursos que permitiam edições superficiais contidas no menu Adjustments do PS ou equivalentes em outros softwares.

Embora em macros eu pratique crops brutais, as vezes, acho que não deveriam ser permitidos aqui, para exercitar a composição.

Suprimir ou adicionar elementos na composição tambem deve ser proibido.

Um problema de constatação de originalidade da fotografia: Quem fotografa em RAW tem obrigatoriamente que convertê-lo para jpg para poder postar, e no próprio conversor de RAW existem muitos parametros que podem ser alterados, tirando a originalidade da fotografia.

Postar o RAW seria difícil pois colocar no imageshack um RAW de 6 ou 7 MB considero uma façanha visto que para colocar 150 KB as vezes dá trabalho.

Essas alterações nas regras já terão validade no desafio corrente?

Me oponho terminantemente à regra anti-Paulinho Cé :lol: :lol: :lol:

Abraços,

Paulinho Cé

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao raw o povo já definiu algo paulinho.

Provavel que estas regras não estejam valendo para este desafio, alias, nem definimos nada ainda, amanha quero ver se faço um resumo de tudo que foi falado pra ver onde já chegamos.

A regra de tirar do desafio quem venceu eu também acho que não rola. Claro que não dá pra alguem que ganhar mandar um tema tipo foto de modelo em estúdio. Do resto todos podem participar...

... na minha opiniao.

Amplexos.

Compartilhar este post

Link para o post

entao

acho que estamos conseguindo definir tudo

organiza as ideias ai walace para finalizarmos o assunto

Compartilhar este post

Link para o post

Provavel que estas regras não estejam valendo para este desafio, alias, nem definimos nada ainda, amanha quero ver se faço um resumo de tudo que foi falado pra ver onde já chegamos.

A regra de tirar do desafio quem venceu eu também acho que não rola. Claro que não dá pra alguem que ganhar mandar um tema tipo foto de modelo em estúdio. Do resto todos podem participar...

... na minha opiniao.

Amplexos.

Walace,

O problema não é postar o RAW mas sim as alterações que o conversor de RAW permite.

Compartilhar este post

Link para o post

... na minha opiniao.

Amplexos.

Walace,

O problema não é postar o RAW mas sim as alterações que o conversor de RAW permite.

EXATO!!

existe o RAW do PS uqe faz tudo já!!

sabe o que acho de verdade!

Vale o bom senso. Eu pelo menos to aki para aprender, nao quero usar meus conhecimentos de PS para fazer ninguem de Mané e dizer.. "ahhh que otários acharam que fiz isso com minha makininha.. ehehhe"

pow, a maioria aki é bem grandinho e inteligente para sabermos dicernir tal coisa.

Se começar a avacalhação corta o PS.

Acredito que nao ocorrerá.

Regras simples!

ajustes de cor e levels pode e vamos que vamos.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.