Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

guitarspeedy

Select em duas tabelas!

Recommended Posts

Olá !

Por favor, me ajudem...

Como eu faço esse select em duas tabelas: quero que apareça os registros da tabela1 que não tem referencia na tabela tabela2.

Ex.: Selecionar os nomes de DEPARTAMENTOS (da tabela DEPARTAMENTOS) que não exista em nenhum registro o CODIGO DO DEPARTAMENTO na tabela USUARIOS, ou seja, o departamento existe na tabela DEPARTAMENTOS mas o seu codigo NÂO EXISTE na tabela USUARIOS, conclusao: nao tem nenhum usuario com aquele departamento, e eu quero os nomes desses departamentos.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser feito assim:

SELECT d.codigo, d.nome 
   FROM departamento d 
      WHERE d.codigo 
         NOT IN (SELECT u.codigo FROM usuario u GROUP BY u.codigo)

Onde u.codigo seria a informação do código do departamento na tabela usuario.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,

A solução do Andrade (subconsulta) funciona muito bem para tabelas pequenas ou com poucos agrupamentos.

Se você tiver uma chave primária na tabela Departamento (pk_Id_Dep) e uma chave estrangeira na tabela Funcionários (fk_Id_Dep),

um JOIN externo funciona muito mais rápido, veja:

SELECT nrodepto,nomedepto FROM tabdepto LEFT JOIN tabfunc ON nrodepto.tabdepto = nrodepto.tabfunc WHERE nrodepto.tabfunc ISNULL GROUP BY nrodepto,nomedepto ORDER BY nrodepto;

Esta consulta retorna os registros (nrodepto,nomedepto) de tabdepto para os quais a correspondência na tabela tabfunc é nula.

Se as tabelas forem grandes, ela é muito mais rápida.

abçs

:unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Oi tbm estou prescisando d ajuda!!!!!

Tenho duas tabelas uma d cand_prefeitos e outra cand_vereadores e presciso listar os nomes dos candidatos das duas tabelas por partido será q alguém teria como me ajudar??? :blink:

Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.