Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vitorlouzada

Preciso de uma dica...

Recommended Posts

Boa Noite...

Desde já eu quero agradecer a todos que colaboram para nós iniciantes em programação, consiga a obter êxito com os sistemas que tentamos desenvolver e assim aprender na marra... valeu todo mundo que tem me ajudado.

Mas então.. explorando vocês mais um poquim....

é o seguinte...

tenho que desenvolver um sisteminha q funcione da seguinte forma... a página possui uma formulário de pedido, na qual através de alguns campos preenchidos e principalmente nos selecionados pelo form (tipo select option...) vá "pegando" e gerando o valor do pedido, de forma que após tudo preenchido e você clicar em adicionar.. o sistema mosra uma pequeno resumo do pedido feito em baixo e o valor do mesmo (definido de acordo com os preços). e teria um campo com a possibilidade de dar um desconto máximo de 5% acima de 5% aparecer um alert avisando...

E tando ok, teria a opção de enviar o pedido para o banco de dados.

Esse campo de aviso eu sei fazer em javascript... pensei em fazer esse sistema tb em javascript q assim ficaria bem dinâmico e não precisaria de lançar os valores dos produtos no banco de dados, até pq pelo select eu não sei definir value de forma q envie para o bd o valor do produto e da opção selecionado.

Mas o negócio é q o cara quer ter um controle depois para poder alterar os preços, caso tenha algum reajuste, caso fazer em javascript, não teria como ele alterar os valores... a não ser q no código java ele faça uma pesquisa no banco e seleciona os valores q serão calculados...

Enfim.. essa é a noção do sistema que eu tenho em mente, eu vi um bem próximo du q eu quero na internet, só que foi todo programado em ASP.NET, eu muito mal sei ASP e ASP.NET eu num sei nem por onde tentar começar!! hahahaha

Peço a ajuda de vocês para esse projetim... me mande suas opniões, scripts parecidos, idéias de como poderia ser feito...

Agradeço mesmo!!!

Abraçosss

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

não entendi sua duvida e você falou só de javascript e postou no forum ASP. Explique melhor, se for o caso movemos o tópico para o forum de javascript

Compartilhar este post

Link para o post

Opa...

então...

a minha dúvida é de como eu posso criar um sistema que de acordo com as opções selecionadas e informadas no campo ele gere um resumo em baixo com o valor em R$...

como q faz isso em ASP? tinha dito q tentei fazer em javascript.. mas não deu certo...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem... a dica que te dou é fazer esse cálculo e reajuste de descontos em % por Javascript. Assim você não precisa ficar dando submit toda vez que escolher uma opção da sua ComboBox. Além de ser bem mais rápido e confortável para o usuário final.

Esses cálculos nada são que caputura no Onchange e a soma ou multiplicação dentro da sua função. Use o innerHTML para mostrar o resultado da sua soma/multiplicação.

Veja um site bom que mostra as funções no Javascript.

Qualquer coisa, posta aí.

Att;

Compartilhar este post

Link para o post

mas por exemplo...

mas se eu quisesse definir os valores em real dos itens da combox, de forma que eu pudesse alterar smpre que precisasse em alguma página, eu teria assim q inserir esses valores dentro de uma tabela do bd né?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, você pode fazer uma telinha pra pessoa cadastrar os itens que vao na sua combobox, daí nessa tela de preços, o seu select vai preencher a combo com os dados gravados no BD.

Fica show.

Compartilhar este post

Link para o post

num tem como você fazer um exemplo bem básico ai pra mim não???

só pra pegar a linha de raciocionio na prática, dai eu continuo o desenvolvimento..

to sme saber por onde começar! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Vou te dar um exemplo um puco diferente do padrao... assim você ja ve a diferença. Ok ?

No ASP você vai conectar com o banco, daí você vai criar seu RecordSet pra pegar os dados da sua tabela onde estão as informações que vai na ComboBox:

set tabRec = Server.CreateObject("ADODB.Recordset")
	strSQL ="SELECT codigo, nome FROM tabela WHERE codigo > 5"
	tabRec.Open strSQL, conSTR
	sTur = "<option value=''>[ SELECIONE ]</option>"
	WHILE NOT tabRec.EOF
		IF tabRec("codTur") = request("opTur") THEN fixo = " selected" ELSE fixo = "" END IF
		sTur = sTur & "<option value="&tabRec("codigo") & fixo & ">"&tabRec("nome") &"</option>"
		tabRec.MoveNext
	WEND
	tabRec.Close

Parece complicado mas é simples. Veja.

Linha 1: Criando o RecordSet, simples, isso é padrão;

Linha 2: Select na tabela pra pegar o value e o nome que será exibido na ComboBox;

Linha 3: Executamos entao a consulta, retornando no tabRec a tabela do banco;

Linha 4: Colocamos um valor pra primeira opção da Combo (Selecione) com value em branco ('');

Linha 5: Damos inicio ao Loop enquanto tiver registro no nosso RecordSet

Linha 6: Aqui tem uma coisa interessante. Se você fizer sumit no onchange da sua ComboBox, a gente verifica se o valor submitado é igual ao valor no RecordSet, se sim, a variavel fixo vai receber "selected", ou seja, aquela opção vai ficar selecionada (você pode retirar essa linha se quizer)

Linha 7: Vamos incrementar na variável sTur, os <option></option> q fazem parte da nossa ComboBox, ali tem o value e o nome;

Linha 8: Vamos pro proximo registro;

Linha 9: Entramos no loop novamente (é como se fosse para a Linha 6:)

Linha 10: Fechamos o nosso tabRec.

Agora no HTML você coloca essa linha:

<select name='opTur' size='1'><%=sTur%></select>

Veja que o sTur que tem todos os <options></options> está dentro do <select></select> ou seja, a sua ComboBox será montada.

Dá uma olhada, e veja se compreendeu. Lembrando que na parte ASP você deve iniciar com <% %> ok ?

Qualquer dúvida posta aí.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

E aonde vai o javascript para fazer os códigos??? rsrsrs

Tipo eu já estou com o formulário de pedido todo pronto...

não teria como eu inserir apenas os códigos paa aproveitar as informalções já contidas nele... ?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.