Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NataliaLima

Licença GPL e servidor OLAP

Recommended Posts

Eu quero desenvolver um cliente XMLA. Este cliente pode acessar qlq servidor OLAP MDX. Neste caso, considerando o Mondrian como servidor (q tem licença do tipo GPL), como fica a licença do meu cliente?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente...

Você apenas utiliza a licença GPL caso tenha esta vontade ou esteja utilizando bibliotecas sob esta licença no desenvolvimento do seu projeto. Isto falando de GPL versão 2.

Compartilhar este post

Link para o post

E no meu caso? Se eu apenas desenvolver uma interface q se comunique com um servidor OLAP, mas sem add o Mondrean ao projeto, meu software vai ter alguma relação com essa licença ou tb fica independente?

Obg pela ajuda!

Natália

Compartilhar este post

Link para o post

O que ocorre é tipo, se o Mondrian fornecer uma API ou um Framework de acesso, e estes estiverem com a licença GPL versão 2, então sua aplicação deverá ser GPL versão 2, mas existem ferramentas que fornecem partes das suas aplicações com outras licenças, por exemplo, o Mondrian é GPL, mas sua API é LGPL (isto é apenas um exemplo, eu não sei qual é a licença e nem sei se existe uma API ou um Framework), desta forma, se assim desejar, você pode ter uma licença comercial para sua aplicação usando a API com licença LGPL.

Para outros casos, segue a mesma regra, se você fizer uso de uma API ou Framework, terá que verificar as licenças relacionadas, se sua aplicação for complemente independente, fazendo acesso a um serviço OLAP, seja ele GPL ou não, você pode usar a licença que quiser no seu projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.