Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulinho Cé

Golden Mean

Recommended Posts

Amigos,

 

A regra dos terços é conhecida de todos e muitos perguntam o porque da sua criação e aplicação.

Seu fundamento é muito maior do que a simples divisão da cena em 9 retangulos, e seus criadores basearam-se no Golden Mean para sintetizar a divisão da composição.

 

GOLDEN MEAN

 

Em filosofia ( Aristóteles ), o Golden Mean é o ponto certo entre dois extremos. É muitas vezes utilizado como sinónimo de Golden Ratio ( proporção divina ).

 

A Proporção áurea ou Número de Ouro ou número áureo é uma constante transcendente assim chamada por ser um número da categoria transcendente. Número tal, que há muito tempo é empregada na arte. Também é chamada de: razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão.

Imagem Postada

 

Muito freqüente é a sua utilização em pinturas renascentistas. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi, qüociente da divisão do comprimento de uma circunferência pela medida do seu respectivo diâmetro), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção em conchas (o nautilus, em exemplo), seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.

 

Justamente por estar envolvida no crescimento, este número se torna tão freqüente. E justamente por haver esta freqüência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar deste status, o número de ouro é apenas o que é devido a natureza em que está: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo.

 

Como é um número extraído da seqüência de Fibonacci, representa diretamente uma constante de crescimento.

 

O número áureo é retirado da proporção desta sucessão numérica e, como outras constantes, pode ser aplicada. E o foi em obras como O Nascimento de Vênus, quadro de Botticelli, em que Afrodite está na proporção áurea. Esta proporção estaria ali aplicada pelo motivo do autor representar a perfeição da beleza.

 

Na história da arte renascentista a perfeição da beleza em quadros foi bastante explorada em base desta constante.

 

Mas este número, assim como outros, como por exemplo o PI, estão presentes no mundo por uma razão matemática existente na natureza.

Imagem Postada

 

Phi, tem este nome em homenagem ao arquiteto grego Phidias, construtor do Partenon e que utilizou o número de ouro em muitas de suas obras. Algumas correntes místicas acreditam que objetos cujas dimensões sejam relacionadas a Phi, harmonizam-se com a glândula pineal, o que provocaria ou estimularia uma sensação de beleza e harmonia no ser humano. O homem sempre tentou alcançar a perfeição seja nas pinturas, nos projetos arquitetonicos ou até nas músicas.A partir daí os gregos criaram o retângulo dourado.Trata-se do retângulo no qual a proporção entre o comprimento e a largura é aproximadamente o número Phi, ou seja, 1,618. Assim eles fizeram o Pathernon e muitos outros edifícios.

 

Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides. Por exemplo, cada bloco da pirâmide era 1,618 vezes maior que o bloco do nivel a cima. As câmaras no interior das pirâmides também seguiam essa proporção, de forma que os comprimentos das salas são 1,618 vezes maior que as larguras.

Imagem Postada

 

Atualmente essa proporção ainda é muito usada. Ao padronizar internacionalmente algumas medidas usadas em nosso dia a dia, os projetistas procuraram "respeitar" a proporção divina. Por exemplo, meça o comprimento de seu cartão de crédito e divida pela sua largura. Você irá encontrar um número próximo de 1,618. É claro que existirão erros devido às milimétricas variações entre os diferentes fabricantes e a imprecisão da medida de um régua convencional.

Imagem Postada

 

Fonte: wikipedia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de aula!!!! Parabéns, Paulinho.

Bom dia Marcos,

 

Pesquisando sobre PHI ou a Golden Mean, percebe-se o quanto ele(a) rege os princípios universais de beleza e harmonia.

Veja que não é uma filosofia mas sim ciência pura, comprovada numéricamente e geométricamente.

 

Abraços

 

Paulinho Cé

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola...

 

um amigo meu comentou sobre isso comigo a um tempo atrás mas nao havia dado muita bola. Vou adr uma olhada com calma nessa relação.

 

^^

 

 

a matemática sempre foi e ainda é muiiiiiiiiiiito ligada as artes. Normalmente um bom matemático tem facilidade com as artes, as vezes ele que nao percebe.

 

 

eehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a matemática sempre foi e ainda é muiiiiiiiiiiito ligada as artes. Normalmente um bom matemático tem facilidade com as artes, as vezes ele que nao percebe.

A matemática está ao nosso redor, em todas as coisas, mesmo imperceptível.

 

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.