Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulinho Cé

formação da imagem e distância focal

Recommended Posts

FORMAÇÃO DA IMAGEM E DISTÂNCIA FOCAL

A objetiva tem duas importantes propriedades. Em primeiro lugar, a objetiva pode coletar luz sobre uma àrea grande ( a superfície frontal da lente), produzindo uma imagem suficientemente luminosa para fotografar. Em segundo lugar, a objetiva focaliza a luz, produzindo uma imagem nítida de um plano do objeto. a focalização dos raios de luz ocorre porque a luz, quando passa de um meio (como o ar) a outro (o vidro), ou de um tipo de vidro para outro, muda de velocidade ao atingir a superfície de separação entre os dois meios. Se tal superfície estiver inclinada em relação à trajetória da luz, o raio de luz muda tambem de direção. A mudança de direção, conhecida como refração, pode ser controlada por meio da variação da forma e da composição dos elementos do vidro (ou plástico) de uma objetiva.

Uma das características mais importantes da objetiva é a sua distância focal. Tecnicamente , esse termo refere-se à distância entre o ponto nodal posterior da objetiva (geralmente próximo ao plano da abertura) e o plano no infinito em que os objetos entram em foco. Conhecer a distância focal é importante não somente porque ela indica a distância da lente até o sensor (para objetos distantes), mas tambem porque fornece uma medida do tamanho da imagem e da área da cena fotografada em relação ao sensor. Se utilizarmos uma objetiva de distância focal curta para fotografar uma cena, obteremos uma imagem de uma área maior da cena, e cada parte dela será menor na fotografia do que seria se tivéssemos utilizando uma objetiva mais longa.

ABERTURA

A abertura da objetiva é simplesmente o diâmetro da abertura efetiva da objetiva, expresso como uma fração de sua distância focal. Assim, uma lente de distância focal de 4 polegadas com diâmetro de 1 polegada tem abertura relativa de 4/1, ou seja 4. a abertura é designada como f/4 , indicando que a abertura é a distância focal dividida por quatro. Uma lente com diâmetro de meia polegada será designada como objetiva f/8.

A abertura indica a quantidade de luz que a objetiva transmite ao sensor. Uma vez que a abertura é expressa como uma fração da distância focal, todas as objetivas/lentes ajustadas em f/8 ( ou em qualquer outra abertura), transmitem a mesma intensidade de luz ao sensor.

Essa quantidade de luz é proporcional à área da abertura da lente (e, desse modo, ao quadrado do diâmetro). A lente f/4 descrita tem duas vezes o diâmetro da lente f/8 mas transmite quatro vezes mais luz.

A abertura inscrita na parte frontal do sistema da objetiva é a maior possível para essa lente. Para fotografar, precisamos de um meio de controlar a intensidade da luz que atinge o sensor. No passado, isso era feito por meio de uma placa de metal ou várias lâminas com orifícios de diâmetros diferentes, conhecidas como pontos de Waterhouse. Deslizando a placa ou trocando as lâminas, selecionávamos as diferentes aberturas da lente. Atualmente a abertura ajustável tem a forma de um diafragma de íris, que é composto por uma série de lâminas de metal que efetuam diferentes aberturas, dependendo da seleção que é feita por meio de um anel de controle nas objetivas manuais, e pelos controles da câmera nas objetivas automáticas. A série de aberturas de uso quase universal hoje para estabelecer uma sequência padronizada de exposição é a seguinte:

f/1 1,4 2 2,8 4 5,6 8 11 16 22 32 45 ...

Esses números de abertura padronizados são conhecidos como aberturas padrão, ou aberturas inteiras, e estão em progressão geométrica.

Cada abertura transmite o dobro ou a metade da quantidade de luz do valor adjacente. Os números f maiores representam aberturas menores: f/11 é menor que f/16, mas deixa passar o dobro de luz. Em geral, a escala de abertura de uma objetiva tambem tem posições intermediárias entre as divisões de numeros f inteiros, seja em metade de uma abertura, seja em um terço.

Fonte: " A Câmera " Ansel Adams

Atividades sugeridas:

Fotografar em diversas distâncias focais observando as mudanças que ocorrem nas fotografias.

Fotografar em diversas aberturas e observar quais alterações ocorrem nas fotografias.

Postar as fotografias devidamente identificadas ( distância focal e abertura).

Discutir as diversas opções que esses controles oferecem ao fotógrafo.

Amigos, o texto é curto mas o assunto é extenso e deve gerar muitas dúvidas, perguntas e respostas.

Boa semana a todos e boas fotografias.

Paulinho Cé

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Paulinho, muito legal, tem como você postar alguns exemplos aí pra gente ver ? Comentando cada um deles ?

Estou começando a me encontrar dentro do assunto agora, talvez alguns exemplos sejam legais pros outros membros tambem.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulinho, muito legal, tem como você postar alguns exemplos aí pra gente ver ? Comentando cada um deles ?

Estou começando a me encontrar dentro do assunto agora, talvez alguns exemplos sejam legais pros outros membros tambem.

Valeu.

Walace, o texto está bastante genérico para postar exemplos, vamos aguardar pelas dúvidas para começar a responder e exemplificar ok?

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Paulinnho!

Gostei do grupo. É um assunto que tenho muito interesse em aprender, só que eu acho que vocês estão usando linguagens muito técnicas nos tópicos, isso acaba dificultando o ingresso de pessoas mais leigas, como eu.

Sugiro que seja criado um "tópico-dicionário" com o significado de vários termos mais técnicos, que são conhecidos mais por quem trabalha com fotografia ou que já estudou sobre isso.

Por exemplo, algumas palavras que eu vi nos tópicos das duas semanas e que eu não faço a mínima idéia do que sejam: 1. Fotometria / 2. DOF / 3. Ponto Nodal posterior da objetiva (OMG!!)

Não sei se o grupo de estudos é uma coisa mais avançada e para quem já está "antenado" com o básico, mas se não for, acho que seria legal dar uma "mastigada" no assunto para pessoas como eu conseguirem entender o que vocês estão escrevendo. Acho que seria legal também um "raio X" de uma máquina, explicando sobre cada parte da câmera, como o diafragma, tipos de objetiva, etc.

Estou tentando absorver o máximo do que está sendo escrito, mas tá difícil! huahuahuahua

Bom, de qualquer forma, ainda não entendi direito o que é a distância focal. Ela é meio que a distância da lente para o objeto que estamos fotografando? É por aí ou estou viajando?... huaauhhuae

Outra dúvida, essas câmeras digitais convencionais não possuem modo manual, não é? Eu queria fazer uns testes da primeira semana, mas na minha Nikon L1 não sei se dá para controlar o tempo de exposição, abertura ou mesmo o foco... =(

Abraços e parabéns pelo grupo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Paulinnho!

Gostei do grupo. É um assunto que tenho muito interesse em aprender, só que eu acho que vocês estão usando linguagens muito técnicas nos tópicos, isso acaba dificultando o ingresso de pessoas mais leigas, como eu.

Sugiro que seja criado um "tópico-dicionário" com o significado de vários termos mais técnicos, que são conhecidos mais por quem trabalha com fotografia ou que já estudou sobre isso.

Por exemplo, algumas palavras que eu vi nos tópicos das duas semanas e que eu não faço a mínima idéia do que sejam: 1. Fotometria / 2. DOF / 3. Ponto Nodal posterior da objetiva (OMG!!)

Não sei se o grupo de estudos é uma coisa mais avançada e para quem já está "antenado" com o básico, mas se não for, acho que seria legal dar uma "mastigada" no assunto para pessoas como eu conseguirem entender o que vocês estão escrevendo. Acho que seria legal também um "raio X" de uma máquina, explicando sobre cada parte da câmera, como o diafragma, tipos de objetiva, etc.

Estou tentando absorver o máximo do que está sendo escrito, mas tá difícil! huahuahuahua

Bom, de qualquer forma, ainda não entendi direito o que é a distância focal. Ela é meio que a distância da lente para o objeto que estamos fotografando? É por aí ou estou viajando?... huaauhhuae

Outra dúvida, essas câmeras digitais convencionais não possuem modo manual, não é? Eu queria fazer uns testes da primeira semana, mas na minha Nikon L1 não sei se dá para controlar o tempo de exposição, abertura ou mesmo o foco... =(

concordo com a criação deste tópico, seria bacana mesmo.

Algum Modera se prontifica?

^^

e ótimo material denovo Paulinho!

Abraços,

Fabio Pantoja

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Paulinnho!

Boa tarde,

Sugiro que você veja este tópico: GLOSSÁRIO DA FOTOGRAFIA

FOTOMETRIA = Medir a luz existente na cena a ser fotografada. As câmeras possuem um fotômetro (aparelho para medir a luz) embutido e fazem a leitura da luz dos objetos da cena determinando a abertura e a velocidade ideal para a fotografia a ser feita.

DOF - Depth of field ou Profundidade de campo = A profundidade de campo é a região da área a fotografar que ficará nítida, desde que corretamente focalizada.

PONTO NODAL POSTERIOR = Plano imaginário no interior da objetiva onde o raio formador da imagem cruza o eixo da objetiva. Na prática, o ponto nodal irá corresponder ao centro óptico da objetiva.

DISTÂNCIA FOCAL = A distância focal, medida em milímetros, é a distância entre o centro ótico da lente e o CCD ou sensor da câmera.

Realmente a sua câmera é uma compacta automática.

Muito obrigado pelo seu comentário e um abraço.

Paulinho Cé

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com a criação deste tópico, seria bacana mesmo.

Algum Modera se prontifica?

e ótimo material denovo Paulinho!

Abraços,

Fabio Pantoja

Pantoja, esse tópico já existe, veja aqui: GLOSSÁRIO DA FOTOGRAFIA

Somos um GRUPO onde todos devem perguntar e responder, pesquisar e esclarecer as dúvidas.

O Paulinho Cé não é professor de fotografia, pelo contrário, é um aprendiz como todos os participantes.

Pesquisar intuitivamente e interpretar textos e imagens é tão fácil que é um método de auto-didática utilizado por muitas pessoas. Se recebemos todas as informações muito " mastigadas " não raciocinamos a respeito do assunto e deixamos de compreeender detalhes importantes. Veja o caso do usuário que nem se deu ao trabalho de pesquisar aqui no iMaster, onde existe um glossário à disposição.

abraços.

Paulinho Cé

Compartilhar este post

Link para o post

Paulinho,

Mais uma vez prestigiando a sua disposição de esclarecimentos e troca de informações, tenho algumas duvidas (varias) mais vamos por parte:

A minha maquina Sony DSC-H5 está equipada com lente Carl Zeiss (2,8-3,7/6-72) diz ainda que o Zoom é 12x optical.

Eu fiz um exercício hoje de varias fotos com abertura de f/8, alterando o Zoom até x12 e obtive valores de DF vistos pelo Exif variando de 6 mm até 72,0 mm.

A minha pergunta é com está câmara e com a abertura de f/8 qual será a maior distância do objeto para que fica nítido, o valor ISO têm alguma influencia no resultado final.

Existe alguma tabela ou formula ou cada lente é diferente?

Espero que estes questionamentos sejam pertinentes ao assunto desta fase do curso.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro que você veja este tópico: GLOSSÁRIO DA FOTOGRAFIA

Maravilha, esse tópico tem bastante coisa mesmo, está completíssimo! Valeu!

Quanto as dúvidas, obrigado pela resposta. Acabei debatendo um pouco sobre o assunto com o meu pai, que já leu livros sobre fotografia, porém ele também estava em dúvida com algumas dessas coisas.

Enfim, eu fiz um esquema com o que eu entendi sobre o ponto nodal posterior, a distância focal e seu impacto na cena. Vê aí se eu entendi corretamente.

Imagem Postada

Obs.: Não liga pro layout do esquema, está podre, fiz na improvisação total...rs

Compartilhar este post

Link para o post

Paulinho,

A minha pergunta é com está câmara e com a abertura de f/8 qual será a maior distância do objeto para que fica nítido, o valor ISO têm alguma influencia no resultado final.

Existe alguma tabela ou formula ou cada lente é diferente?

Espero que estes questionamentos sejam pertinentes ao assunto desta fase do curso.

Abraços.

Bom dia Daniel,

A sua câmera tem a objetiva com distância focal de 6mm a 72mm (36mm a 432mm equivalentes nos padrões 35mm).

No modo normal a range de foco é de 50cm ao infinito e em modo macro 2cm ao infinito.

Quanto a maior distância do objeto para que fique nítido, é dificil de responder pois quanto mais distante menos detalhes e provávelmente menos nitidez tambem.

O ISO alto provoca granulação da imagem mas não diminui a nitidez, pelo contrário, torna mais fácil a sua percepção segundo um texto de Magno Urbano que encontrei aqui: Nitidez

A nitidez de de uma objetiva considerando-se o fator abertura é sempre em torno de f/5.6 ou o centro da range que ela oferece. No seu caso a range é de f/2.8 a f/8.0 então a melhor performance da objetiva seria entre f/4.0 e f/5.6.

Muito obrigado e um abraço Daniel.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto as dúvidas, obrigado pela resposta. Acabei debatendo um pouco sobre o assunto com o meu pai, que já leu livros sobre fotografia, porém ele também estava em dúvida com algumas dessas coisas.

Enfim, eu fiz um esquema com o que eu entendi sobre o ponto nodal posterior, a distância focal e seu impacto na cena. Vê aí se eu entendi corretamente.

Bom dia.

O gráfico representa bem a distancia focal e o ponto nodal de cada objetiva.

Para quem não sabia nada sobre fotografia, a sua pesquisa rendeu bons frutos, parabens.

abraços

PAulinho Cé

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia.

O gráfico representa bem a distancia focal e o ponto nodal de cada objetiva.

Para quem não sabia nada sobre fotografia, a sua pesquisa rendeu bons frutos, parabens.

abraços

PAulinho Cé

Concordo Paulinho, para que nao sabia nada...

acho que ele tave é escondendo o jogo.

hehe

E cade as fotos dessa semana pessoal?

se minha camera tivesse como mudar a distancia focal eu teria feito alguns exercicios legais e simples...

vamos galera ANIMO!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, antes de tudo: "Bela iniciativa Paulinho!".

Sou iniciante, tenho a minha camera há menos de uma semana (e já está com quase 1000 click, brinquedo novo).

Não sei se entendi, mas segue alguns testes.

http://img299.imageshack.us/my.php?image=img0893nd6.jpg

Canon EOS 350D, Lente 18-55mm, 18mm, f4

http://img184.imageshack.us/my.php?image=img0895hw2.jpg

Canon EOS 350D, Lente 18-55mm, 18mm, f5,6

http://img155.imageshack.us/my.php?image=img0898gw0.jpg

Canon EOS 350D, Lente 18-55mm, 35mm, f4,5

http://img155.imageshack.us/my.php?image=img0900rj5.jpg

Canon EOS 350D, Lente 18-55mm, 35mm, f5,6

Confesso não ter notado as diferenças.

--

Vitório Ramon

Saudações da "Noiva do Sol"

Natal / RN / Brasil

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.