etspaz 0 Denunciar post Postado Dezembro 10, 2007 bom dia a todos, como faço pra que um formulario ao ser iniciado ocupe a tela inteira e não permita que o ususario minimize a tela, nem feche? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rvlira 0 Denunciar post Postado Dezembro 10, 2007 Veja se dessa forma vai te atender: 1) Mude a propriedade WindowState do form para: wsMaximized. 2) Expanda a propriedade BorderIcons do form e passe biMinimize e biMaximize para False. 3) Para impedir que o usuário feche o form eu sugiro que você crie uma variável "PodeFechar" do tipo boolean no form (setando ela como False no OnCreate do form) e manipule o evento OnCloseQuery da seguinte maneira: procedure TForm1.FormCloseQuery(Sender: TObject; var CanClose: Boolean); begin CanClose := PodeFechar; end; Sugiro fazer assim porque se em algum momento você precisar fechar o form, colocar o comando "Close" pode não funcionar. Sendo assim, bastaria que, antes de chamar o Close, passasse a variável PodeFechar para True. Em tempo: O evento OnCloseQuery do form é disparado quando se tenta fechar o form. Se ao final da execução da procedure manipuladora, a variável CanClose estiver em True o form será fechado. Caso contrário o form não vai fechar. Vale ressaltar também que isso não impede o Alt+Tab, etc... Espero ter ajudado. t+! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
etspaz 0 Denunciar post Postado Dezembro 10, 2007 vlw rvlira, à noite vou testar em casa, pois aqui no trampo não tenho o delphi. ja adiatando, como eu posso impedir também o alt +f4 e o alt + tab ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
etspaz 0 Denunciar post Postado Dezembro 10, 2007 opa, eu to usando o lazarus pra testar, pois me parece bem parecido com o delphi, em casa testo no delphi, aqui no trampo tem a questão de licença pro soft e eu como estag. ainda não tenho a minha, disseram que vai sair. mas, as dicas do rvlira funcionaram, porém, ao clicar duas vezes na borda superior a janela diminui o tamanho . Como faço pra impedir isso? a idéia geral é que o sistema vai iniciar na inicialização do windows e abrir a tela de login, e o usuario vai ter que logar ou desistir, não poderá usar o pc sem estar logado, então, todo atalho possivel tem que ser impedido. to começando um sistema pra usar no meu tcc, daqui a um ano e meio, quero me adiantar.Andei pesquisando e achei legal fazer um sistema de gerenciamento de LAN. ainda to analisando todas tabelas que terei que criar, varias coisas, como componentes, funcionalidades, design das telas, etc. quem puder colaborar com dicas eu agradeço. vlw! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rvlira 0 Denunciar post Postado Dezembro 10, 2007 Sendo o programa para lan eu acho que você deveria abolir essa borda. Passaria a propriedade BorderStyle para bsNone que o form não vai ter barra para o usuário clicar. Sim, é possível não permitir modificar o tamanho do form ao dar um duplo clique na barra, mas todos os programas de lan que eu conheço (uns 5 entre nacionais e internacionais) removeram a barra. Creio que exista uma razão para isso não? Talvez seja mais seguro por algum motivo que necessitaria de mais estudo para ter certeza... Quando a desabilitar as combinações de teclas eu tenho isso anotado em algum lugar... Mas se você procurar no google você acha fácil fácil... t+! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
etspaz 0 Denunciar post Postado Dezembro 11, 2007 eu tirei a borda e ficou perfeito e achei um codigo para impedir que se abra o gerenciador de tarefas do windows e também alt+f4, obrigado pelas dicas. este lazarus é interessante, os codigos do delphi funcionam legal nele, só que quando compila fica muito lento e não achei componentes,nele, como os dbexpress do delphi, será que eu acho componentes que funcionam como os dbexpress pro lazarus? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rvlira 0 Denunciar post Postado Dezembro 11, 2007 Se não estou enganado o Lazarus já vem com algum componente para acessar banco de dados, mas não lembro qual é. Assim como você também notei a lentidão do Lazarus ao instalar novos componentes. O sistema de componentes dele é bem diferente do Delphi e por isso a demora bem maior. O pacote Zeos de acesso a banco de dados possui uma versão para Lazarus. Não trabalhei muito com esses componentes, mas pelo pouco que usei pude ver que são muito bons. E assim como o DBExpress podem conectar-se em diversos bancos diferentes: Firebird, Interbase, MySQL, Oracle, etc... t+! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites