Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

douglas_sw

Montar rede para internet sem fio

Recommended Posts

Fala pessoal, negócio é o seguinte:

 

Minha net é via antena, ou rádio como dizem alguns.

A pessoa que provê esse serviço tem um plano da Brasil Telecom, e através desse plano, ela redistribui em velocidades menores para moradores da região.

Esse controle é feito através do numero do mac...

 

Ou seja, ele tem um baita plano da Brasil Telecom e cobra mensalmente um valor por determinada velocidade.

Ele tem uma antena omnidirecional que transmite o sinal, e eu tenho uma outra que capta o sinal e é repassado ao meu PC através de cabo instalado na placa de rede.

 

Vi que o cidadão está tirando um bom dinheiro, e gostaria de montar algo parecido, o que iria facilitar ainda mais pra mim, já que trabalho com design gráfico, web, etc...

 

Como montar uma estrutura dessas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de montar a sua rede teria que se fazer as seguintes perguntas:

Qual a minha distancia para meu cliente?

Existem barreiras entre o cliente e eu?

Quantos clientes tenho para inicio imediato?

 

Primeiro saber a distancia até meus clientes podemos começar com clientes proximos e expandir a medida do necessario, existem modelos de Roteadores que tem como distancia maxima de transmissão de 50 Mts que custam R$ 100,00, outros que atingem 855,34 mts(Quase 1 KM) que custam de R$ 160,00 a R$ 220,00 e existem kits prontos para montar um provedor que podem chegar a 15 KM que custam de R$ 450,00 a R$ 800,00 mas muito cuidado existem pessoas vendendo kits para acesso de radio por um preço muito inferior e que so se destinam a pessoas que queiram receber sinal de um provedor pago e nao para criar um provedor.

Segundo se existem barreiras fisicas que possam atrapalhar o sinal e existindo (na maioria sempre existem) verificar com o vendedor qual é a relativa perda (quantos metros atinge com barreira), quanto maior a potencia do aparelho e potencia da antena (a potencia da antena é medida em dB) melhor será o sinal.

Quantos clientes tenho para inicio imediato isso influi no custo da adsl que devera assinar e tambem no custo do aparelho, se tenho clientes vizinhos posso pegar um dispositivo que atinja uns 855,34 mts e nao me preocupar por muito tempo, ou posso tambem investir ja de cara e montar algo maior com uns R$ 500,00 mas é muito relativo.

Como o seu caso é Brasil telecom tambem é necessario verificar se a mesma tem porta para ativação do serviço na sua região e até quanto a porta é possivel aguentar, geralmente portas com maior potencia que aguentam maiores taxas de trasnferencia são reservadas para empresas, dai você teria que ter um CGC e o preço nao vale muito a pena, no momento sei que tem uma promoção de adsl de 2 Mb por R$ 99,90 + preço do provedor (Geralmente R$ 9,90) o que ja daria para iniciar uma rede com uns 5 usuarios (pois se todos utilizarem a rede ao mesmo tempo cairia a velocidade a uns 400 kbps) se bem que muitos provedores pagos garantem 10% da banda, assim você poderia dobrar a quantidade de usuarios, mas como falei é necessario saber quantos você teria inicialmente para decidir entre um adsl para pessoa fisica (+barata com limitação de banda) ou juridica (mais cara com banda maior).

Tomar sempre cuidado em comprar os dispositivos apesar da distancia existe o fator velocidade as redes sem fio tem os padroes 802.11b (até 11Mbps), 802.11G (até 54mbps) e o novo padrão 802.3u conhecido como G Super(de até 108Mbps).

Segurança: esta seria o assunto que teria que se tomar mais cuidado ao se montar uma rede wireless, você nao deseja que algum gato seja puxado da sua rede nao? mais existem dentre os aparelhos no mercado opções de login de usuarios na rede(usuario e senha), controle por ip, controle de trafego por usuario com limitação por usuario e etc.

Iria postar mais coisas sobre wireless mas como existem um bom material na web vou passar o link para quem quiser baixar o material totalmente gratuito:

Download: Apostila sobre Redes Wireless

Mais apostilas sobre redes

 

Apostilas sobre internet

 

Nestes links você podera baixar gratuitamente as apostilas que falam sobre o assunto e muitas até que contem projetos de como montar uma rede wireless, caso alguem tenha alguma duvida que as apostilas nao abordem podem ficar a vontade para estar postando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é caro amigo Edultra, eu teria uns 6 clientes para início imediato.

Vi o plano da BR Telecom de 8 megas por 199,00, o que me interessaria também para que eu pudesse ter uma boa velocidade para meu PC mesmo.

A intenção é ter no máximo 20 clientes pagando na faixa dos 40,00 mensais.

 

Quanto aos obstáculos, existem poucos, mas que pouco influenciam também, pois no meu caso tenho um sobrado que cobre o sinal da minha antena e mesmo assim consigo ter quase o sinal máximo.

 

No caso, a minha antena é a Antena Direcional Internet Sem Fio 25 DBI, com cabo de 10 metros com adaptador Wireless PCI com Chipset ralink, e meu sinal é muito bom. A questão é a minha velocidade, de 200 Kbps.

 

A antena da pessoa que provê o serviço, é uma Antena Omnidirecional Internet sem Fio 15 DBI.

 

No caso, a minha intenção seria definitivamente montar meu home office, onde eu poderia receber meus clientes de maneira mais profissional, e também dispor desse serviço para moradores da região.

 

Então Edultra, você é de Curitiba, caso queira me manda uma MP ou manda um e-mail pra mim (douglasferraz@ibest.com.br) que podemos trocar algumas idéias.

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.