Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Coin

xml

Recommended Posts

Quero começar a lidar com XML... já entendi perfeitamente filosofia dele, agora preciso saber das aplicações...

Pretendo que meus próximos projetos, sites e afins, que serão baseados na interface Web, utilizem XML para organizar os dados, e usar outra estrutura apenas para setar como será a vizualização daquilo...

A questão é que enquanto mais eu vejo artigos explicando perfeitamente a ideologia do XML, menos eu vejo algo mostrando como isso seria aplicado na pratica...

eu gostaria de saber em que tipos de projetos seria bom utilizar o XML.

gostaria de saber também melhor o que sertia XHTML.

quanto ao XML eu imajino algumas complicações...

por exemplo, eu uso o PHP para consultas ao banco de dados entre inumeras outras tarefas... como aplicar o PHP em documentos aonde eu usarei o XML como fonte de dados? mandar o PHP gerar um XML sempre que uma consulta for feita é ridiculo... percebo que na pratica estou tendo uma visão totalmente distorcida da coisa... e quem sabe eu até esteja querendo aplicar o XML aonde ele não seria conveniente utiliza-lo.

portanto preciso de conselhos sobre tudo..

também preciso de conselhos quanto a melhor maneira de exibir o conteudo... até agora a melhor maneira me pareceu ser criar umas folhas de estilo xsl... algo assim...

resumindo, eu quero melhorar e muito a qualidade dos meus trabalhos, gostaria que alguem me orientasse, falasse qual o melhor caminho... para eu fazer coisas com qualidade realmente, uma base de Web Standads, organização de conteudo, código etc...

atualmente, apesar de serem "bem funcionais", meus trabalhos são meio na base da gambiarra... sem falar que com recursos mto primitivos... HTML simples, conteudo organizado em tabelas... código mais bagunçado do que a casa de mãe joana... se um padre vir aquilo vai dizer que é o AntiCristo...

Desde já, já quero que meus trabalhos sejam feitos com tableless, utilizando CSS... quero maior interatividade e possibilidade com o site, pra isso irei aprendendo javascript geral, e xajax.

porém pra organização e estruturação do meu trabalho ainda estou com sérios problemas, por isso quero saber como deixar tudo em ordem e com qualidade. E a gama de possibilidades que a flexibilidade de se trabalhar com XML facilita, me atrai bastante... o conteudo estará organizado em um ótimo padrão e será mto mais prático trabalhar com ele em outras ferramentas e projetos.

Desde já sou grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem não uso muito XML(raramente)

mas em PHP a aplicação XML não é muito interessante

mas em ASP ela é um pouco melhor

(isso se tratando de BANCO de DADOS, mas o XML só em pequenas aplicações ou informações é usado a preferencia é o SQL pra ASP)

Ps>: Depende do ponto de vista ou do uso da pessoa

você deve ter uma finalidade para usa-la

eu por exemplo não a uso pois não tenho necessidade

no seu caso (PHP) é melhor usar apenas o MYSQL+PHP e pronto

XHTML é uma especime de evolução do HTML:

http://www.interlegis.gov.br/produtos_serv...20020109132824/

eu por exemplo uso HTML mesmo pois a parte que mais interessa são as TAGS e o CSS

que é digamos assim o PADRÃO para se estruturar sites

você pode criar sites LIMPOS com HTML tanto com XHTML depende de você saber usar CSS

procure sobre WEBSTANDARDES - TABELESS

[atualizado]

leia logo o conteudo da página inicial: http://www.maujor.com/

;)

Compartilhar este post

Link para o post

pow velho, vlw mesmo, teus conselhos e os textos ajudaram muito.

Inclusive eu tava meio intrigado quanto ao que era o XHTML, pq o povo tenta enfeitar mundo, e deixar a coisa muito bonita por um ego desnecessário... enquanto NESSA matéria, o cara foi bem realista, e mostrou bem o que realmente era... agora acho que vou fazer meus próximos projetos em XHTML, afinal, não custa nada fechar tags, definir bem as coisas e seguir umas regrinhas mais... pelo que vi em outra matéria é só isso... fechar todas as tags, não deixar tags vazias, escrever as tags em caixa baixa (minusculo) (coisa que já faço, por preferência pessoal), colocar a paradinha da descrição da imagem pros cegos na tag img... e enfim, regrinhas assim... não será mto encomodo seguir isso.

Quanto ao XML, ficou ainda mais claro, principalmente com a explanação contidaNESSA mesma matéria que já citei, em que ocasiões devo usar... basicamente o forte do XML nesse caso será a flexibilidade, a fim de que eu possa utilizar meu conteudo em diversas plataformas, caso venha a precisar...

Mas isso não é suficiente para eu dedicir entre o uso ou não dele... preciso saber, no caso do PHP, como eu faria uso do XML ? o conteudo ficaria em XMLs e o PHP leria? mas como esse conteudo seria gerado e colocado no XML? eu teria que mandar o PHP escrever XMLs ao fazer consultas?

é facil entender que o conteudo fica no XML, o dificil é saber como eu vou colocar lá dentro um conteudo dinâmico :S ou a melhor maneira de aplicar isso que quero fazer...

pretendo usar as folhas de estilo xsl... mas posso colocar um arquivo .php para atuar como tal diretamente? ou fazer esse arquivo ler a folha, sei lá como isso funcionaria...

quanto ao CSS e WebStandards dei uma olhada lá no Majour, e gostei mto, até me animei com o que pode vir com o CSS3 e etc... e issor realmente é algo que vale a pena eu me dedicar ;D

vlw por td velho... e se poder me dar mais uns toques nessas cosias que citei, agradeço mto

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso não é suficiente para eu dedicir entre o uso ou não dele... preciso saber, no caso do PHP, como eu faria uso do XML ? o conteudo ficaria em XMLs e o PHP leria? mas como esse conteudo seria gerado e colocado no XML? eu teria que mandar o PHP escrever XMLs ao fazer consultas?

tem sim umas coisas de XML com PHP, mas como te disse o XML serve mais como um BANCO de DADOS

nessa area...(depende de como você irar usa-lo)

não há como gravar no XML há não ser que você crie essas funções em PHP(usando FOPEN (W,R))

ja no ASP há porem é para informações pequenas...

e a utilização seria tipo assim:

presciso ver as mensagens do GUEST-BOOK, mas na minha página só interessa o conteudo

então abro o XML que será nas rapido...

essa é a IDEIA do RSS

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Pow velho, você tem razão...

é ridiculo eu ler algo no DB, gravar no XML, ai ler o XML depois... é querer usar uma ferramenta a força...

caso eu precise dessa flébilidade depois, eu faço alguma função que escreva XML depois (essa era a idéia), mas realmente querer usar isso agora é desnecessário...

é passar algo de um SGDB pra um banco de dados em texto praticamente ;|

mas de qualquer maneira, acho que vou usar o XML em coisas mais simples, mas aonde será realmente útil, a nível de futuras manutenções...

por exemplo, algumas variaveis... como o nome dos menus do site... fica mais simples de alterar se estiver tudo organizado em um XML =)

mas pras coisas maiores, eu tenho que parar de querer XML a força e fazer o que é mais lucido

agradeço muito pelos conselhos velho, vlw msm, você não sabe o quanto isso me ajudou ;D

VLW [8)]

Compartilhar este post

Link para o post

okay Coin é isso mesmo

você pode usar o XML para uma visão mais rapida do seu conteudo(exemplo disso é o RSS)

há outras coisas que o XML faz, mas é questão de pesquisar

abraço ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.